Conecte-se conosco

Cotidiano

Polícia Civil do Acre realiza ação de cidadania e atende pescadores em Plácido de Castro

Publicado

em

O auxílio é essencial para a categoria durante o período em que a atividade pesqueira fica suspensa, permitindo a preservação dos ecossistemas

Instituto de Identificação da Polícia Civil atende pescadores em Plácido de Castro e Acrelândia, emitindo CIN e garantindo o seguro-defeso. Foto: cedida

Nesta terça-feira, 23, a equipe do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio Melo da Polícia Civil do Acre (PCAC) realizou em Plácido de Castro uma ação de cidadania voltada aos pescadores artesanais. Durante a iniciativa, foram prestados 600 atendimentos gratuitos, sendo 300 para pescadores de Plácido de Castro e 300 para pescadores de Acrelândia, com o objetivo de emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A ação faz parte da regularização documental necessária para que os trabalhadores da pesca tenham acesso ao seguro-defeso, benefício garantido pelo Decreto nº 12.527/2025. O auxílio é essencial para a categoria durante o período em que a atividade pesqueira fica suspensa, permitindo a preservação dos ecossistemas.

O delegado-geral da Polícia Civil, Dr. José Henrique Maciel, destacou a importância da iniciativa. “O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil e do Instituto de Identificação, tem se dedicado a atender os pescadores artesanais com a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Essa iniciativa, que já começou nas cidades do Vale do Juruá, será levada também aos demais municípios, garantindo que todos possam ter acesso ao documento. Trata-se de um compromisso do governo com a categoria, assegurando que os pescadores continuem aptos a receber o benefício do seguro defeso”, enfatizou.

Durante a ação, o secretário de Estado de Governo (Segov), Luiz Calixto, participou da ação, apoiando a causa dos pescadores. Em demonstração de gratidão, os trabalhadores agraciaram o secretário com um pescado, reforçando o vínculo entre a categoria e o governo estadual.

A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Acre e da Polícia Civil em promover ações de cidadania e garantir os direitos dos trabalhadores da pesca artesanal, unindo regularização documental e proteção social.

O secretário de Estado de Governo, Luiz Calixto, participou da ação na colônia de pescadores de Plácido de Castro, apoiando a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e o acesso ao seguro-defeso. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Rio Acre marca 9,12 metros em Rio Branco e segue estável, informa Defesa Civil

Publicado

em

Nível do manancial permanece mais de quatro metros abaixo da cota de transbordo

O nível do Rio Acre em Rio Branco registrou 9,12 metros às 5h18 deste sábado (21), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o órgão, o manancial apresentou estabilidade nas últimas horas.

Ainda segundo o boletim, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com índice acumulado de 0,00 milímetros, fator que contribui para a manutenção do nível do rio sem elevação significativa.

Na capital acreana, a cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros. Com a medição atual, o Rio Acre permanece a mais de quatro metros abaixo do nível considerado crítico para transbordamento.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonatos Estaduais Sub-11 e 15 com 13 equipes confirmadas

Publicado

em

Foto João Valente: Temporada de 2026 vai começar com torneios na base

O departamento de competições da Federação Acreana de Futsal (Fafs), atualizou nesta sexta, 20, o número de equipes confirmadas nos Estaduais Sub-11 e 15, primeiros torneios da temporada de 2026.

“Temos cinco times no 11 e oito no 15. O objetivo da federação é realizar cada competição com 12 participantes”, comentou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.

As inscrições serão encerradas no dia 28 deste mês e os detalhes dos dois torneios vão ser definidos nos congressos técnicos.

Sub-11

AME

Café com Leite

Preventório

Villa

Fluminense da Bahia

Sub-15

AME

Café com Leite

Preventório

Villa

Fluminense da Bahia

PSC

Epitaciolândia

CEC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Câmara dos Deputados reajusta verba de gabinete e cota parlamentar

Publicado

em

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Plenário da Câmara dos Deputados

A direção da Câmara dos Deputadosreajustou nesta sexta-feira (20/2) os valores das verbas destinadas aos parlamentares para financiar despesas do mandato (cota parlamentar) e do escritório de trabalho (verba de gabinete).

Os atos, assinados pelos sete membros da Mesa Diretora da Casa, incluindo o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), atualizam os valores com base na inflação.

No caso da cota parlamentar, o reajuste será calculado com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2025.

A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) é destinada ao financiamento de despesas para a atuação do deputado, como passagens aéreas, combustível e atividades de divulgação do mandato.

  • O valor da CEAP destinado a cada deputado leva em conta a distância da capital do estado representado pelo parlamentar a Brasília. Parlamentares de Roraima recebem a maior quantia mensal, que, na tabela válida até esta sexta, era de R$ 51,4 mil.

Já a verba de gabinete sofrerá um reajuste pela inflação acumulada entre fevereiro de 2025, última correção feita no valor, até dezembro do ano passado. Esses recursos são utilizados para a contratação de pessoal nos escritórios dos deputados.

Até esta sexta, o valor destinado a cada parlamentar para contratar funcionários era de R$ 133.170,54 por mês. A correção do montante foi oficializada depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar uma lei que reajusta os salários de servidores da Câmara. Com o aumento do gasto com pessoal, a medida já era esperada na Casa.

Ao justificar a medida, a direção da Câmara afirmou que o reajuste recompõe o “desgaste inflacionário verificado até esse marco temporal”.

A Casa também argumentou que, em relação à cota parlamentar, as regras internas estabelecem que a diretoria-geral pode sugerir anualmente uma correção do montante com base no IPCA.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo