Conecte-se conosco

Cotidiano

Pânico pode atrapalhar combate ao novo coronavírus, alertam especialistas

Publicado

em

Passageiros e funcionários circulam vestindo máscaras contra o novo coronavírus (Covid-19) nos Aeroportos (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Preço do álcool em gel e das máscaras cirúrgicas disparam após OMS decretar pandemia global

Ouça áudio:

Na última quinta-feira, a OMS declarou que o novo coronavírus já representa uma pandemia. A palavra, que até pouco tempo era desconhecida pela maioria dos brasileiros, gerou ainda mais pânico. Nas ruas, as pessoas já andam de máscara, os estoques de álcool gel nas farmácias estão baixos e o preço do produto disparou.

Segundo o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, essa situação já era esperada diante da circulação global do vírus.

O medo da contaminação pode atrapalhar outros pacientes que precisam de mais atenção e ainda, em alguns casos, pode criar uma neurose desnecessária. Para a psicóloga Juliana Gebrim, o pânico, associado às notícias falsas, pode, na verdade, estimular a disseminação do coronavírus. “A questão do pânico é prejudicial porque as pessoas focam nos sintomas, então gera um efeito manada”, lembra ela.

A especialista analisa que o medo excessivo pode gerar uma corrida às farmácias e criar um ambiente de escassez. Movimento que já é visível no mercado. De acordo com a Associação Nacional de Hospitais Privados, o preço das máscaras cirúrgicas subiu 569% desde o início do surto. Já o preço da embalagem de meio litro de álcool em gel, que antes custava menos de R$ 20, já chega R$ 50, segundo levantamento do site de preços “Já Cotei”.

A psicóloga Juliana Gebrim explica ainda que o receio de contrair a doença faz com que as pessoas interpretem erroneamente qualquer sintoma como coronavírus. “A pessoa fica com essa tensão concentrada em reconhecer sintomas dessa doença. A pessoa fica hipervigilante e ansiosa”, analisa.

Essa hipervigilância sobre os sintomas da doença pode gerar uma corrida aos hospitais, que dificulta o atendimento de quem realmente precisa. A infectologista Heloisa Ravagnani esclarece que só uma tosse não é motivo para procurar ajuda médica.

“Se ele estiver só com tosse, mas tiver comendo bem, dormindo bem, respirando bem, não tiver febre, não precisa ir ao hospital só por ter tosse. Agora, se tiver tosse, associada a febre, estiver dormindo mais que o normal, estiver desanimado, aí são sinais de que algo não está certo e precisa ir ao hospital”, recomenda.

Para dados oficiais sobre os casos e mais informações sobre sintomas e prevenção contra o coronavírus, acesse saude.gov.br/coronavirus.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Publicado

em

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados

Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.

New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.

Indefinição no Juruá

As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026

Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.

Brasileia

O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.

Quinari

No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.

Dupla de arbitragem

Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo

O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.

Novo momento

Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.

Família Atleticana

Marcelo Avelino-Presidente

Ricardo Lopes-Vice-presidente

Paulo Santana-Tesoureiro

Francisco Brito-Diretor administrativo

Ilson da Silva-Diretor de patrimônio

Antônio Acivaldo-Diretor social

Juliano de Souza-Diretor comercial

Comentários

Continue lendo