Geral
Militares do Corpo de Bombeiros desenvolvem protótipo de viatura de salvamento e combate a incêndio
Com objetivo de possibilitar o acondicionamento ordenado e em módulos específicos para os equipamentos, permitir a organização segundo a funcionalidade e necessidade de uso, e proteger das intempéries climáticas, portanto aumentando sua vida útil, três militares desenvolveram o projeto de cobertura modular para caçamba de veículo de salvamento.
A iniciativa foi apresentada nesta quarta-feira, 12, ao comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre coronel Carlos Batista. O evento ocorreu no 2º Batalhão, em Rio Branco. O projeto foi idealizado e patenteado por três bombeiros militares, tenente Josadac Cavalcante, tenente Ruana Casas e cabo Borges.

Comandante-Geral coronel Batista juntamente com os idealizadores do projeto, cabo Borges, tenente Ruana e tenente Josadac. Foto: Cedida
Ainda dentre os objetivos do projeto está: facilitar a conferência dos materiais nas passagens de serviço – os equipamentos e dispositivos podem ser testados e manuseados sem precisar retirá-los da viatura, graças a grade deslizante e o teto intermediário corrediço. Além de reduzir o tempo de resposta, já que oferece a estrutura necessária, no tocante a distribuição dos equipamentos em módulos específicos, o que facilita o acesso e a retirada para utilização.
“O projeto surgiu no início de 2019, com o objetivo principal de proteger os nossos equipamentos, que ficavam expostos às intempéries do tempo, na carroceria da caminhonete, e aliado a isso, conseguir criar mais espaço na viatura. Parte do planejamento durou cerca de um ano e execução, um ano e dois meses. Hoje, estamos finalizando, e temos uma viatura que consegue acessar os locais em que o caminhão de incêndio não entra, transportando todos os nossos equipamentos, além de levar os equipamentos de proteção individual do combatente”, declarou o tenente Josadac Cavalcante.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, coronel Batista, enfatizou que o governo do Estado sempre tem buscado atender da melhor forma a corporação.
“Esse é um momento ímpar na nossa corporação, gostaria de agradecer imensamente aos idealizadores do projeto pelo comprometimento e dedicação de cada militar com a instituição. É algo que a corporação vai tentar fazer aquisições para as demais unidades operacionais”.
A corporação pretende estender para todos os batalhões da capital e interior a aquisição da nova viatura e assim igualar o nível de atendimento às ocorrências com maior rapidez e eficácia.
Comentários
Geral
Polícia Militar prende monitorado com moto roubada e apreende arma no Belo Jardim

Moto roubada é recuperada
Em ações distintas realizadas na tarde de sexta-feira, 11, equipes do 2º Batalhão da Polícia Militar prenderam um homem monitorado por tornozeleira eletrônica com uma motocicleta roubada e, em outra ocorrência, apreenderam uma arma de fogo no bairro Belo Jardim I, em Rio Branco (AC).
O primeiro caso ocorreu no residencial Rosalinda, nas proximidades da BR-364. Uma guarnição do Grupamento Tático foi informada sobre um assalto em andamento. Segundo relato de testemunhas, dois homens armados haviam rendido um cidadão e levado sua motocicleta Yamaha XTZ 150 sob ameaça de arma de fogo.
Com o auxílio do rastreador veicular instalado na moto, um dos policiais conseguiu localizar o veículo usando o próprio celular. As informações levaram os militares até o paradeiro de um dos suspeitos, que usava tornozeleira eletrônica. Com apoio do setor de monitoramento do Iapen, a guarnição chegou ao local onde o assaltante deveria estar, mas ele conseguiu fugir. No entanto, outro homem foi preso e reconhecido pelas vítimas. Ele foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla) e autuado por roubo qualificado.
Comentários
Geral
MPF acompanha processo de registro dos usos rituais da ayahuasca no Acre

Foto: Getty Images
O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar as medidas adotadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no processo de registro dos usos rituais da ayahuasca como patrimônio cultural imaterial no Estado do Acre.
A iniciativa, conduzida pelo procurador da República Luidgi Merlo Paiva dos Santos, tem validade inicial de um ano e visa garantir que o processo respeite os direitos dos povos indígenas, sobretudo quanto à realização da consulta prévia, livre e informada, conforme previsto na legislação brasileira e em tratados internacionais ratificados pelo Brasil.
O procedimento tem como base informações apresentadas na Ata nº 21/2025, durante reunião com o Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do IPHAN e a Superintendência do órgão no Acre. Segundo o MPF, o IPHAN está analisando o plano de trabalho submetido para a realização da consulta, que será executada em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED).
Ainda de acordo com o IPHAN, já há orçamento garantido para o início das atividades ainda em 2025.
Como diligência inicial, o MPF determinou o sobrestamento do processo por 60 dias, após os quais será expedido ofício ao Departamento de Patrimônio Imaterial solicitando informações atualizadas sobre o andamento do registro, incluindo os ajustes técnicos no plano de trabalho, a formalização do TED com a UnB e o cronograma das ações previstas para este ano.
Você precisa fazer login para comentar.