Cotidiano
Nível do Rio Acre fica um metro abaixo do esperado para junho e deixa Defesa Civil em estado de atenção
Rio marcou 2,53 metros neste domingo, em Rio Branco. Cota esperada para esta época do ano é de pelo menos 3,50 metros. Defesa Civil montra plano de contingência.
Por Alcinete Gadelha
O Rio Acre chegou à cota de 2,53 metros neste domingo (27), e está um metro abaixo do nível esperado para o mês de junho, segundo informou a Defesa Civil de Rio Branco. Situação preocupa e levou o órgão a montar plano de contingência.
A média esperada para o mês seria de pelo menos 3,50 metros, um a mais do que a cota registrada neste domingo.
“É uma situação de atenção. E nesse ano de 2021 nós estamos muito semelhantes ao que aconteceu em 2016, quando tivemos a seca histórica”, disse o coordenador da Defesa Civil do município, major Claudio Falcão.
Em setembro de 2016, o Rio Acre atingiu o menor nível já registrado na história desde 1971, ano em que o manancial começou a ser monitorado. No dia 17 de setembro daquele ano, o rio marcou 1,30 metro.
“Estamos em junho ainda e o esperado para o Rio Acre é que ele estivesse acima desse nível, ele está abaixo do que esperamos na média”, acrescentou.
Além de Rio Branco, o major informou que em toda extensão do Rio Acre, no interior do estado, o manancial está abaixo dos três metros. Em Assis Brasil, que tem a maior cota, foi registrado 2,95 metros, Brasileira 1,66 metro e Xapuri 1,60 metro.
O coordenador disse ainda que a Defesa Civil está com plano de contingência pronto para atuar nessa parte de seca, em relação ao abastecimento de água em comunidades rurais – pelo menos 11 inicialmente – que não possuem abastecimento do Departamento de Água e Saneamento do Acre (Depasa) e também em relação às queimadas que se intensificam nesse período.
“Em todos os lugares estamos com o nível muito baixo e vem toda aquela situação que já sabemos da seca. As medidas adotadas nesse momento é que estamos mobilizando as equipes da prefeitura para abastecer locais que não possuem rede do Depasa, em comunidades rurais e vamos começar a operação em julho”, pontuou.
Com o nível baixo do manancial ainda há prejuízo à navegação, aumento no número de afogamento e o problema de abastecimento em Rio Branco que pode ficar comprometido uma vez que a captação ocorre em uma área de barranco.
Comentários
Cotidiano
Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá
A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.
A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.
Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher
Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.
Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.
Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.
Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.
Comentários
Cotidiano
Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro
Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.
Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.
Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.
“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.
Você precisa fazer login para comentar.