Conecte-se conosco

Flash

MP-AC questiona Iapen sobre segurança e quem monitorava câmeras de presídio durante fuga em massa

Publicado

em

MP-AC acompanha processos instaurados para investigar as duas fugas registradas no FOC em uma semana.

Complexo Prisional Francisco d’Oliveira Conde (FOC). Sérgio Vale

Por Aline Vieira, Jornal do Acre 2ª Edição — Rio Branco

Após duas fugas registradas em uma semana no Complexo Prisional Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, o Ministério Público do Acre (MP-AC) investiga se houve falha na segurança da unidade e o trabalho dos policiais que estavam nos plantões. Em apenas uma dessas fugas, 26 presos de uma mesma facção escaparam do complexo pulando dois muros.

Sete detentos que participaram da fuga em massa, na segunda-feira (20), já foram recapturados, e 19 seguem foragidos.

A primeira fuga registrada no complexo em 2020 ocorreu no último dia 13, quando quatro presos do pavilhão P do FOC quebraram o alambrado, que fica ao redor do pavilhão, e deixaram a unidade. Nenhum deles foi capturado até o momento.

Em entrevista à Rede Amazônica Acre, o promotor Tales Tranin, da 4ª Promotoria Criminal de Execução Penal e Fiscalização de Presídio e também da Promotoria de Segurança Pública, disse que abriu um procedimento administrativo para investigar as fugas. O MP-AC apura também se houve facilitação de servidores.

Promotor Tales Tranin acompanha investigações das polícias Civil, Militar e do Iapen-AC — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Tranin quer esclarecer se havia alguém na sala de monitoramento do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) de olho nas imagens das câmeras, se os servidores responsáveis pela segurança no perímetro do muro estavam na guarita e se os policiais penais dos pavilhões não ouviram quando os presos quebravam a parede das celas a marretadas e fugiram.

“Já houve aquela fuga no dia 13, que foi feito aquele buraco daquele tamanho em um pavilhão onde não há ventilador, televisão e nenhum barulho interno que podia disfarçar as marretadas que foram dadas nas paredes e ninguém escutou. Então, isso é uma coisa que achamos meio estranho”, reafirmou.

O diretor-presidente do Iapen-AC, Lucas Gomes, disse que o instituto e a Polícia Militar instauraram procedimento administrativo para investigar as fugas.

“A Polícia Civil conduz inquérito também para buscar uma solução para o caso”, resumiu.

Na primeira fuga do ano, sensor de presença foi desligado

O promotor disse também que já foi apurado que durante a primeira fuga, no Pavilhão P, o sensor de presença do complexo não estava funcionando. Quando soube disso, ele revelou que enviou um ofício ao Iapen-AC exigindo uma apuração séria e rígida.

“Depois de uma semana houve essa fuga em massa. Então, cadê a pessoa que estava na guarita? Os policiais penais estavam no pavilhão no momento? Existe no Iapen uma sala onde se monitora as imagens, a pessoa estava olhando na hora?”, questionou.

Ainda segundo Tranin, os esclarecimentos vão começar na segunda (27), quando a Polícia Civil do Acre inicia as oitivas das investigações. Além disso, a corregedoria da Polícia Militar apura a conduta dos policiais que estavam no local.

Presos do pavilhão P fugiram por um buraco feito na parede de uma das celas do Complexo Penitenciário de Rio Branco — Foto: Divulgação/Iapen-AC

“Estamos no acompanhamento das investigações da Polícia Civil e do Iapen. Na corregedoria do Iapen as investigações já começaram, com ajuntado de documentos, imagens e as oitivas vão começar a partir de segunda. A corregedoria da PM também já ouviu os militares envolvidos, então, vou solicitar também essas oitivas que já foram realizadas”, acrescentou.

O promotor garantiu que vai apurar tudo de maneira mais rápida possível para dar uma resposta à sociedade. Segundo ele, no máximo em dez dias o Iapen-AC deve concluir as investigações.

“O que não podemos permitir é que isso continue acontecendo dessa forma. Todo processo tem um preço, é todo um aparato que custa dinheiro para depois os presos saírem assim e fazer crimes na ruas e deixar a população aterrorizada como aconteceu na segunda [20]”, concluiu.

Visita íntima suspensa

Após a fuga em massa, a visita íntima que deveria ocorrer na quarta-feira (22) foi suspensa no Complexo Prisional Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco.

Em nota, o Iapen afirmou que a suspensão da visita é parte das ações e procedimentos que são feitos nas unidades para evitar novas fugas e garantir a segurança. A visita íntima foi suspensa apenas no FOC, onde ocorreu a fuga. Nas demais unidades prisionais do estado a visita foi mantida.

Crítica Asmac

A Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) fez duras críticas à Segurança Pública do Acre. A nota foi uma resposta às declarações da cúpula da Secretaria de Segurança, que teria acusado o Poder Judiciário pela grave crise na segurança.

O primeiro a ser recapturado foi Adalcimar Oliveira de Almeida, logo após a fuga. Os outros cinco foram presos novamente no dia seguinte e na madrugada de terça, localizados na BR-364 e nas proximidades do presídio, no bairro Custódio Freira.

Seis presos foram recapturados após fuga de penitenciária no Acre

Presos recapturados do Complexo Penitenciário Francisco d’Oliveira Conde, no Acre; Adalcimar Oliveira de Almeida não teve imagem divulgada – Divulgação/Iapen-AC

O Iapen-AC (Instituto de Administração Penitenciária do Acre) confirmou na última terça-feira (21) que seis dos 26 presos fugitivos do Complexo Penitenciário Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco, foram recapturados pela polícia.

Segundo a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública, os detentos escaparam na madrugada de segunda (20) por um buraco aberto na parede de uma cela do pavilhão L. Após acessar o pátio, o grupo usou cordas improvisadas com lençóis para escalar o muro do estabelecimento penal.

Os nomes dos detentos recapturados são: Marcos da Costa Ferreira, Vagner Tércio de Moura, Anderson da Silva Velasquez, Francisco dos Santos Coimbra e Adam Smith Oliveira da Silva. Os outros 20 fugitivos seguem foragidos.

Presos que fugiram no último dia 13 do FOC:

  1. Thiago ferreira de Araújo
  2. Samuel da Silva Souza
  3. Gabriel Monteiro Mapeano
  4. Jeferson Jesus de Castro

Presos que fugiram do FOC no último dia 13 e não foram recapturados até o momento — Foto: Divulgação/Iapen-AC

Preso que seguem foragidos após fuga em massa:

  1. Francisco Santos Braga
  2. Rogério Furtado dos Santos
  3. Ariclene Firmiano da Silva
  4. Dheyci de Angelo Lima e Lima
  5. Aloísio Lucas Mesquita
  6. Mirleson Nascimento da Silva
  7. Saymon Wallace Fonseca do Nascimento
  8. Valber de Aguiar Morais
  9. Anderson de Souza Alves
  10. Raimundo Nonato dos Santos Fonseca
  11. Jaciel Batista do Nascimento
  12. Wellington de Souza Lima
  13. Lucas Souza da Silva
  14. Joel Menezes de Queiroz
  15. Francisane Rocha Ribeiro
  16. Ronicley Ribeiro da Silva
  17. José Valdenes Viana da Silva
  18. Gerilto Caetano da Silva
  19. Sebastião Weverton Lima de França

Dezenove presos seguem foragidos após fuga em massa — Foto: Divulgação/Iapen-AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia

Publicado

em

O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov

Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.

Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov

Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.

A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Publicado

em

O objetivo é realizar obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas de Rio Branco, com investimentos que ultrapassam os R$ 40 milhões, provenientes de emenda parlamentar

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e o senador Márcio Bittar participaram na manhã desta quinta-feira (4), de uma reunião no Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), onde anunciaram uma importante parceria entre a gestão municipal e o governo estadual. O objetivo é realizar obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da capital, com investimentos que ultrapassam os R$ 40 milhões, provenientes de emenda parlamentar.

O objetivo é realizar obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da capital, com investimentos que ultrapassam os R$ 40 milhões, provenientes de emenda parlamentar. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A parceria foi detalhada pelo senador Márcio Bittar, que destacou a importância da colaboração entre as esferas estadual e municipal. Segundo ele, cerca de 40 quilômetros de asfalto serão recuperados dentro de Rio Branco, o que melhorará significativamente a mobilidade urbana da cidade.

“O prefeito vai poder, junto com a Sula, recapear uns 40 quilômetros de asfalto dentro de Rio Branco. A vantagem é que eu sei que a emenda vem pra cá e, nessa parceria, ela será executada. E é isso que me satisfaz”, afirmou Bittar, destacando a eficiência do projeto.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom aproveitou a ocasião para agradecer ao senador Márcio Bittar pelo apoio contínuo à cidade e evidenciou a necessidade urgente de melhorar a infraestrutura urbana. Segundo Bocalom, grande parte do asfalto da capital está em condições precárias, seja por ser antigo ou por ter sido mal executado no passado, o que exige uma intervenção especializada.

“A nossa cidade está se preparando cada dia mais, com viadutos e outras obras e precisamos recapear essas ruas”, declarou o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Eu sempre tenho dito que os nossos asfaltos são velhos e os que não são velhos, foram muito mal feitos. Então, precisa de um tratamento especial, ou seja, tem que recapear, como já fizemos com a Rio de Janeiro e a Minas Gerais. A nossa cidade está se preparando cada dia mais, com viadutos e outras obras, e precisamos recapear essas ruas para que possamos liberar a Emurb para ir para os bairros, tapar buracos e realizar melhorias nas ruas do bairro”, declarou o prefeito.

Sula Ximenes, diretora-presidente do Deracre, confirmou que a parceria já está consolidada, com o governo estadual pronto para iniciar as obras. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Sula Ximenes, diretora-presidente do Deracre, confirmou que a parceria já está consolidada, com o governo estadual pronto para iniciar as obras assim que os processos forem concluídos. Ela destacou a confiança no trabalho realizado pelo governo estadual e pela equipe do Deracre.

“Sim, é uma parceria consolidada. O governo do estado agradece ao senador Márcio Bittar pela confiança que tem no governo, no Deracre, e nós estamos aqui prontos para executar”, frisou Ximenes.

Cid Ferreira reforçou que o projeto é uma excelente oportunidade para melhorar a mobilidade urbana na cidade, especialmente em áreas que mais precisam de atenção. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O secretário de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira, também esteve presente e afirmou que a prefeitura já realizou o levantamento das ruas que receberão o recapeamento.

Ele reforçou que o projeto é uma excelente oportunidade para melhorar a mobilidade urbana na cidade, especialmente em áreas que mais precisam de atenção. “Com toda certeza, é mais uma emenda que vem para potencializar a mobilidade urbana na nossa cidade”, assegurou Cid Ferreira.

As obras de recapeamento devem começar no início do próximo ano e são esperadas para trazer um grande impacto na melhoria das condições de tráfego nas principais vias de Rio Branco, proporcionando mais conforto e segurança aos motoristas e pedestres.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Publicado

em

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.

O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.

De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.

Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.

Comentários

Continue lendo