Acre
Policial Civil do Acre é preso em Rondônia com quase 58 quilos de pasta a base de cocaína

Droga tinha como destino Curitiba e era para pagar dívida com a facção Comando Vermelho
O policial civil do Acre, Renato Cavalcante de Figueiredo, foi preso em uma abordagem a um veículo em Ji-Paraná, em Rondônia, na manhã de hoje (17). No carro, estavam quase 58 quilos de entorpecentes. A abordagem foi feita por patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal. Além de Renato, foi preso Alexandre Braga Trindade.
Os dois indivíduos demonstraram nervosismo, o que causou estranheza. Renato foi questionado pelos patrulheiros que notaram várias inconsistências nas informações prestadas.
Diante dos fatos, a equipe decidiu verificar melhor a situação do veículo e pessoas, quando foi localizado um “mocó” na parte da carroceria do veículo e dentro tinha vários tabletes de entorpecente análogo à cocaína (posteriormente, identificado como pasta base). Com isso, foi dado voz de prisão a ambos abordados, a princípio pelo crime de tráfico de drogas.
Os detidos foram informados do seu direito de manter-se em silêncio. Foi apurado inicialmente que Renato pegou a droga em Rio Branco e tinha como destino final Curitiba, no Paraná. Segundo ele, estava fazendo o transporte do ilícito para poder pagar dívida com o tráfico.
Alexandre Trindade preferiu manter em silêncio, mas adiantou aos PRF que “não sabia de nada”, mas que estava de carona para Contagem, em Minas Gerais. Entretanto, a versão dele foi contradita por Renato, que afirmou que Alexandre sabia do transporte da droga.
Além da droga, foi apreendido quase R$ 2 mil em espécie na carteira de Renato, bem como cartões e documentos pessoais, além de dois telefones celulares, seis relógios, uma pistola PT840 cal.40 com brasão de n. SHP37978 e 1 carregador com 15 munições.
Com Alexandre foi apreendido um iphone, um relógio e documentos pessoais.
Comentários
Acre
Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência
A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.
O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.
Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.
Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.
Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.
“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco
Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.
Comentários
Acre
Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco
Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.
Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.
Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.
Comentários
Acre
Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco
Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes
O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.
Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.
Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.













Você precisa fazer login para comentar.