fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Prefeita Fernanda Hassem abre seminário ”Segurança das Fronteiras Brasileiras”, com a presença do ministro Flávio Dino

Publicado

em

O Ministro chegou à Brasiléia pela cidade de Cobija- Pando

A Prefeita do município de Brasiléia, Fernanda Hassem, anfitriã do evento, fez a abertura oficial do Seminário “Segurança das Fronteiras Brasileiras”, que tem como objetivo discutir políticas de segurança públicas e ações de enfrentamento e combate ao tráfico de drogas nas fronteiras brasileiras. O evento foi realizado nesta sexta-feira, 19 no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio (Senac).

Participou a Vice-governadora do Estado, Mailza Assis, Senador Sergio Petecão, autoridades da área de segurança pública do Brasil, chefes de estados e autoridades que atuam nas fronteiras da região Norte, senadores, deputados, autoridades Bolivianas e Peruanas, autoridades dos poderes executivo, legislativo, judiciário, forças de segurança, autoridades eclesiásticas, sociedade civil organizada e imprensa.

A realização do seminário e a vinda do ministro da Justiça ao Acre foi articulada pelo senador Sérgio Petecão (PSD), que é o presidente o presidente da Comissão de Segurança Pública do Senado e prefeita do município, Fernanda Hassem.

O Ministro Flávio Dino, concedeu entrevista coletiva e fez apresentação do PRONASCI-Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, com entrega de veículos, armamentos e equipamentos de segurança para o estado do Acre.

Nas salas temáticas, os participantes debateram sobre, Ações para Enfrentamento aos Crimes nas Fronteiras do Norte Brasileiro, E o que dizem os dados e as pesquisa sobre o tráfico de drogas transfronteiriço nas fronteiras do Arco Norte.

O Ministro Flávio Dino anunciou o novo Plano de Segurança pública para Amazônia Legal Brasileira no valor de 1 bilhão e duzentos bilhões de reais, onde contempla o estado do Acre. “Estamos aqui com uma representação ampla das Forças do Ministério da Justiça, para que possamos ampliar a presença das forças federais aqui. Entregamos ontem ao BNDS , novo plano de segurança para a Amazônia, no valor de 1 bilhão e duzentos milhões de reais do fundo Amazônia para investir na segurança. Esse recurso, com certeza envolve o estado do Acre”, afirmou Flávio Dino.

O senador Sérgio Petecão agradeceu a vinda do Ministro Flávio Dino ao Acre. “Eu quero agradecer o Ministro, Flávio Dino, que atendeu o nosso convite. Estamos aqui na região do Alto Acre, fronteira com o Perú e Bolívia, uma região estratégica para discutir esse assunto. A prefeita Fernanda fez um relato ao ministro Flávio Dino das necessidades dessa região. Pode ter certeza que farei do meu mandato uma ferramenta para ajudar nosso Estado” disse o Senador.

A Vice-governadora, Marilza Assis, agradeceu ao Governo Federal pela ajuda disponibilizada ao Estado do Acre. Afirmou que o seminário irá contribuir para uma melhor segurança no Estado.

A prefeita Fernanda Hassem destacou a importância da participação do Ministério da Justiça no seminário e agradeceu ao Senador Sérgio Petecão por articular o evento para Brasiléia. “A vinda do senhor ministro e de todo staff do Ministério da Justiça ao nossa estado e a nossa querida Brasiléia, se traduz em esperança. Eu fico muito contente em ver os órgãos federais indo ao encontro do problema. Senhor ministro e sua comitiva sejam muito bem-vindos a essa terra de um povo resiliente e aguerrido. Eu quero agradecer com muito carinho ao Senador Sérgio Petecão que trouxe uma discussão importante para que possamos discutir segurança para as regiões de fronteira”, destacou.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia promove formação para professores de Educação Infantil

Publicado

em

A cidade de Brasiléia, por meio da Secretaria de Educação, dá início a um importante percurso formativo para os professores do Ensino Infantil. Com o objetivo de promover a oralidade, leitura e escrita nesta etapa crucial da educação, a iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Na noite de terça-feira, 23 de abril, cerca de 70 professores da rede municipal de Educação Infantil se reuniram para o primeiro encontro desta formação. O evento contou com a presença de autoridades educacionais, incluindo o Coordenador de Ensino, Jesus Bispo, a Coordenadora de Ensino Infantil, Elizangela Ferreira, e a Gestora da Escola Menino Jesus, Maria Castro.

O principal objetivo desta iniciativa é garantir uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida escolar. A formação visa capacitar os professores para proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento das habilidades de comunicação e alfabetização das crianças, fundamentais para o seu sucesso acadêmico futuro.

Este compromisso com a formação continuada dos educadores reflete o empenho da Prefeitura de Brasiléia em oferecer uma educação infantil de excelência, preparando as novas gerações para os desafios do mundo moderno.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Alvo da Operação “Portas Abertas” tem habeas corpus negado

Publicado

em

O policial penal Romilson da Silva, foi preso no dia cinco deste mês, em Rio Branco. O agente de segurança pública, foi um dos alvos da Operação Portas Abertas, deflagrada pela Policia Civil.

A ação policial investiga uma possível facilitação de agentes públicos, na rebelião que deixou cinco mortos, em julho do ano passado, no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves.

Quase três semanas após a operação da operação. A defesa do policial penal ingressou com a liminar de um habeas corpus.

No recurso, o advogado alegou que não há justificativa para a decretação da prisão preventiva e destacou que o Romilson, tem condições pessoais favoráveis, como bons antecedentes e residência fixa.

Mas na decisão, que negou o pedido, o desembargador Francisco Djalma disse, que a concessão de medida liminar em sede de habeas corpus, só é admitida em caráter excepcional, quando houve flagrante ilegalidade ou abuso de poder.

Ele disse também, que o juiz de primeiro grau, justificou a prisão do policial penal para a garantia da ordem pública.

Ainda na operação deflagrada no dia cinco deste mês, outros quatro policiais penais foram afastados das funções por 90 dias.  O inquérito do caso, ainda não foi finalizado.

Comentários

Continue lendo

Flash

OPERAÇÃO PF PF deflagra operação contra o abuso sexual infantojuvenil no Acre

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (24/4), a Operação Videochamada, que visa combater a produção, o compartilhamento e o armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Participaram da ação seis policiais federais, que deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco/AC.

Os policiais objetivam encontrar elementos probatórios que ratifiquem a participação do investigado nos fatos em apuração, o que poderá resultar em novas diligências e na identificação de outros envolvidos na prática criminosa.

A investigação teve início em dezembro de 2023 a partir de notícia de crime encaminhada à Polícia Federal.

Se confirmada as hipóteses criminais, o investigado poderá responder pelos delitos de produção, compartilhamento e armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil, cujas penas, somadas, podem chegar a 18 anos de reclusão.

Comentários

Continue lendo