Cotidiano
MPAC entra na Justiça para obrigar Estado a instalar Instituto Médico Legal em Tarauacá
Ação Civil Pública destaca que falta de IML obriga deslocamento de corpos para Cruzeiro do Sul e expõe vítimas de violência a exames inadequados em hospital; Justiça deu 10 dias para o Estado se manifestar

Segundo a ação, a instalação do IML é necessária para assegurar condições técnicas adequadas, garantir atendimento humanizado e preservar direitos fundamentais da população. Foto: captada
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) ajuizou uma Ação Civil Pública requerendo a instalação de um Instituto Médico Legal (IML) no município de Tarauacá. A iniciativa, da Promotoria de Justiça Cível local, aponta que a ausência da estrutura pericial tem causado graves problemas aos serviços públicos e à população da região.
Atualmente, os exames de necrópsia de Tarauacá só podem ser realizados em Cruzeiro do Sul, o que força o transporte de corpos por longas distâncias, aumentando custos e prolongando o sofrimento das famílias antes do sepultamento. Além disso, exames de corpo de delito são feitos por médicos plantonistas do hospital local, desviando-os do atendimento regular e criando situações de risco, como a circulação de pessoas custodiadas dentro do ambiente hospitalar.
A ação destaca que vítimas de violência, sobretudo mulheres, crianças e adolescentes, são submetidas a exames periciais sem estrutura adequada e sem a especialização necessária. Segundo o MPAC, a implantação do IML é essencial para assegurar condições técnicas, garantir um atendimento humanizado e preservar direitos fundamentais.
O MPAC informou que já havia recomendado a implantação do instituto ao Estado em 2023, sem resultado. Agora, na ação, pede em tutela de urgência que o Estado apresente um plano de ação para instalação do IML e adote medidas provisórias para estruturar o atendimento pericial em Tarauacá.
O Poder Judiciário determinou que o Estado do Acre se manifeste sobre o pedido de urgência no prazo de dez dias.
Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.
Comentários
Cotidiano
Fafs confirma final do Campeonato Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Foto Paulo Chaves: Quinari e Brasileia empataram o primeiro jogo em Senador Guiomard
O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) confirmou para sábado, 27, às 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, a decisão do Campeonato Estadual de Futsal da Série A entre Brasileia e Quinari. O primeiro jogo entre as duas equipes, em Senador Guiomard, terminou empatado por 4 a 4 e por isso quem vencer a segunda partida fica com o título e a vaga do Acre na Taça Brasil de 2026.
“Fechamos todos os detalhes para a final. A partida decide o título mais importante e fecha a temporada”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
Sem mudanças em 2026
Segundo Rafael do Vale, existe a intenção de realizar ajustes no regulamento do Estadual para 2026.
“Permitimos muitas mudanças nas datas dos jogos e isso aumentou o prazo de realização da Série A. Tínhamos planejado fechar a competição no fim de outubro e essas alterações precisam ser reavaliadas”, explicou o dirigente.

Você precisa fazer login para comentar.