Conecte-se conosco

Cotidiano

MP abre Inquérito para suposta negligência médica na morte de recém nascido em Tarauacá

Publicado

em

Nos autos do processo, a mãe da criança Daiane de Souza Castro, verificou que sua filha recém-nascida veio a óbito 20 minutos após o parto;

Newborn baby lies on its back surrounded by blankets in hospital bassinet with only its feet and ankle tracking bracelet in focus, photographed with shallow depth of field allowing for ad space.

SAIMO MARTINS

A Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá, representada pela promotora Manuela Farhat, decidiu instaurar um inquérito civil nº 15/2020, para apurar suposta negligência médica que ocasionou a morte de uma criança recém nascida no município de Tarauacá, no interior do Acre.

A abertura do inquérito civil foi publicada na edição do Diário Eletrônico de segunda-feira (25). Nos autos do processo, a mãe da criança Daiane de Souza Castro, verificou que sua filha recém-nascida veio a óbito 20 minutos após o parto por malformação do coração.

No entanto, a reclamação é de que durante o período de gestação, a mãe teria realizado o pré-natal regularmente e nunca teria sido informada de tal problema na unidade de saúde da região, o que a fez acreditar em suposta negligência médica, motivo pelo qual requereu apuração.

O órgão controlador enviou expediente à Gestão da Maternidade Ethel Muriel Geddis, o qual foi respondido por meio do Ofício n. 094-2020, no qual constam as devidas explicações, porém, em termos técnicos.

*Resolve instaurar Inquérito Civil a fim de investigar os fatos acima narrados. Que seja juntada aos autos do presente Inquérito civil. Que seja requerida diligência junto ao NAT, via SGED, com atuação na área da saúde, a fim de analisar a documentação encaminhada pela Diretora da Maternidade local, a fim de constatar se de fato ocorreu ou não erro médico”, diz trecho do procedimento.

Se porventura, for constatado erro médico, a promotora destacou que serão tomadas todas as medidas necessárias para promover a coleta de elementos de informação, realizando-se todas as diligências indispensáveis à instrução deste procedimento investigatório civil.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

CBF amplia Série D para 96 clubes a partir de 2026 e Acre terá três representantes

Publicado

em

Competição passa a oferecer seis acessos à Série C e mantém 24 datas no calendário nacional

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário do futebol nacional com mudanças significativas nas competições organizadas pela entidade. Entre as principais alterações está a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro, que a partir de 2026 passará de 64 para 96 clubes, além do aumento no número de acessos: seis equipes conquistarão vaga na Série C.

A reformulação beneficia diretamente os clubes que avançaram à segunda fase da Série D desta temporada. Como quatro dessas equipes — Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira — já garantiram o acesso, a CBF optou por redistribuir as vagas remanescentes, concedendo quatro vagas extras às federações, com base no Ranking Nacional de Federações, que será divulgado ao final do ano.

Outra novidade é a adoção do Ranking Nacional de Clubes (RNC) como um dos critérios para a definição das vagas na competição. Apesar do aumento expressivo no número de participantes, a Série D manterá o mesmo número de datas, totalizando 24 jogos no calendário.

Com as mudanças, o Acre terá três representantes na Série D de 2026. Pelos critérios de desempenho nos campeonatos estaduais e copas regionais, Independência-AC e Galvez já estão garantidos. A vaga via Ranking Nacional de Clubes ficará com o Humaitá, atualmente o clube acreano mais bem posicionado no ranking da CBF.

A Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 está prevista para começar no dia 5 de abril e seguirá até 13 de setembro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Chuvas intensas provocam alagamentos em ruas de Rio Branco e deixam capital em estado de atenção

Publicado

em

Volume de precipitação já ultrapassa 70 mm e afeta vias importantes, como a Avenida Maria José de Oliveira

As fortes chuvas que atingem Rio Branco desde a noite de quinta-feira (25) continuam causando transtornos à população. Além da elevação do nível do Rio Acre e de outros mananciais da bacia, as precipitações já provocam alagamentos em diversas ruas da capital, incluindo a Avenida Maria José de Oliveira, principal via do bairro Universitário.

Imagens divulgadas por internautas nas redes sociais mostram a avenida tomada pela água, o que dificulta a passagem de veículos e o deslocamento de moradores da região.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (26), o volume de chuva já ultrapassa 70 milímetros em Rio Branco. Segundo ele, a previsão indica a continuidade das chuvas ao longo do dia, mantendo o município em estado de atenção para a possibilidade de novos alagamentos.

A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a evitar áreas de risco e a acionar os órgãos competentes em caso de emergência.

Comentários

Continue lendo