Conecte-se conosco

Extra

Plano Real tem 5º dia consecutivo de queda sobre Boliviano e fecha o dia em $b:1.3531 na cotação

Publicado

em

Os câmbios entre Real e Boliviano é fundamental para movimentos econômicos entre os residentes de alguns municípios do estado do Acre e do Departamento de Pando (Bolivia), quando o real se valoriza, os resultados são compras mais baratas e menos custos ao fazer uma visita no país vizinho além de negócios lucrativos para Empresas brasileiras.

Infelizmente, o câmbio entre a moeda Boliviana (BOB) e o Real (BRL) não tem mostrado resultados positivos nesta ultima semana e tem o seu 5º dia consecutivo de queda livre conforme mostra os gráficos.

Real Brasileiro (BRL) / Moeda Boliviana (BOB) / Print TradingView

Após o Real ter registrado a maior alta do ano sobre o Boliviano neste ultimo dia 24 de junho, chegando a máxima de $b:1,40 o câmbio, a moeda brasileira voltou a se desvalorizar com o preço mínimo registrado de $b:1,35 o câmbio, o que não é nada bom para os negociantes brasileiros que residem nas cidades próximas da Bolívia.

Um dos principais motivos da queda da moeda brasileira é os ruídos políticos do governo, como compras irregulares da vacina para COVID-19, casos de rachadinhas do atual presidente da republica e as principais ações de grandes empresas como a Petrobras que são forte influencia no distanciamento de investidores no Brasil e consequentemente, na queda do Real.

O Dólar Americano, como resultado da sincronização da desvalorização do real, se manteve em alta por 5 dias consecutivos fechando o preço máximo em R$:5,09 o Câmbio.

Valorização do Dólar Americano (USD) e Queda do Real (BRL) nos últimos 5 dias / Print TradingView

Quando o Real se desvaloriza referente ao Dólar Americano, automaticamente irá se desvalorizar referente o Boliviano e as demais moedas existentes no mundo. Isto acontece porque as outras moedas também tem sua derivação com referencia no Dólar Americano que até o momento, é considerado a moeda mais importante no mundo.

 

Redação: Oaltoacre
Referencias: TradingView

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE RETIFICAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE RETIFICAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 013/2025 – COMPRAS.GOV 90013/2025

OBJETO: Registro de preços para a Contratação de Serviços Técnicos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para atender as necessitadas da Secretaria Municipal de Administração de Brasiléia/AC.

A Prefeitura de Brasiléia, através da Comissão de Contratações informa os interessados sobre a Retificação do Edital supracitado, conforme edital retificado após impugnação.

Data da Abertura: 07 de Janeiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital Retificado e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/12/2025 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br  Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.

Brasiléia/AC, 15 de dezembro de 2025.

André Schwalbe Gadelha

Pregoeiro

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia realiza 10° Edição do programa Saúde em Ação na Comunidade com mais de 1400 procedimentos

Publicado

em

Mais de 600 pessoas foram atendidas em 12 especialidades médicas durante a 10ª edição do programa Saúde em Ação na Comunidade, realizado na escola Menino Jesus, bairro Eldorado.

Com apoio de emendas destinadas pelo senador Alan Rick (Republicanos-AC), o município de Brasiléia realizou, na manhã deste sábado (13), um doe maiores mutirões de saúde no município.

Presente durante os atendimentos, o senador destacou a importância de levar a saúde para perto da população e ressaltou o trabalho conjunto com as lideranças locais. “É a união que faz a diferença na vida do nosso povo, reduzindo o tempo de espera e evitando deslocamentos até a capital, especialmente para especialidades que não são ofertadas no município. É muito bom ver nossa emenda possibilitando que a prefeitura realize a maior edição do Saúde em Ação na Comunidade”, afirmou Alan Rick.

O prefeito Carlinhos do Pelado (PP) destacou que a ação marca um momento histórico para o município. “Temos a honra e a satisfação de realizar, com a emenda enviada pelo senador Alan Rick, o maior mutirão itinerante da história de Brasiléia, com mais de 15 especialidades, atendendo a população do bairro e de toda a cidade, fechando o ano com a 10ª edição desse trabalho”, declarou.

Também participaram da ação a ex-prefeita Fernanda Hassem, o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos), o secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, reforçando a parceria institucional em favor da saúde pública no município.

Acompanhe os números dessa 10° Edição do programa Saúde em Ação na Comunidade:

Local: Escola de ensino infantil Menino Jesus e Unidade básica de saúde Francisco de Assis

Consultas

150 Clínica Médica
19 Psiquiatria
13 Endocrinologia
22 Pediatria
22 Nutrição
89 Ortopedia/ Traumatologia
36 Mastologia
42 Ginecologia/ Obstetrícia
78 Oftalmologia
62 Fonoaudiologia
11 Gatroenterologia
82 Otorrinolaringologia

Total de consultas 604

Exames

19 Colposcopia
22 Bioimpedância
13 Eletroencefalograma
10 Espirometria
3 Holter
112 Ultrassonografias
314 Exames de Oftalmologia
32 Endoscopia Digestiva Alta
230 Exames e procedimentos de fonoaudiologia
59 Exames e procedimentos de otorrinolaringologia

Total de exames e procedimentos 810

Total de atendimentos 1.414

Comentários

Continue lendo

Extra

VÍDEO: Bloqueio na Ponte Internacional é encerrado após seis dias de protestos

Publicado

em

Manifestação de estudantes da UAP contra aumento de taxas terminou nesta segunda-feira após início de negociações com a reitoria

Após seis dias de interdição, o bloqueio da Ponte Internacional foi encerrado nesta segunda-feira (15). A liberação ocorreu no início da tarde e foi acompanhada pela equipe do jornal oaltoacre.com, que registrou o momento em que as barreiras começaram a ser retiradas do local.

O protesto foi organizado por estudantes da Universidade Amazônica de Pando (UAP), em Cobija, em reação ao aumento considerado abusivo das taxas universitárias, especialmente para acadêmicos estrangeiros, com reajustes que chegaram a quase 150%. Durante o período de bloqueio, apenas o transporte internacional foi afetado, gerando transtornos e preocupação com o abastecimento de alimentos e combustíveis na região de fronteira.

Horas antes do fim da manifestação, motoristas de caminhões anunciaram que adeririam ao movimento, o que poderia ampliar os impactos econômicos e logísticos. Diante do risco de desabastecimento e da repercussão que o protesto começava a ganhar em nível nacional, foram iniciadas conversações para buscar uma solução.

De acordo com os manifestantes, o movimento contou com amplo apoio de populares, lideranças políticas, forças de segurança e da maioria dos acadêmicos, que compreenderam as reivindicações. Os protestos foram direcionados principalmente ao reitor da UAP, que, segundo a imprensa local, chegou a minimizar a mobilização estudantil.

Ainda conforme informações repassadas pelos participantes, o reitor da universidade não está em Cobija e se encontra na cidade de La Paz, onde negocia com instâncias superiores. Um comunicado oficial pode ser divulgado a qualquer momento, com detalhes sobre um possível acordo envolvendo a revisão das taxas e a permanência ou não da atual gestão à frente da instituição.

VEJA VÍDEO DENTRO DE INSTANTES

Comentários

Continue lendo