Acre
Novo Mapa do governo federal revela turismo fadado e fracassado no Acre
Da redação, com Ac24horas
O mapa do turismo brasileiro mudou e o estado do Acre precisa urgentemente também mudar. A nova configuração desse mapa traz, além de regiões consagradas pelo turismo, apostas de roteiros que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair um número crescente de turistas nos próximos anos. Além disso, cabe a execução de um segundo plano, em especial, para o turismo acreano.
O novo Mapa revela que apenas os municípios do vale do Acre como Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Porto Acre, Rio Branco, Senador Guiomard e Xapuri e do vale do Juruá como Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Sena Madureira e Tarauacá foram reconhecidos como propensos para turismo.
No entanto, seis municípios do estado são considerados inexistentes no quesito turismo. Fazendo comparação entre os estados da federação o Acre perde para o Estado do Amapá e até Roraima.
Todo os municípios selecionados passaram por uma reavaliação do seu interesse turístico, por isso o número diminuiu de 3.635 para 3.345. “Nem todas as cidades do mapa anterior apresentam potencial para fazer parte do processo de desenvolvimento da atividade turística no país. Isso é sinal de maturidade no trabalho de gestão”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
A reavaliação dos destinos e de suas respectivas regiões se baseiam nas novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, definidas pelo Plano Nacional de Turismo 2013-2016. O novo mapa turístico orienta a atuação de políticas e investimentos do MTur pelo país.
No final de julho do ano passado, o governador Sebastião Viana (PT) exonerou Ilmara Cordeiro da Secretaria de Turismo. O secretário de Comunicação Social, Leonildo Rosas, assumiu a secretaria de Turismo.
Na época, Leonildo Rosas disse não teria problema algum em assumir as duas pastas. Mais para empresários e a população em geral o turismo acreano ficou em último plano.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.