Geral
Motociclista e passageira ficam feridos após colisão com boi na AC-10, em Rio Branco

Um acidente envolvendo uma motocicleta e um boi foi registrado na noite desta terça-feira (14), no km 20 da rodovia AC-10, estrada que liga Rio Branco ao município de Porto Acre. Duas pessoas ficaram feridas e precisaram ser encaminhadas ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.
De acordo com informações, o condutor da motocicleta Yamaha YBR, de cor preta, Clemilton Alencar, de 21 anos, trafegava no sentido zona rural–zona urbana, levando na garupa Raimunda Doralice Gomes de Alencar, de 53 anos, quando o animal atravessou repentinamente a pista. O motociclista não conseguiu desviar e acabou colidindo com o boi, provocando a queda dos dois ocupantes.
A Polícia Militar foi acionada e entrou em contato com a base de Porto Acre e o SAMU em Rio Branco. No momento do atendimento, uma ambulância do SAMU passava pela rodovia e foi interceptada pelos militares, que solicitaram apoio imediato. Os socorristas realizaram os primeiros atendimentos no local e conduziram as vítimas ao hospital.

Raimunda foi encaminhada ao Setor de Traumatologia, apresentando dor torácica, lombalgia, cervicalgia e escoriações no braço esquerdo. Já Clemilton sofreu cortes no supercílio esquerdo, no braço direito e no joelho esquerdo, além de queixas de dor na cervical e lombar. Ambos permanecem em estado de saúde estável.
O animal sobreviveu e não apresentou ferimentos graves.
O caso serve de alerta aos motoristas que trafegam pela AC-10, especialmente durante a noite, devido à presença frequente de animais soltos na pista, o que aumenta o risco de acidentes graves.
Comentários
Geral
Rio Acre chega a 14,99 metros e segue acima da cota de transbordo na capital

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre atingiu 14,99 metros na medição realizada às 5h20 deste sábado, 31, em Rio Branco, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. Com isso, o manancial permanece acima da cota de transbordo, que é de 14,00 metros, mantendo a capital em situação de atenção.
De acordo com o informativo, nas últimas 24 horas foi registrado acumulado de chuva de 0,40 milímetro, volume considerado baixo, mas que não impediu a manutenção do nível elevado do rio. A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, também segue ultrapassada.
Comentários
Geral
Rio Juruá transborda pela segunda vez no ano em Cruzeiro do Sul
Nível chegou a 13,07 metros neste sábado (31), superando a cota de transbordamento; Defesa Civil coloca Plano de Contingência em prática, mas não há famílias desalojadas.

Foto: Cedida
O Rio Juruá transbordou pela segunda vez em 2026 no município de Cruzeiro do Sul. Na manhã deste sábado (31), o nível do manancial atingiu 13,07 metros, ultrapassando em 7 centímetros a cota de transbordamento estabelecida para a cidade. Até o momento, não houve necessidade de retirada de famílias de suas residências.
Com o rio acima da cota, a Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros iniciaram a execução do Plano de Contingência. De acordo com Júnior Damaceno, o objetivo é garantir rapidez na resposta caso a situação se agrave de forma repentina.
“Nesse nível, a gente já deixa tudo preparado para, caso a situação evolua de forma mais rápida, podermos dar uma resposta imediata. O plano de ação serve justamente para ampliar o apoio às pessoas que estão sofrendo com a alagação”, explicou Damaceno.
Se houver necessidade de remoção de moradores, quatro escolas já estão definidas como os primeiros pontos de acolhimento: a Escola Marcelino Champagnat, no bairro João Alves; a Escola Padre Arnoldo, na Cohab; a Escola Thaumaturgo de Azevedo, no bairro do Alumínio; e a Escola Corazita Negreiros, no bairro Telégrafo.
No último dia 17, o Rio Juruá havia transbordado pela primeira vez no ano, atingindo 11 bairros, 12 comunidades rurais e quatro vilas. Segundo a Defesa Civil, a retirada de famílias costuma ocorrer de forma efetiva quando o nível do rio alcança a marca de 13,70 metros.
Comentários
Geral
Governo do Acre e Impact Hub Manaus apresentam mapeamento sobre a bioeconomia e inovação no Acre
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Impact Hub Manaus apresentaram na última quinta-feira, 29, o mapeamento completo relativo à estruturação do ecossistema de bioeconomia e inovação no Acre. Realizado a partir das ações do Projeto Ecoam, o estudo apresentado na sede da Federação das Indústrias (Fieac), em Rio Branco, reúne milhares de dados, conexões institucionais e identificação de atores que atuam no estado.
A ideia é ampliar a articulação entre setor produtivo, pesquisa e políticas públicas. O encontro reuniu representantes de diversas instituições, técnicos e lideranças ligadas aos temas. O levantamento técnico contribui para organizar informações estratégicas sobre cadeias produtivas, iniciativas locais e ambientes de inovação ligados às duas áreas. A proposta é transformar os dados coletados em um banco de inteligência estruturada para orientar decisões, investimentos e ações do governo.

Dados do mapeamento fazem parte do Projeto Ecoam. Foto: cedida
O material também favorece a integração entre projetos já existentes que estão em pleno desenvolvimento. Outro ponto é a criação de uma base confiável para realizar planejamento interinstitucional que concretize novos avanços com eficiência e maior rapidez. O mapeamento também funcionará como referência para ações coordenadas que proporcionem um maior desenvolvimento dos setores nas diversas regionais acreanas para gerar emprego e renda no Acre.
O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que a sistematização qualificada de dados territoriais é decisiva para elevar o nível das decisões estratégicas. “Quando se estrutura informação técnica, validada e territorializada, é criada uma base real para políticas mais eficientes e mensuráveis. O Acre precisa de instrumentos de inteligência produtiva para orientar investimentos e prioridades. Esse tipo de mapeamento reduz assimetrias de informação e melhora a coordenação entre governo, mercado e instituições. É engenharia de desenvolvimento aplicada”.

Priscila Messias (terceira da esquerda para a direita) ressaltou que o diagnóstico amplia capacidade de articulação entre atores da economia. Foto: cedida
O coordenador Operacional do Projeto Ecoam no Acre, Jefferson Barroso, enfatizou o caráter integrador do trabalho apresentado e sua conexão com diferentes segmentos econômicos. “A apresentação do mapeamento pela Impact Hub Manaus reforça uma agenda estratégica para o Acre, ao dialogar com o setor produtivo, que é pauta central da Seict, e também com os diversos fazedores da bioeconomia. É um trabalho muito grande, plural, conectado ao território e fundamental para qualificar políticas públicas e iniciativas de inovação no estado”, declarou ele.
A diretora de Tecnologia da Seict, Priscila Messias, ressaltou que a construção do diagnóstico amplia a capacidade de articulação entre os diversos atores da economia local. “O mapeamento contribui diretamente para a construção de uma agenda estratégica para o Acre, ao conectar os diversos atores da bioeconomia e da inovação. Trata-se de uma iniciativa coletiva, enraizada no território, essencial para fortalecer políticas públicas e impulsionar ações de inovação no estado”, destacou.
Segundo ela, a integração de dados e agentes acelera o alcance de resultados concretos.
The post Governo do Acre e Impact Hub Manaus apresentam mapeamento sobre a bioeconomia e inovação no Acre appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE






Você precisa fazer login para comentar.