Flash
Passava pelo Acre: PF de SP deflagra operação contra quadrilha de contrabando de migrantes para os Estados Unidos
Foram cumpridos 3 mandados de prisão temporária e 6 mandados de busca e apreensão em São Paulo.
A Polícia Federal em São Paulo deflagrou na manhã desta terça-feira (20) a operação Big Five para desarticular uma rede de contrabando de migrantes. Foram cumpridos 3 mandados de prisão temporária e 6 mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo.
De acordo com a PF, os chefes do esquema ficavam no Brasil, mas tinham contatos na América Central e do Norte para conseguir levar as pessoas de forma ilegal para os Estados Unidos. Há indícios de que o grupo ajudou até pessoas suspeitas de ligação com o terrorismo.
As investigações tiveram início em julho de 2018. Os investigadores acompanharam a atuação da quadrilha durante meses por meio de interceptação telefônica e telemática. Teve também cooperação jurídica internacional e delegados brasileiros viajaram aos Estados Unidos para ouvir as vítimas do esquema.
Segundo a PF, o grupo criminoso providenciava passaportes e vistos brasileiros falsos em países da África Oriental de onde partiam os migrantes ilegais com destino a São Paulo, onde eram recebidos pela organização criminosa, tinham seus passaportes retidos. Eles permaneciam hospedados em hotel na região Central da capital paulista. Depois, eles seguiam para a cidade de Rio Branco, no Acre, onde atravessavam a fronteira com o Peru e prosseguiam por via terrestre (ônibus, barco, carona e a pé) até a fronteira do México com os EUA.
Terrorismo
Entre os migrantes enviados ilegalmente aos EUA, estão dois somalis suspeitos de terrorismo e presos nos EUA.
Um dos membros da organização criminosa detinha na sua página em rede social a divulgação de símbolos e personagens nazistas.
Um dos investigados assediava migrantes em uma mesquita e também em um hotel em São Paulo, onde as pessoas eram mantidas pela organização até seguirem viagem para os EUA.
Acusações
Os crimes pelos quais os investigados deverão responder, segundo a Polícia Federal, são contrabando de migrantes, formação de organização criminosa, falsificação de documento e divulgação de material nazista.
Comentários
Flash
Rio Acre ultrapassa cota de alerta em Rio Branco e governo do Estado reforça monitoramento
O Rio Acre ultrapassou a cota de alerta na manhã deste domingo, 9, em Rio Branco. De acordo com a Defesa Civil Municipal, às 5h31, o nível do rio chegou a 13,66 metros, acima da cota de alerta de 13,50 metros e se aproximando da cota de transbordamento, que é de 14 metros. As chuvas nas últimas 24 horas acumularam 11,2 mm, contribuindo para a elevação do nível da água.
O governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, está monitorando a situação em tempo integral e reforçou o suporte às prefeituras dos municípios atingidos pelas cheias. Em Cruzeiro do Sul, onde o Rio Juruá já está 20 centímetros acima da cota de transbordamento, o governador Gladson Cameli se reúne, neste domingo, com autoridades locais para coordenar as ações emergenciais.

Rio Acre ultrapassou a cota de alerta na manhã deste domingo, 9, em Rio Branco. Foto: Pedro Devani/Secom
“Nosso governo está atento e mobilizado para dar todo o suporte necessário às famílias que possam ser atingidas pelas cheias. Em Cruzeiro do Sul, estamos acompanhando a situação do Rio Juruá de perto, e aqui na capital, nossa estrutura está preparada para atuar caso o Rio Acre atinja a cota de transbordamento”, afirmou Gladson Cameli.
Na capital, o nível do Rio Acre continua subindo e pode atingir a cota de transbordamento nas próximas horas. O coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Batista, explica que a elevação é impulsionada pelo volume de água vindo dos afluentes, como o Riozinho do Rola.
“A Defesa Civil do Estado está em total sintonia com a Defesa Civil Municipal para garantir apoio imediato às famílias, caso o transbordamento ocorra. Toda a estrutura do governo já está mobilizada para assistência e remoção de desabrigados, se necessário”, reforçou o coordenador.
Municípios em alerta com a cheia dos rios
O coronel Batista destacou ainda que as chuvas acima da média para o mês de março estão elevando os níveis dos rios em várias regiões do Acre.
Em Plácido de Castro, o Rio Abunã já está 39 centímetros acima da cota de transbordamento. Até o momento, apenas uma família precisou ser retirada para a casa de parentes. Já em Sena Madureira, o Rio Iaco atingiu 14,17 metros, ultrapassando a cota de alerta de 14 metros. A cota de transbordamento é de 15,20 metros, e alguns bairros já foram atingidos pela cheia.
Em Cruzeiro do Sul, onde o Rio Juruá alcançou 13,20 metros, o governo do Estado e a prefeitura já mobilizam equipes para possíveis remoções de famílias. O governador Gladson Cameli participa de uma reunião às 14 horas com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil no quartel da corporação para definir estratégias de enfrentamento. Em seguida, às 15h, ele visita as áreas alagadas no município.
O governo do Estado segue acompanhando a situação nos municípios e mobilizando esforços para minimizar quaisquer impactos das enchentes.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco se antecipa e prepara estrutura de acolhimento para famílias em risco de alagamento



Comentários
Flash
Prefeitura de Brasileia homenageia Mulheres e anuncia programação para elas no mês de março


Você precisa fazer login para comentar.