Cotidiano
Médica acreana que tomou 3 doses de vacina contra a Covid-19 é identificada
Chama-se Jaqueline Moura a profissional que burlou o sistema de vacinação e que agora responde por crime
POR TIÃO MAIA
Atende por Jaqueline Moura a médica ginecologista de Rio Branco que burlou o sistema de vacinação contra a Covid-19 da Capital e tomou três doses do imunizante, a última no último dia 6 (terça-feira), da farmacêutica Janssem, de dose única. O caso foi denunciado pela Secretaria Municipal de Sáude (Semsa) e já é apurado como crime pelo Ministério Público do estado do Acre (MPAC). O CRM (Conselho regional de Medicina) também será comunicado do fato.
Jaqueline Moura conseguiu cometer a irregularidade porque se prevaleceu de sua condição de médica, inclusive de gestora de uma clínica. Por sua condição de profissional de saúde agindo na linha de frente de combate à Covid, ela entrou na lista das prioridades, tomando as primeiras duas doses da Coronavac. A primeira dose tomada por ela foi no dia dia 26 de janeiro deste ano e a segunda, em 24 de março. Mesmo já imunizada, assim que soube da aplicação da vacina da Janssem no drive–thru na frente do 7º BEC, ela se dirigiu ao local para tomar a dose única e com isso passar a ser a única pessoa do Acre a ter tomado as três doses.
Se acha que está excessivamente imunizada, a médica pode ter problemas de saúde pelo excesso e cruzamento de vacinas, disseram médicos ouvidos pela reportagem. A ação da médica é considerada crime e foi descoberta após uma denúncia anônima à Semsa. O caso foi levado ao MPAC pelo secretário municipal de saúde Frank Lima, que também levará a denúncia ao CRM (Conselho Regional de Medicina). De acordo com o secretário, sendo a médica pessoa instruída sobre o perigo de fazer o cruzamento de vacinas sem estudos e sem recomendação do Ministério da Saúde, ela não poderia ter tomado as doses em excesso nem tampouco burlar o sistema para fazer o cruzamento das vacinas.
Forma premeditada
O secretário de Saúde, Frank Lima, disse que a médica agiu de má fé e de forma premeditada para receber a vacina de dose única.
Ele criticou a postura da profissional e disse que vai levar o caso para apuração do: Ministério Público, Conselho Regional de Medicina do Acre, Superintendência de Saúde no Acre, Programa Nacional de Imunização e para a Controladoria da União.
“Percebemos que foi um ato deliberado, porque foi atrás de uma vacina específica de dose única. Foi algo premeditado. Isso é falta de respeito com a sociedade e coloca em risco a equipe de imunização. Porque quando se burla o sistema, você coloca em jogo também a credibilidade da equipe. E eu não posso deixar que um caso isolado coloque em risco a credibilidade dessa equipe de guerreiros que já fez mais de 150 mil vacinas em Rio branco”, afirmou.
Secretário de Saúde fala sobre médica que burlou sistema e tomou 3ª dose da vacina
O secretário informou que, como está configurada a “má fé” por parte da médica e como a Semsa não tem poder de investigação, as equipes que estavam no drive-thru no dia em que ela foi vacinada devem ser chamadas para prestar informações aos órgãos de controle.
“Essa pessoa já tinha passado pelo drive, já tinha sido identificada e ela voltou no segundo momento. A veracidade disso tudo quem vai colocar no papel são os órgãos de controle. Cabe à Semsa noticiar esses órgãos sobre o fato ocorrido e isso nós estamos fazendo. As pessoas que estavam no drive é que deverão ser chamadas pelos órgãos de controle para contar o ocorrido.”

Ginecologista Jaqueline Lola Hassen burlou sistema e tomou três doses da vacina contra a Covid-19 – Foto: Reprodução/Rede Amazônica
Apuração
A reportagem, o CRM-AC informou que não recebeu nenhuma formalização sobre o caso e que não tem elementos suficientes para se manifestar a respeito.
A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), onde a médica tem contrato, não respondeu se vai abrir procedimento para apuração.
O Ministério do Público do Acre (MP-AC) afirmou que ainda não foi notificado. A assessoria informou ainda que a Ouvidoria do MP-AC ainda não recebeu nenhuma notificação de pessoas que tomaram ou tentaram tomar a terceira dose da vacina.
Crime contra o patrimônio público
Em nota divulgada nessa quarta (7), a Semsa informou que o caso seria levado aos órgãos de controle para instaurar os devidos procedimentos legais, uma vez que se trata de crime contra o patrimônio público e que coloca em risco a vida, já que não tem estudos que apontem nessa direção.
Em entrevista à Rede Amazônica, o secretário Frank Lima disse que o caso causou surpresa na equipe de saúde, principalmente por se tratar de uma pessoa que, teoricamente, tem conhecimento sobre os riscos de fazer o cruzamento de vacinas sem recomendação do Ministério da Saúde.
“Estamos falando de uma pessoa que tem conhecimento e fez um juramento. Seu conselho profissional precisa saber dessa conduta ética e moral, assim como o Ministério Público, que é o guardião da lei e precisa resguardar quem ainda precisa tomar a vacina.”
Outras tentativas de tomar 3ª dose
A Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) informou ainda que também nesta terça foram identificadas mais duas pessoas tentando tomar a terceira dose da vacina na Policlínica Barral & Barral e outra na Urap Eduardo Assmar.
“Ao serem identificadas, foi tirado um print da página do aplicativo e pedido para essas pessoas se retirarem das filas”, dizia a nota.
Comentários
Cotidiano
Vem aí, a 1ª Corrida pela Saúde da Prefeitura de Rio Branco! Saiba como participar
A população está convidada a participar junto com a Secretaria Municipal de Saúde nesse movimento pela saúde”, disse o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths

Os participantes da corrida irão percorrer um trajeto sinalizado de 5 km, com início no Centro de Convenções da Ufac. Foto: cedida
É hora de dar a largada! A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoverá no dia 12 de abril, na Universidade Federal do Acre, a 1ª Corrida pela Saúde. A data foi escolhida estrategicamente em alusão a duas importantes comemorações: Dia Mundial da Educação Física e Dia Mundial da Saúde.
O evento foi idealizado como uma iniciativa de incentivo à prática esportiva e de conscientização sobre a prevenção de doenças e a promoção da qualidade de vida.
A ação é voltada para toda a população, incluindo (acadêmicos, servidores públicos, atletas amadores e profissionais). Ao longo do percurso serão disponibilizados postos de hidratação e apoio do Corpo de Bombeiros que utilizará o mangueirão para refrescar os participantes.
O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância do evento, “A 1ª Corrida pela Saúde é uma iniciativa que alia esporte e prevenção, incentivando hábitos saudáveis e reforçando a importância do cuidado com a saúde. Espero que esse evento inspire e conscientize as pessoas sobre a importância da saúde e do bem-estar. Que seja um grande sucesso e que todos aproveitem esse momento de integração e superação!”
A diretora de Vigilância em Saúde, Socorro Martins, convida toda a população para praticar atividades físicas. “Venham todos! Vamos começar com um alongamento, com o apoio da Academia da Saúde. Será um ótimo momento para iniciarmos a prática de atividades físicas e trazer isso para o nosso dia a dia. A população está convidada a participar junto com a Secretaria Municipal de Saúde nesse movimento pela saúde”, disse.
Como faço para participar da corrida?
As inscrições para o evento podem ser feitas por meio do QR code disponível no card de divulgação ou diretamente pelo link: https://forms.gle/F5oUBwcji1SMgVzZ6. Os participantes deverão retirar a camiseta, na sede da diretoria de Vigilância em Saúde, localizada na Rua Coronel José Galdino, 704, no bairro Bosque.
Itinerário da corrida
Os participantes da corrida irão percorrer um trajeto sinalizado de 5 km, com início no Centro de Convenções da Ufac. Durante o percurso, serão disponibilizados seis pontos de hidratação: Centro de Convenções, Quiosque Encontros, Horta da Ufac, Bloco de Medicina Veterinária, Quiosque do Coco, com o encerramento novamente no Centro de Convenções.

A 1ª Corrida pela Saúde. A data foi escolhida estrategicamente em alusão a duas importantes comemorações: Dia Mundial da Educação Física e Dia Mundial da Saúde. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Assis Brasil discute adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar em reunião com governo do Acre
Prefeitura recebeu equipe estadual para debater políticas públicas de alimentação; adesão ao SISAN pode trazer recursos federais e fortalecer programas locais

Foram discutidos benefícios da adesão ao SISAN, políticas públicas à alimentação adequada sustentável, e programas e recursos federais destinados à área. Foto: cedida
A Prefeitura de Assis Brasil recebeu representantes do Departamento Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Acre para discutir a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). O encontro contou com a presença da secretária municipal de Assistência Social, do vice-prefeito e de técnicos do governo estadual.
Durante o encontro, foram apresentados os benefícios da integração ao SISAN, como o acesso a recursos federais e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à garantia do direito humano à alimentação adequada.
As autoridades destacaram a importância da articulação entre diferentes setores e da participação social na construção dessas políticas.

A equipe técnica também destacou a importância da intersetorialidade e da participação social na construção e execução dessas políticas. Foto: cedida
Presentes no encontro:
Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Cláudia da Silva, acompanhada da assessora Rejane Oliveira, e do Vice-Prefeito Reginaldo Martins.
Representando o Governo do Estado, estiveram no encontro, Nilciany de Oliveira Vilaço, Chefe do Departamento Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional; Daiane Alves, Nutricionista e Chefe da Divisão de Articulação do SISAN; e Lorraine Anastácia Britto Ribeiro, Chefe da Divisão de Articulação com a Câmara Intersetorial de SAN e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
A visita reforça o compromisso do governo com a gestão municipal, segurança alimentar e a parceria do estado para implementar ações que melhorem a qualidade de vida da população da tríplice fronteira.
A adesão ao sistema nacional pode representar um avanço significativo no combate à fome e na promoção da soberania alimentar no município fronteiriço.

A visita no município de Assis Brasil com a promoção da segurança alimentar e nutricional, e reforça a parceria com o Governo do Estado. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Flamengo marca no final e bate o Vitoria no Barradão

Arrascaeta abre o caminho da vitória rubro-negra – Gilvan de Souza/Flamengo
Em confronto rubro-negro, Arrascaeta e Bruno Henrique confirmam a primeira vitória da equipe carioca no campeonato
Placar
O Flamengo conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro 2025neste domingo, 6, fora de casa. Em confronto rubro-negro, a equipe carioca fez 2 a 1 diante do Vitória no Barradão. Os foram anotador por Arrascaeta e Bruno Henrique, na reta final, após Wellington Rato ter arrancado o empate parcial.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
O roteiro foi semelhante aos últimos jogos do Flamengo, em que, mesmo fora de casa, a equipe controlou as ações e teve maior volume de jogo, mas teve dificuldades para transformar o domínio em gols.
A equipe carioca ameaçou o Vitória ao menos em três oportunidades no primeiro tempo e ainda parou no travessão em finalização de Juninho.
O cenário só foi mudar mesmo na etapa final. Aos 17 minutos, Arrascaeta roubou a bola, deixou a marcação para trás e marcou um golaço.
O Vitória foi buscar o empate aos 32 minutos, com Wellington Rato batendo para o gol e contando com o desvio em Gerson. Exatamente 10 minutos depois, Bruno Henrique apareceu para decidir a favor do time carioca: 2 a 1 Flamengo no Barradão.
Você precisa fazer login para comentar.