fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Prédio do IMAC é arrombado durante a madrugada

Publicado

em

O chefe da representação do Imac em Cruzeiro do Sul, Levi Bezerra, informou que ainda não existe vigilância 24 horas no local

Sede do IMAC é invadida em Cruzeiro do Sul; celular e notebook são furtados durante ação — Foto: Levi Bezerra/Arquivo pessoal

João Renato Jácome

A sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) foi arrombada na madrugada desta terça-feira, dia 15.

O zelador do prédio foi quem encontrou o espaço revirado pelos criminosos. A Polícia Civil foi chamada para ir até o local e periciar o espaço, na tentativa de identificar os autores do crime.

Como mostram imagens divulgadas, os indivíduos entraram pelo telhado abrindo um buraco no forro. Os bandidos levaram do Imac equipamentos tecnológicos, incluindo telefone e computador.

Até produtos alimentícios foram furtados pelos suspeitos que invadiram o prédio do órgão público.

O prédio está equipado com câmeras de segurança, o que não inibiu o crime. As imagens serão analisadas para a identificação dos responsáveis pela ação. O chefe da representação do Imac em Cruzeiro do Sul, Levi Bezerra, informou que ainda não existe vigilância 24 horas no local e que o órgão está buscando junto ao governo apoio para estabelecer uma vigilância integral.

“Essa é a terceira vez em um ano que o IMAC sofre esse tipo de ação criminosa, temos as câmeras, mas não temos a vigilância humana”, disse Levi em entrevista à TV Juruá, afiliada do SBT na região.

Prédio do Imac foi revirado em Cruzeiro do Sul — Foto: Levi Bezerra/Arquivo pessoal

O chefe da representação do IMAC no Juruá, Levi Bezerra, disse que inicialmente foi identificado que foram levados um notebook e um celular. Eles aguardam a perícia para poder fazer o levantamento de tudo que foi furtado e quantas pessoas teriam entrado no local. De acordo Bezerra, esta é a terceira vez que o prédio é invadido em um ano.

“Por enquanto, a gente ainda não tem uma precisão de que horas foi porque ainda não conseguimos acessar o HD para ver o horário exato. O local está sendo conservado porque estamos esperando a perícia vir aqui para fazer o laudo de arrombamento e cotação dos objetos furtados”, disse.

O acesso foi pelo telhado da cozinha, de onde foi arrancado um pedaço do forro. Em imagens de fotografias é possível ver a cozinha e outras partes do prédio revirados, armários abertos e objetos jogados ao chão.

“Vasculharam todos os cômodos aqui do Imace levaram, a princípio, um notebook e o celular do núcleo que recebia as denúncias e também deixaram uma mensagem [que seria uma gíria utilizada por um grupo criminoso]”, acrescentou.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Violência no Acre: 51% dos assassinatos do 1º trimestre de 2025 permanecem sem respostas

Publicado

em

Foto: Reprodução

No primeiro trimestre de 2025, o Acre registrou 45 mortes violentas, incluindo homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Destas, mais da metade (51,1%) permanece sem autoria identificada, segundo o informativo mensal do Observatório de Análise Criminal do Ministério Público do Acre, com dados consolidados até 7 de abril.

Apenas 48,9% dos casos tiveram os responsáveis descobertos pela polícia, deixando 23 mortes envoltas em mistério. Suspeitos não foram considerados no cálculo, conforme a metodologia do relatório.

A arma de fogo foi o meio mais comum, empregada em 51,1% dos casos (23 ocorrências). Armas brancas, como facas, responderam por 28,9% (13 casos), enquanto outros instrumentos, não detalhados, foram usados em 20% (9 casos).

Entre os casos com autoria e motivação conhecidas, a maioria está ligada a conflitos entre organizações criminosas, com 16 ocorrências, seguida por motivos fúteis, bebedeiras ou torpes, com 10 casos. Outras motivações identificadas incluem feminicídio (1), crime passional (1), intervenção policial (1), legítima defesa (1) e latrocínio (1).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sefaz dá ultimato a pecuaristas sobre saída de gado do Acre

Publicado

em

Estado estabeleceu prazo de 30 dias para que uma explicação seja formalizada sobre possível comercialização travestida de transferência

Foto: Ascom/Sefaz

A Secretaria de Estado de Fazenda, por meio da diretoria de Administração Tributária, estabeleceu prazo de 30 dias para que cinco pecuaristas expliquem a transferência de gado para fora do Acre. A medida protocolar é necessária para que as pessoas ou empresas notificadas possam se defender.

A transferência de gado do Acre para outros estados não é crime. A isenção do pagamento de ICMS para quem realiza a transferência dos animais do Acre para outros estados é garantida, desde que ocorra para propriedade do detentor do mesmo CPF ou CNPJ.
Caso o transporte de gado seja efetivado para comercialização, o ICMS é cobrado normalmente. Tentar ludibriar a comercialização como se fosse uma transferência para não pagar o imposto, isso é crime. E é isso o que a Sefaz fiscaliza.

Fiscalização_ Os fiscais do Idaf e da Sefaz ficam instalados no posto da Tucandeira. Quando o caminhão com os animais chega à unidade fiscal, os técnicos verificam a marca no gado. Quando só há uma marca, só há um dono. Quando há mais de uma marca, existe a possibilidade de que aquele animal esteja sendo objeto de comercialização e não de transferência de uma propriedade para outra do mesmo dono.

Os técnicos anotam, registram e seguem todos os protocolos exigidos. Caso haja suspeita de irregularidades, o proprietário é notificado a se explicar e provar que não estava tentando burlar o fisco estadual. Caso consiga provar, o processo não segue adiante. Caso não consiga demonstrar que não estava vendendo ao invés de transferir, vai responder a um processo.

 

Fonte: ac24agro

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ulisses Torres comanda coletivo e confirma estreia do zagueiro Pablo

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Pablo é mais uma opção defensiva no Independência

O técnico Ulisses Torres comandou um treino tático seguido de um coletivo nesta quarta, 7, na Arena da Floresta, e começou a definir os titulares do Independência para a partida contra o GAS, de Roraima. O confronto será disputado no sábado, 10, às 16 horas, na Arena da Floresta.

“Esses três últimos treinamentos são fundamentais para os ajustes finais e a definição dos titulares. O jogo de sábado é muito importante e pode nos colocar dentro do G4”, declarou o treinador.

Pablo estreia

O zagueiro Pablo, ex-Penapolense, foi apresentado pela diretoria do Independência e estreia contra o GAS. O atleta participou do treinamento na Arena da Floresta.

Metade da premiação

O diretor de futebol do Independência, Dado Ramos, confirmou o pagamento da metade da premiação pela conquista do título do Campeonato Estadual nesta quinta, 8.

“Tínhamos essa programação. Vamos pagar parte da premiação, 75mil”, afirmou Dado Ramos.

Comentários

Continue lendo