Conecte-se conosco

Acre

Pesquisa realizada em Cruzeiro do Sul aponta relação entre desmatamento e aumento da malária

Publicado

em

O desmatamento, somado aos efeitos das mudanças climáticas, é considerado um dos principais fatores que favorecem a disseminação de doenças transmitidas por mosquitos

Para a análise, foi realizado um experimento em 40 áreas localizadas em uma fronteira de desmatamento no Acre, representando diferentes níveis de cobertura florestal e degradação. Foto: captada 

Agência Fapesp

Um estudo realizado por pesquisadores brasileiros identificou que a incidência de malária é significativamente maior em áreas onde o desmatamento supera 50%. A pesquisa foi conduzida em 40 pontos de Cruzeiro do Sul, município acreano que figura entre os principais focos da doença no Brasil, e teve seus resultados publicados na revista científica Acta Tropica.

A malária atinge e é transmitida pela picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles, popularmente conhecido como carapanã, muriçoca, sovela ou bicuda.

O Ministério da Saúde aponta que o epicentro da doença no país está concentrado nos nove estados da Amazônia Legal, que em 2024 responderam por 138 mil dos 142 mil casos registrados.

Os pesquisadores observaram que o risco de transmissão aumenta quando o desmatamento ultrapassa 50%, já que a derrubada da floresta aproxima comunidades humanas das áreas de mata.

Outro ponto relevante do estudo é que a restauração da cobertura vegetal para níveis acima de 70% tende a reduzir a incidência da malária. Já áreas totalmente desmatadas apresentam menor recorrência da doença, pois se tornam inóspitas para os mosquitos.

Além da análise de vetores, os pesquisadores coletaram amostras de sangue de moradores da região para avaliar a presença do parasita.

O desmatamento, somado aos efeitos das mudanças climáticas, é considerado um dos principais fatores que favorecem a disseminação de doenças transmitidas por mosquitos.

Eventos extremos, como secas prolongadas e chuvas intensas, criam condições propícias à proliferação desses insetos. Outros riscos estão associados à perda da biodiversidade e ao avanço de grandes empreendimentos, como estradas, usinas e o garimpo.

O estudo contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Para a análise, foi realizado um experimento em 40 áreas localizadas em uma fronteira de desmatamento no Acre, representando diferentes níveis de cobertura florestal e degradação. Foram coletados dados sobre abundância de mosquitos, taxas de infecção e incidência de malária em humanos.

Os resultados revelaram “uma relação unimodal entre o risco de exposição à malária, medido pela taxa de infecção dos mosquitos Anopheles ,e o gradiente de cobertura florestal, que variou de áreas intactas a degradadas”, diz um trecho da pesquisa.

O estudo também destacou a influência da linha temporal do desmatamento: regiões colonizadas há mais tempo apresentaram maior propensão ao aumento do risco de infecção humana, apontou o estudo.

“O risco também é alto quando a vegetação é fragmentada, permitindo maior contato de vetores que estão na floresta com humanos”, explicou o biólogo Gabriel Laporta, professor do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em entrevista à Fapesp.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Procon realiza Operação Volta às Aulas em todo o Acre

Publicado

em

O comércio varejista se prepara todos os anos para os períodos de maior movimentação, como o Dia das Mães, o Natal e outras datas comemorativas. No início do ano, o foco está na reposição e organização dos estoques para a volta às aulas. Para evitar cobranças excessivas aos consumidores na precificação dos produtos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Acre) deu início à Operação Volta às Aulas, realizando fiscalizações de caráter orientativo e preventivo em papelarias e escolas particulares em todo o estado.

O objetivo da operação é verificar o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor no setor educacional e no comércio de materiais escolares. A fiscalização se dá nas cinco regionais acreanas e teve início no dia 7 de janeiro, seguindo até fevereiro, com equipes atuando nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Tarauacá.

A presidente do Procon, Alana Albuquerque, afirma: “A ação faz parte do nosso calendário anual de atividades, orientando e fiscalizando o comércio durante o período de compras de material escolar. A operação começou no início do ano e segue até fevereiro de 2026, com o retorno às aulas, com fiscalizações em papelarias, livrarias e lojas de uniformes e materiais escolares. As equipes do Procon verificam se os preços estão corretos, se as informações sobre os produtos estão claras e se as escolas particulares não estão exigindo materiais que não são permitidos por lei. Também orientamos lojistas e consumidores, ajudando a população a realizar compras de forma mais segura e consciente”.

Presidente do Procon, Alana Albuquerque, acompanha o trabalho dos agentes fiscais. Foto: Rosi Sabóia/Ipem

A ação integra o programa governamental Rota da Qualidade, realizado em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem). A iniciativa tem caráter educativo, com foco na prevenção, orientação e transparência nas relações de consumo, além da verificação da qualidade dos produtos comercializados no estado. A operação reforça o compromisso do governo do Acre em proteger o consumidor e promover relações comerciais cada vez mais justas e equilibradas.

Segundo o colaborador de uma papelaria em Rio Branco, Marcelo Oliveira, a iniciativa contribui para a correta precificação e maior transparência nas vendas. “Esse trabalho é importante porque nos ajuda a nos manter atualizados em relação aos preços. O cliente se sente mais à vontade para entrar na loja, se sente seguro e já encontra os valores dos produtos que deseja comprar”, diz.

Marcelo Oliveira: “Esse trabalho é importante porque nos ajuda a manter atualizado em relação aos preços”. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Alana Albuquerque também agradece as parcerias e reafirma o compromisso do governo do Acre com a população: “Queremos reforçar nosso compromisso e dizer que o Procon, assim como o Ipem e todas as instituições parceiras, está à disposição para garantir a proteção do consumidor. Estamos disponíveis por meio dos nossos canais de atendimento. Caso tenha algum problema ou dúvida, nos procure. Estamos prontos para atender bem a população”.






 

 

The post Procon realiza Operação Volta às Aulas em todo o Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Juruá sobe 11 centímetros em Cruzeiro do Sul, mas segue abaixo da cota de alerta

Publicado

em

Nível chegou a 11,44 metros nesta terça-feira (13); Defesa Civil monitora situação e não há registros de alagamentos ou famílias desabrigadas

O nível do rio Juruá segue oscilando em Cruzeiro do Sul e, nesta terça-feira (13), atingiu a marca de 11,44 metros, o que representa uma elevação de 11 centímetros em relação à medição do dia anterior. Apesar da subida, não há registro de bairros atingidos nem de residências alagadas no município.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, a situação permanece sob monitoramento constante. Na cabeceira do rio, no Peru, o movimento das águas é de descida, fator que contribui para a estabilidade do nível em Cruzeiro do Sul.

A cota de alerta do rio Juruá no município é de 11,80 metros, enquanto a cota de transbordamento é de 13 metros. Até o momento, nenhuma família precisou ser retirada de casa em razão da cheia.

Segundo o representante da Defesa Civil Municipal, Iranilson Nunes, foi registrada apenas uma ocorrência de desbarrancamento às margens do rio, sem relação direta com a elevação do nível da água.

Ele informou ainda que o município possui um Plano de Contingência preparado para eventuais emergências. Caso haja necessidade de retirada de famílias, as escolas municipais serão utilizadas como primeira opção de abrigo, seguidas pelas escolas estaduais. Com o início do ano letivo, os abrigos seriam montados no ginásio Alailton Negreiros.

Em caso de necessidade, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193, que atua em parceria com a Defesa Civil Municipal em situações de alagação.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre permanece estável e não apresenta crescimento em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

O nível do Rio Acre se manteve estável nesta terça-feira (13) em Rio Branco, sem sinais de crescimento, de acordo com o boletim da Defesa Civil Municipal.

As medições registraram 13,10 metros às 5h20, 13,27 metros às 9h e permaneceram em 13,27 metros ao meio-dia.

A cota de alerta para o manancial é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14 metros. Até o momento, não há registros de alagamentos ou necessidade de retirada de moradores.

Comentários

Continue lendo