Acre
Nicolau sugere emenda de bancada para acelerar obras: “BR ruim trava o Acre”

Foto: Sérgio Vale
Durante o segundo dia da segunda edição da Caravana pela BR-364, realizada em Cruzeiro do Sul, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado estadual Nicolau Junior (Progressistas), reforçou o apelo ao Governo Federal que priorize a recuperação da principal rodovia do estado. Em entrevista ao programa Boa Conversa – Edição BR-364, o parlamentar destacou nesta sexta-feira, 06, a importância da carta de intenções que será enviada às autoridades e reiterou a necessidade de união política em torno do tema.
“Daqui a pouco vai ser lida essa carta de intenção, que é justamente pedir esse socorro ao Governo Federal com alguns pontos importantes. Daqui a pouco todo mundo vai ter conhecimento, mas é uma carta que vai ser direcionada para todos os parlamentares estaduais, federais e também para os prefeitos, porque se puder modificar alguma coisinha, então a gente está deixando em aberto ainda, mas os pontos principais já estão na carta”, explicou.
Nicolau Júnior enfatizou que a mobilização em torno da BR-364 vai além de bandeiras partidárias e busca dar voz a toda a sociedade, que sofre com os impactos diretos de uma estrada em más condições.
“É justamente isso: pedindo socorro. A BR-364 é a estrada mais importante e a obra mais importante do nosso Acre. Por isso que a gente fez essa caravana, juntou toda a classe política e estamos aqui agora, em Cruzeiro do Sul, com esse ato maravilhoso aqui, que a gente possa dar oportunidade para os prefeitos falarem, para todos os deputados estaduais, para a sociedade que está aqui também”, afirmou.
O deputado ressaltou que as más condições da rodovia têm reflexos diretos no custo de vida e no desenvolvimento da região. “Muita gente sofre, porque muita gente está pagando um preço mais caro para sobreviver, para comprar um remédio, para poder ter oportunidade de sair daqui para fazer um tratamento, para a gente poder trazer o turismo também para a nossa região. Então, assim, uma BR ruim, fica muito mais difícil você trabalhar no desenvolvimento dessa nossa região aqui, não só dessa região, do Acre, porque essa BR consegue fazer a conexão e esse intermédio e essa comunicação no Acre todo”, acrescentou.
Questionado sobre a proposta do senador Sérgio Petecão, que sugeriu a destinação de R$ 20 milhões anuais por parlamentar federal para acelerar as obras da BR-364, Nicolau Junior concordou que o caminho passa também por um esforço da própria bancada.
“Com certeza, Marcão, tem as emendas de bancada, sempre eu coloco. Sempre eu coloco: o Acre tem a mesma quantidade de deputados federais e senadores que o Amazonas, que tem quase 7 milhões de pessoas, e o Acre não chega a 1 milhão. Então, se a gente se organizar, se a bancada federal junto com os senadores se organizar e frisar em obras importantes para o desenvolvimento do Acre, a BR-364 é uma delas, pode ter certeza que todo ano, com um pouco de cada deputado federal e senador, a gente vai conseguir terminar essa obra, como outras obras importantes”, argumentou.
Para o presidente da Aleac, o momento é propício para uma ação conjunta e estratégica. “A gente está tendo uma oportunidade única no Acre, com a mesma bancada, com estados maiores e com o mesmo recurso. É só organizar, fazer o planejamento e focar nas obras mais importantes para o Acre”, finalizou.
Comentários
Acre
UBS Gildo Ferreira realiza ação em alusão ao Janeiro Branco e Roxo em Assis Brasil
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da UBS Gildo Ferreira, realizou na manhã desta segunda-feira(26) uma importante ação em alusão às campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo, reforçando o cuidado com a saúde mental e a prevenção e combate à hanseníase.
A iniciativa contou com palestras educativas voltadas à conscientização da população sobre a importância do cuidado emocional, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Durante a ação, também foram ofertados testes rápidos, consultas médicas, além de um café da manhã para os participantes, promovendo acolhimento e bem-estar à comunidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Silvani Klaumann, ações como essa fortalecem a atenção básica e aproximam os serviços de saúde da população, ampliando o acesso à informação, à prevenção e ao cuidado integral.
A Prefeitura de Assis Brasil segue comprometida com a promoção da saúde e a realização de atividades que contribuam para a qualidade de vida dos cidadãos.
Comentários
Acre
Aprovados no concurso público do Detran são convocados para posse
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Administração (Sead), publicou no Diário Oficial (DOE) desta segunda-feira, 26, o edital de convocação para a posse de 91 novos servidores no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC). Os aprovados serão lotados em Rio Branco e mais nove cidades do interior, onde o órgão possui representações.

As cerimônias de posse serão realizadas de maneira simultânea na capital e em Cruzeiro do Sul, no dia 9 de fevereiro, a partir das 16 horas. Os convocados para Rio Branco, Brasileia, Plácido de Castro, Acrelândia e Senador Guiomard tomarão posse na sede da autarquia, localizada na Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera.
Já a posse dos servidores que serão lotados em Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá será efetuada na 1º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada na Avenida Copacabana, nº 658, bairro Floresta, em Cruzeiro do Sul.
Todos os convocados devem se apresentar nos locais de posse pelo menos 30 minutos antes do início do evento, para a realização de procedimentos necessários. Os interessados em obter outras informações sobre o concurso, podem entrar em contato com o Detran pelo telefone (68) 3215-4160/4161.
The post Aprovados no concurso público do Detran são convocados para posse appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Mesmo com queda, Brasil é o país que mais mata trans e travestis

O 9º Dossiê: Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras foi publicado, nesta segunda-feira (26/1), pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), com dados inéditos de 2025 sobre a violência contra este público no Brasil.
Segundo o documento, no ano passado, foram registrados 80 assassinatos. A região com o maior número de mortes foi o Nordeste, com 38 casos; seguido por Sudeste, com 17.
Ceará e Minas Gerais, com oito mortes cada, foram os estados com o maior índice.
A maioria das vítimas são travesti e mulher trans, com idade média entre 18 e 35 anos, das raças negra e parda.
Com relação ao dossiê da Antra divulgado no ano passado, com dados sobre 2024, houve queda de 34% na quantidade de mortes – já que, naquela ocasião, foram registrados 122 assassinatos.
Mesmo com a queda, o Brasil continua como o primeiro do mundo no índice – posição que ocupa há 17 anos, segundo dados do próprio governo federal.
Houve aumento, porém, no número de tentativas de homicídio. De acordo com a Antra, isso demonstra que “a redução numérica observada não corresponde a uma melhora substantiva do cenário de violência no Brasil”.
Em sua análise, o relatório menciona o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “mantém uma agenda sistemática de perseguição e criminalização da existência de pessoas trans” e cita, como exemplo, a alteração sem consentimento pelo consulado norte-americano dos marcadores de gênero nos documentos oficiais brasileiros das deputadas trans do país, Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSL-SP).
O fundo de financiamento milionário para entidades que desejam atuar juridicamente contra os direitos trans, da famosa escritora JK Rowling, também foi lembrado pela Antra. Acesse o dossiê completo aqui.
A associação produz os dossiês desde 2017.
“Trabalhamos com informações públicas, que foram compiladas por meio da divulgação de casos publicados na mídia que podem ser encontrados em diversos mecanismos de buscas. A pesquisa publicada pela Antra é acompanhada pelo comitê de ética da instituição e conta com a participação de pesquisadores e experts de diversas áreas, além das instituições que apoiam a publicação”, explica.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL








Você precisa fazer login para comentar.