Flash
Polícia recaptura 8º preso em mata próxima a presídio após fuga em massa, 18 seguem foragidos
Francisane Ribeiro estava escondido em região próximo ao presídio Francisco D’Oliveira Conde, na tarde de quinta-feira (23).

Francisane Ribeiro estava escondido em mata próximo a presídio — Foto: Divulgação/IAPEN-AC
Por Alcinete Gadelha, G1 AC
Mais um preso que participou da fuga em massa do Presídio Francisco D’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, foi recapturado. Francisane Rocha Ribeiro foi achado na tarde de quinta-feira (23) e é o 8º a ser preso. Ele foi achado em pela Polícia Penal em um área de mata próxima ao presídio.
Os detentos fugiram do pavilhão L, onde cumpriam pena em regime fechado, na madrugada da segunda (20). A fuga ocorreu após um fim de semana violento com sete execuções na capital.
Adalcimar Oliveira de Almeida foi o primeiro a ser recapturado logo após a fuga, os outros cinco foram presos entre à noite de segunda e a madrugada de terça (21).
Diego Oliveira da Silva foi o sétimo a ser recapturado. Ele estava escondido na casa de parentes no bairro Floresta Sul e foi capturado pela Polícia Civil ainda na terça. Dezoito dos 26 presos seguem foragidos.
O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) informou que Ribeiro cumpre pena por tráfico de drogas.

Oito são recapturados. A imagem do primeiro a ser encontrado não foi divulgada pelo Iapen — Foto: Divulagação/IAPEN-AC
Fuga
Para escapar do presídio, os detentos fizeram um buraco na parede da cela e improvisaram cordas com lençóis. Os presos são da facção criminosa denominada Bonde dos 13, aliada ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua em vários estados brasileiros.
Em coletiva, o secretário de Segurança em exercício, Ricardo dos Santos, não descartou uma possível ligação entre a fuga em massa no Complexo Penitenciário Francisco d’Oliveira Conde e o caso dos 76 detentos que fugiram de um presídio no Paraguai, no domingo (19).

Dezoito continuam foragidos após fuga em massa — Foto: Divulgação/IAPEN-AC
Confira os nomes dos que seguem foragidos:
1. Francisco Santos Braga
2. Rogério Furtado dos Santos
3. Ariclene Firmiano da Silva
4. Dheyci de Angelo Lima e Lima
5. Aloísio Lucas Mesquita
6. Mirleson Nascimento da Silva
7. Saymon Wallace Fonseca do Nascimento
8. Valber de Aguiar Morais
9. Anderson de Souza Alves
10. Raimundo Nonato dos Santos Fonseca
11. Jaciel Batista do Nascimento
12. Wellington de Souza Lima
13. Lucas Souza da Silva
14. Joel Menezes de Queiroz
15. Ronicley Ribeiro da Silva
16. José Valdenes Viana da Silva
17. Gerilto Caetano da Silva
18. Sebastião Weverton Lima de França
Comentários
Flash
PRF apreende 7 kg de maconha em ônibus na BR-364; suspeito preso pegou droga em Epitaciolândia
Droga estava em mochila sem identificação e foi localizada durante fiscalização de rotina; acusado confessou o crime após contradições na abordagem
Durante uma operação de rotina realizada na noite da última terça-feira (22), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam aproximadamente 7 quilos de maconha escondidos em uma mochila dentro de um ônibus interestadual que trafegava pela BR-364, na altura do km 115, em Rio Branco.
A droga foi localizada no compartimento de bagagens internas do veículo, acondicionada em uma mochila marrom sem identificação. A ausência de proprietário e o conteúdo suspeito chamaram a atenção dos policiais. Ao questionar os passageiros, um homem apresentou nervosismo e caiu em contradição ao relatar detalhes sobre sua viagem, que teria iniciado em Epitaciolândia — município na fronteira com a Bolívia, rota comum no tráfico de entorpecentes.
Diante da pressão dos questionamentos e dos indícios apurados, o suspeito acabou confessando ser o dono da mochila e do entorpecente. Além da droga, foram apreendidos objetos pessoais e um celular danificado, que também passarão por perícia.
O homem foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), em Rio Branco, onde permanece à disposição da Justiça. A PRF reforçou que todos os procedimentos foram realizados com respeito aos direitos e à integridade física e psicológica do detido.
Comentários
Flash
Expoacre 2025: Sebrae prepara atrações para as nove noites de feira em Rio Branco
Inovação e empreendedorismo movimentam o Espaço Sebrae
De 26 de julho a 3 de agosto, o Governo do Acre e o Sebrae realizam a 50ª Expoacre, maior feira de negócios do estado. A feira, que acontece em Rio Branco, reúne empreendedores, empresários e produtores rurais de todo o estado, criando uma grande rede de negócios e conexões. O evento é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.
Com foco em fomentar e promover os pequenos negócios, o Sebrae prepara um espaço repleto de atividades e ações que unem inovação e tradição, reforçando seu slogan para esta edição: “Tradição que nos inspira, inovação que nos impulsiona”.
De acordo com o diretor-superintendente, Marcos Lameira, chegar à 50ª edição da Expoacre é celebrar o empreendedorismo acreano. “Para o Sebrae, participar da realização desse evento é reafirmar nosso compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios, a valorização da cultura local e a geração de novas oportunidades para quem faz a economia do estado acontecer”, disse.
Produtos regionais abrilhantarão a Loja Colaborativa, espaço dedicado aos empreendedores atendidos pelo Sebrae, com produtos como doces, peixes, mel, castanhas, biscoitos de goma e a famosa Farinha de Cruzeiro do Sul (IG). Além disso, o café produzido nas regionais do Baixo e Alto Acre e Purus estará disponível para degustação na cafeteria Robusta Acreano.
O Espaço Sebrae contará com atividades de interação e imersão, como jogos digitais; óculos de realidade virtual; a Inteligência Artificial LIS; tiro ao alvo, roleta premiada e o Passaporte do Empreendedor com direito a brindes; o Empreende Room, onde será necessário resolver enigmas para escapar da sala temática; e o famoso Robô LED, atração que alegra todos os públicos.
Junto a instituições parceiras, o Sebrae dará destaque à indústria da panificação, que receberá empresas do segmento com apresentação e degustação de seus produtos; ao artesanato acreano, com exposição de peças e artigos decorativos; ao empreendedorismo feminino, com a participação de cerca de 50 mulheres empreendedoras; e à piscicultura, com tanques para exposição de peixes de produção regional.
A Economia Criativa se fará presente em todas as noites, com cerca de 18 apresentações artísticas no Palco Cultural Sebrae, arte urbana do Grafitte e uma pista de skate. O palco também receberá transformações de visagismo nos dias 26, 29 e 31 de julho, e desfiles de moda nos dias 2 e 3 de agosto.
Nesta edição, o Sebrae investe em um estande neutro em carbono, reforçando o comprometimento da instituição com o Meio Ambiente.
O horário de funcionamento do espaço é das 18h às 22h. Para mais informações sobre a programação e ações do Sebrae na Expoacre, acesse o perfil oficial no Instagram @SebraenoAcre.
Comentários
Flash
Incêndio destrói parcialmente residência em Mâncio Lima e moradora se desespera: “Ainda estou pagando, Senhor!”
Fogo começou em terreno baldio ao lado da casa; caso levanta alerta sobre riscos de áreas sem manutenção
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência no início da tarde desta terça-feira (22), no bairro Cohab, em Mâncio Lima, interior do Acre. As chamas, que teriam começado em um terreno baldio ao lado da casa, se alastraram rapidamente e provocaram danos significativos ao imóvel.
De acordo com testemunhas, o fogo teve início por volta do meio-dia. Moradores da vizinhança tentaram conter as chamas utilizando baldes com água, mas a força do incêndio exigiu a intervenção do Corpo de Bombeiros, que conseguiu evitar que o fogo atingisse outras residências próximas.
A cena mais marcante foi protagonizada pela dona da casa, que, em desespero, foi filmada chorando e pedindo ajuda. Em um dos vídeos compartilhados nas redes sociais, ela grita: “Eu ainda tô pagando, Senhor!”, frase que emocionou internautas e revelou o drama de quem perdeu parte do que ainda lutava para conquistar.
A estrutura do imóvel foi severamente comprometida e parte do mobiliário foi consumido pelas chamas. Apesar do prejuízo material, não houve feridos.
As causas do incêndio ainda serão apuradas pelas autoridades, mas a principal suspeita é que o fogo tenha se iniciado no mato seco do terreno vizinho, agravado pelas altas temperaturas e pela falta de manutenção do local. O caso acende o alerta para os riscos de áreas abandonadas em perímetros urbanos.
Você precisa fazer login para comentar.