Cotidiano
Messi pode fazer história ao marcar em todas as fases do mata-mata
OGol
Abriu o placar contra a Austrália, marcou contra a Holanda e também contra a Croácia. A Copa do Mundo de Lionel Messi até aqui é um estouro. Para quem não tinha nenhum gol em mata-mata nas outras quatro Copas disputadas, três em três jogos no mundial de 2022 é um feito e tanto. Será que cabe mais? Seria histórico.
A Copa do Mundo já foi disputada em vários formatos. Nas primeiras edições, grupos com ‘pontos corridos’ com os classificados ou todas as fases eram eliminatórias. Depois vieram os grupos, sejam com três ou quatro times, até que chegamos no formato atual com 32 seleções, oito grupos de quatro e eliminatórias a partir das oitavas de final. Na verdade, essa é a última edição com esses termos.
Caso Lionel Messi balance a rede na grande final, o craque argentino teria marcado em todas as fases do mata-mata da Copa do Mundo 2022, totalizando quatro partidas seguidas indo às redes. Será que isso já aconteceu antes na história? O oGol foi atrás do tamanho do feito que Messi pode alcançar neste domingo.
Húngaro e brasileiro fizeram parecido
Quando pensamos no futebol húngaro, a princípio lembramos de Puskas e o time vice-campeão de 1954. Mas o que ficou perdido na memória é que em 1938 a Hungria também ficou no quase na Copa do Mundo. Foram derrotados pela Itália na final com grande campanha.
Campanha essa liderada por Gyorgy Sarosi. Diplomado em Direito e com o apelido de “Doutor”, Sarosi marcou cinco gols naquele mundial. Dois nas oitavas de final, um nas quartas, um na semi e um na final. Não o suficiente para tirar o título da Itália, que venceu a decisão por 4 a 2.
Na mesma Copa, um jogador brasileiro também marcou em quatro fases da competição, mas com algumas observações. O grande Leonidas da Silva teve cinco partidas para marcar em quatro delas: o Brasil disputou um replay contra a Tchecoslováquia nas quartas e a decisão do terceiro lugar contra a Suécia.
Com apenas três fases, festa brasileira
Certo período da Copa do Mundo tivemos fases eliminatórias apenas a partir das quartas de final. Neste formato, alguns brasileiros e um intruso português aparecem como jogadores que marcaram em todas as fases de mata-mata de um mundial.
Começando por um jovem Pelé, em 1958. O Rei do Futebol marcou nas três fases daquela Copa e, aos 18 anos, liderou o Brasil ao primeiro título mundial. Quatro anos depois, foi a vez de Vavá repetir o feito do Rei e ser peça chave no bicampeonato.
Em 1966, na primeira Copa do Mundo de Portugal, Eusébio fez história levando a seleção às semifinais. Marcou nas três partidas que disputou, mas foi derrotado na semi para a Inglaterra e o último jogo foi uma decisão de terceiro lugar. Para finalizar, não dá para esquecer de Jairzinho, até hoje o único jogador a marcar em todos os jogos de um mundial. Sete gols em seis jogos na Copa de 1970.
Na era moderna, Messi busca feito inédito
Entre 1986 e 1994, foram três Copas do Mundo com 24 times, em que os melhores terceiros colocados avançavam ao mata-mata para a formação de oitavas de final. De 1998 adiante, Copa com 32 clubes e os dois melhores de cada grupo avançando. Nesses termos, Messi pode fazer história.
Até agora, nenhum jogador conseguiu marcar nas quatro fases eliminatórias de uma mesma Copa disputando uma final. Os que já marcaram em quatro jogos conseguiram apenas disputando o terceiro lugar. É o caso do italiano Totó Schillaci e do croata Davor Suker, em 1990 e 1998, respectivamente.
Vários estão no mesmo patamar que Messi está no momento, com gol em três partidas, mas caso marque na grande final, o craque argentino terá um feito e tanto a mais em seu currículo. Roberto Baggio (1994), Ronaldo (2002), Zidane (2006) e Sneijder (2010) ficaram no quase.
Baggio e Sneijder falharam na grande final. Zidane, apesar da atuação ser lembrada até hoje, não marcou contra o Brasil nas quartas. Ronaldo, artilheiro da edição de 2002 com direito a dois gols na final, passou em branco contra a Inglaterra nas quartas.
O absurdo Lionel Messi é capaz disso também?
Comentários
Cotidiano
Masculino goleia e garante classificação; Feminino sofre revés, mas busca reforços para última rodada
Com vitória por 7 a 2, Epitaciolândia assume vice-liderança do grupo A e avança no Masculino. No Feminino Sub-17, equipe é superada por 9 a 1. 
Equipe masculina vence por 7 a 2 e avança com antecedência. Já o time feminino é goleado por 9 a 1, mas ainda tem chances e aposta em reforços para garantir a vaga.
A penúltima rodada da primeira fase trouxe resultados opostos para as equipes masculina e feminina. No masculino, a vitória expressiva por 7 a 2 garantiu a classificação antecipada. A partida, no entanto, foi encerrada aos 5 minutos do segundo tempo após o goleiro do time do João Eduardo se lesionar e, sem goleiro reserva ou jogadores com uniforme para substituição, a equipe adversária concordou em encerrar o confronto.
Já no feminino, a equipe enfrentou um domingo difícil. O combinado de Porto Acre e Epitaciolândia impôs uma dura goleada de 9 a 1, dificultando a situação na tabela. Apesar do revés, a equipe ainda tem chances de classificação e promete reforços para o próximo jogo decisivo.
A última rodada promete fortes emoções, especialmente no feminino, onde a luta pela vaga continua aberta.
Comentários
Cotidiano
Humaitá recebe o Manaus e vai tentar 2ª vitória no Brasileiro

Foto Glauber Lima: Humaitá deve ter um esquema ofensivo na Arena da Floresta
O Humaitá enfrenta o Manaus neste domingo, 20, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, pela 13ª rodada da fase de classificação do grupo A1 do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão vai tentar a segunda vitória
Desfalques importantes
O zagueiro Gabriel e o meia João Hassen, principal destaque do Humaitá no torneio, estão lesionados e não jogam
A comissão técnica do Tourão deixou para divulgar os titulares somente 30 minutos antes do início da partida.
Pelo G4
O duelo na Arena é importantíssimo para o Manaus. Se a equipe amazonense vencer assume a 3ª colocação no A1 com 20 pontos e dará um passo decisivo para seguir com boas chances de classificação.
Trio do Distrito Federal
Um trio do Distrito Federal comanda Humaitá e Manaus. Matheus de Moraes será o árbitro e terá como auxiliares Marconi de Souza e Renato Gomes Tolentino.
Comentários
Cotidiano
Montenegro goleia Brasileia e conquista classificação no Sub-17

Foto Fafs: Montenegro avança e segue na disputa do título 2026
O Montenegro goleou Brasileia por 9 a 1 nesse sábado, 19, no ginásio Álvaro Dantas, e garantiu a classificação para a próxima fase do Campeonato Estadual Sub-17.
Epitaciolândia venceu o João Eduardo por 7 a 2 e assumiu a segunda colocação do grupo A com 9 pontos e também avançou.
No fechamento da rodada, no masculino, o Café com Leite/Porto Acre bateu a Base do Zé por 3 a 1.
Duelo no feminino
Na partida isolada pelo Estadual Feminino Sub-17, o Café com Leite/Porto Acre goleou o Epitaciolândia por 9 a 1.
Você precisa fazer login para comentar.