Cotidiano
Município de Xapuri recebe apoio do governo com foco na regularização ambiental durante ação da Justiça Itinerante
A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com a participação ativa de diversas outras instituições

Imac leva serviços de licenciamento para a ação. O mutirão ocorre das 8h às 18h, no município de Xapuri, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Divina Providência Foto: cedida
O governo do Acre, por meio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema), leva serviços voltados à regularização ambiental de imóveis rurais e de licenciamento ambiental, de 23 a 26, em mais uma edição da Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal 2025.
O mutirão ocorre das 8h às 18h, no município de Xapuri, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Divina Providência. A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com a participação ativa de diversas outras instituições.
A engenheira florestal e assistente da Presidência do Imac Ana Paula Souza ressaltou que a participação do Imac junto à Justiça Itinerante é fundamental para oportunizar à sociedade civil informações necessárias para regularização ambiental de imóveis rurais, de atividades que necessitem de licenciamento ambiental ou dispensadas de licenciamento.
“Estamos com foco nas ações de licenciamento ambiental e também com nossa equipe da Divisão de Educação Ambiental que leva à população das zonas rural e urbana ações de sensibilização quanto ao uso racional de um bem de uso comum, que é o meio ambiente”, disse.

Produtores rurais podem fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Foto: cedida
O chefe do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), ligado à Sema, Cláudio Cavalcante, falou que participar de um evento como esse, que tem vários serviços integrados, é de grande importância e que quem ganha é a população.
“Tem uma ampla mobilização. Estamos oferecendo serviços ao produtor, de apoio à regularização ambiental, e ele pode buscar ver a questão de alguns documentos, já que está ao lado da sala do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária]. O produtor consegue em um único lugar ter vários atendimentos. É uma oportunidade importante para alcançar mais produtores rurais, para terem seus imóveis regularizados e suas atividades”, reforçou.
Entre os serviços oferecidos pela Sema estão:
- Apoio à inscrição e retificação de informações no Cadastro Ambiental Rural (CAR);
- Abertura de requerimento para análise prioritária do CAR;
- Assinatura de Termo de Compromisso Ambiental (TCA);
- Apoio à adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), com foco na regularização de passivos ambientais.
O Imac participa prestando atendimento e orientações técnicas sobre licenciamento ambiental, incluindo:
- Requisitos e documentação necessária;
- Procedimentos para autorizações e obtenção de licenças ambientais;
- Esclarecimentos sobre as etapas do processo de licenciamento.
A atividade representa uma oportunidade concreta para que os produtores rurais regularizem sua situação ambiental, tenham acesso à informação técnica e fortaleçam práticas sustentáveis em suas propriedades.

Equipes da Sema e do Imac participam da ação. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.