Cotidiano
MP pede que Aécio devolva R$ 11,5 milhões aos cofres públicos de Minas
O Ministério Público de Minas Gerais entrou com uma Ação Civil Pública na qual pede que o atual senador e ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) devolva cerca de R$ 11,5 milhões aos cofres públicos.
O valor se refere ao uso, sem comprovação de interesse público, de aeronaves oficiais do estado em 1.337 voos para as cidades do Rio de Janeiro, Cláudio (MG) e outros municípios. Além do ressarcimento, a ação do MP pede a indisponibilidade de bens do tucano.
De acordo com o MP, o então governador de Minas realizou 1.424 deslocamentos aéreos entre janeiro de 2003 e março de 2010, quando deixou o cargo para concorrer ao Senado. Destes, apenas 87 tiveram justificativa. Os demais foram feitos para transporte de passageiros que não foram identificados no momento dos voos.
“A circunstância, por si só, não se harmoniza com a alegação, encetada pela defesa na fase inquisitiva, de que a finalidade dos voos tinha o objetivo de garantir a segurança do requerido na qualidade de então chefe do Executivo”, diz trecho da ação.
O MP afirma que a prática configura ato de improbidade administrativa que importa enriquecimento ilícito.
Na cidade de Cláudio, que recebeu 116 dos voos do ex-governador questionados pelo MP, está um aeroporto que foi construído dentro de uma fazenda de um parente do tucano. O local, descoberto por reportagem da Folha em julho de 2014, abalou a candidatura de Aécio à Presidência naquele ano.
Aécio foi eleito deputado federal na última eleição e passará do Senado para a Câmara em 2019.
Por meio de nota de sua assessoria, Aécio “considera incompreensível a relação de voos questionados pelo Ministério Público, que contém praticamente todos os voos realizados ao longo de oito anos e, segundo a qual, nem o governador nem os secretários de Estado poderiam utilizar aeronaves para deslocamentos oficiais”.
O senador também afirmou que “lamentavelmente não foi sequer solicitado ao senador que apresentasse as razões dos voos, o que poderia ter evitado a compreensão equivocada dos fatos.”
“Será comprovada a legalidade e correção de todos os voos realizados”, finaliza a nota.
Por Folhapress
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Rio Branco amplia acesso a serviços públicos online

Foto: Jardy Lopes/Ac24horas
A Prefeitura de Rio Branco publicou o Decreto nº 1.714, que regulamenta nesta segunda-feira, 05, no âmbito municipal a Lei Federal nº 14.129/2021, conhecida como Lei do Governo Digital. A medida tem como objetivo modernizar os serviços públicos, ampliar a digitalização dos processos e garantir mais acessibilidade e eficiência no atendimento ao cidadão.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Tião Bocalom, todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Municipal deverão adaptar seus serviços e informações às novas diretrizes de governo digital. Entre os pilares da nova política estão a ampliação dos serviços digitais, a aproximação entre a gestão pública e a população e o uso de tecnologia como ferramenta de inclusão social.
O decreto também estabelece que as plataformas digitais da Prefeitura, como o Portal do Cidadão e o Portal da Transparência, deverão reunir, de forma unificada, as informações e serviços disponíveis à população, com atualização contínua. A linguagem usada nos canais digitais deverá ser simples e clara, e sempre que possível, os cidadãos poderão fazer solicitações de forma totalmente eletrônica.
Além disso, a nova regulamentação assegura aos usuários direitos como gratuidade no acesso às plataformas, padronização de formulários e guias digitais, além de emissão de protocolos para qualquer solicitação realizada.
Entre os principais instrumentos do Governo Digital de Rio Branco estão a Nota Fiscal Eletrônica, o programa “Conecta Rio Branco”, os processos e assinaturas eletrônicos e as ações de inclusão digital tanto para os cidadãos quanto para os servidores públicos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia da Informação (SDTI) será a responsável por coordenar a estratégia e a governança do Governo Digital na capital, podendo expedir normas complementares para viabilizar a implementação.
Comentários
Cotidiano
Acreanas participam do World Teacher Games 2025 na França

Foto PHD: Iranilda e Marleide realizam trabalhos importantes no esporte escolar
As acreanas de Cruzeiro do Sul, Iranilda Reis e Marleide Borges, representam o Brasil nos Jogos Mundiais dos Professores (World Teacher Games 2025). O evento será promovido pela Federação Internacional do Esporte Escolar até o próximo dia 10 na França.
Iranilda Reis
Iranilda Reis foi escolhida pela Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) para representar o Estado nos Jogos Mundiais. A professora de Educação Física trabalha no Colégio Militar Dom Pedro, em Cruzeiro do Sul.
“Essa é uma grande oportunidade de representar meu Estado e de poder aprender ao lado de mestres da Educação Física. Minha eterna gratidão à FADE por essa oportunidade”, declarou a professora Iranilda.
Acreana no Amazonas
A professora Marleide Borges deixou o Acre ainda jovem e tornou-se um atleta de alto rendimento em Manaus, no Amazonas, por onde disputou grandes eventos nacionais e internacionais.
Marleide Borges é ex-presidente da Federação Amazonense de Atletismo, professora da rede pública e coordena um projeto para descobrir talentos.
“O Acre está no meu coração. É uma honra representar o Amazonas e o Brasil ao lado de uma outra acreana”, comentou Marleide Borges.
Comentários
Cotidiano
Elenco do Humaitá fecha preparação com um treino de bolas paradas

Foto Glauber Lima: Kinho Brito quer o Humaitá lutando pelo título
O elenco do Humaitá fecha nesta segunda, 5, no campo do Airton, a preparação para a estreia no Campeonato Estadual Sub-20. O Tourão enfrenta o Vasco nesta terça, 6, a partir das 15 horas, no Florestão.
“Fizemos um bom período de preparação e vamos realizar esse treino de bolas paradas para fechar. Nossa meta é a conquista do título, mas a competição vai ser difícil”, avaliou o técnico Kinho Brito.
Atuaram no profissional
Os volantes Vinícius e Rodrigo Lamar e o atacante Alê Júnior atuaram na derrota para o Independência por 3 a 1 nesse domingo, 4, na Arena da Floresta, pelo Campeonato Brasileiro da Série D, voltam ao Sub-20.
“Os garotos da base serão utilizados no profissional essa mudança será constante durante as duas competições”, explicou o treinador.