fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Médica acreana que tomou 3 doses de vacina contra a Covid-19 é identificada

Chama-se Jaqueline Moura a profissional que burlou o sistema de vacinação e que agora responde por crime

Publicado

em

POR TIÃO MAIA

Atende por Jaqueline Moura a médica ginecologista de Rio Branco que burlou o sistema de vacinação contra a Covid-19 da Capital e tomou três doses do imunizante, a última no último dia 6 (terça-feira), da farmacêutica Janssem, de dose única. O caso foi denunciado pela Secretaria Municipal de Sáude (Semsa) e já é apurado como crime pelo Ministério Público do estado do Acre (MPAC). O CRM (Conselho regional de Medicina) também será comunicado do fato.

Jaqueline Moura conseguiu cometer a irregularidade porque se prevaleceu de sua condição de médica, inclusive de gestora de uma clínica. Por sua condição de profissional de saúde agindo na linha de frente de combate à Covid, ela entrou na lista das prioridades, tomando as primeiras duas doses da Coronavac. A primeira dose tomada por ela foi no dia dia 26 de janeiro deste ano e a segunda, em 24 de março. Mesmo já imunizada, assim que soube da aplicação da vacina da Janssem no drive–thru na frente do 7º BEC, ela se dirigiu ao local para tomar a dose única e com isso passar a ser a única pessoa do Acre a ter tomado as três doses.

Se acha que está excessivamente imunizada, a médica pode ter problemas de saúde pelo excesso e cruzamento de vacinas, disseram médicos ouvidos pela reportagem. A ação da médica é considerada crime e foi descoberta após uma denúncia anônima à Semsa. O caso foi levado ao MPAC pelo secretário municipal de saúde Frank Lima, que também levará a denúncia ao CRM (Conselho Regional de Medicina). De acordo com o secretário, sendo a médica pessoa instruída sobre o perigo de fazer o cruzamento de vacinas sem estudos e sem recomendação do Ministério da Saúde, ela não poderia ter tomado as doses em excesso nem tampouco burlar o sistema para fazer o cruzamento das vacinas.

Forma premeditada

O secretário de Saúde, Frank Lima, disse que a médica agiu de má fé e de forma premeditada para receber a vacina de dose única.

Ele criticou a postura da profissional e disse que vai levar o caso para apuração do: Ministério Público, Conselho Regional de Medicina do Acre, Superintendência de Saúde no Acre, Programa Nacional de Imunização e para a Controladoria da União.

“Percebemos que foi um ato deliberado, porque foi atrás de uma vacina específica de dose única. Foi algo premeditado. Isso é falta de respeito com a sociedade e coloca em risco a equipe de imunização. Porque quando se burla o sistema, você coloca em jogo também a credibilidade da equipe. E eu não posso deixar que um caso isolado coloque em risco a credibilidade dessa equipe de guerreiros que já fez mais de 150 mil vacinas em Rio branco”, afirmou.

Secretário de Saúde fala sobre médica que burlou sistema e tomou 3ª dose da vacina

O secretário informou que, como está configurada a “má fé” por parte da médica e como a Semsa não tem poder de investigação, as equipes que estavam no drive-thru no dia em que ela foi vacinada devem ser chamadas para prestar informações aos órgãos de controle.

“Essa pessoa já tinha passado pelo drive, já tinha sido identificada e ela voltou no segundo momento. A veracidade disso tudo quem vai colocar no papel são os órgãos de controle. Cabe à Semsa noticiar esses órgãos sobre o fato ocorrido e isso nós estamos fazendo. As pessoas que estavam no drive é que deverão ser chamadas pelos órgãos de controle para contar o ocorrido.”

Ginecologista Jaqueline Lola Hassen burlou sistema e tomou três doses da vacina contra a Covid-19 – Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Apuração

A reportagem, o CRM-AC informou que não recebeu nenhuma formalização sobre o caso e que não tem elementos suficientes para se manifestar a respeito.

A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), onde a médica tem contrato, não respondeu se vai abrir procedimento para apuração.

O Ministério do Público do Acre (MP-AC) afirmou que ainda não foi notificado. A assessoria informou ainda que a Ouvidoria do MP-AC ainda não recebeu nenhuma notificação de pessoas que tomaram ou tentaram tomar a terceira dose da vacina.

Crime contra o patrimônio público

Em nota divulgada nessa quarta (7), a Semsa informou que o caso seria levado aos órgãos de controle para instaurar os devidos procedimentos legais, uma vez que se trata de crime contra o patrimônio público e que coloca em risco a vida, já que não tem estudos que apontem nessa direção.

Em entrevista à Rede Amazônica, o secretário Frank Lima disse que o caso causou surpresa na equipe de saúde, principalmente por se tratar de uma pessoa que, teoricamente, tem conhecimento sobre os riscos de fazer o cruzamento de vacinas sem recomendação do Ministério da Saúde.

“Estamos falando de uma pessoa que tem conhecimento e fez um juramento. Seu conselho profissional precisa saber dessa conduta ética e moral, assim como o Ministério Público, que é o guardião da lei e precisa resguardar quem ainda precisa tomar a vacina.”

Outras tentativas de tomar 3ª dose

A Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) informou ainda que também nesta terça foram identificadas mais duas pessoas tentando tomar a terceira dose da vacina na Policlínica Barral & Barral e outra na Urap Eduardo Assmar.

“Ao serem identificadas, foi tirado um print da página do aplicativo e pedido para essas pessoas se retirarem das filas”, dizia a nota.

Comentários

Cotidiano

Plácido de Castro bate o Náuas e estreia com vitória no Estadual

Publicado

em

O Plácido de Castro derrotou o Náuas por 1 a 0 na tarde deste domingo, 3, no Florestão, e estreou com vitória no Campeonato Estadual. O atacante Chico, ainda no primeiro tempo, decidiu o confronto para o Tigre.

Resumo da partida

Com um time formado por jogadores experientes, o Plácido de Castro começou dominando o jogo e criando oportunidades. A equipe fez 1 a 0 e poderia ter ampliado.

Na segunda etapa, o Náuas passou a jogar melhor e perdeu oportunidades para empatar.

Fala, Ismael!

“Estávamos precisando jogar. Fizemos um bom primeiro tempo e poderíamos ter conquistado uma vitória com um placar maior. Plácido é uma equipe de tradição e o nosso primeiro objetivo é classificar para o returno”, declarou o atacante Ismael.

Náuas desconcentrado

Para o goleiro Jorge, o Náuas pagou pela desconcentração na primeira etapa da partida.

“Falhamos no gol e demoramos para entrar na partida. Ainda tentamos o empate, mas infelizmente não foi possível”, disse o goleiro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Antônio Frota: um campeão nos circuitos e trilhas por acidente

Publicado

em

Foto PHD: Antônio Frota é um dos destaques do time Honda para a temporada

Não é exagero dizer que o ciclista Antônio Frota, 50, um dos melhores do Norte, é um campeão por acidente. O atleta começou a pedalar por causa de uma lesão grave na perna em um acidente de jet sky.

“Passei três meses em uma cadeira de rodas por causa do acidente. Minha esposa (Raquel Frota) sugeriu a bicicleta para ajudar e acelerar o processo de recuperação. Consegui me recuperar e não parei mais de pedalar”, disse Antônio Frota.

Muitos títulos

Antônio Frota é um dos principais atletas do time Honda para a disputa da temporada de 2024. Atual campeão acreano de velocidade, o atleta tem conquistas no mountain bike e também em eventos fora do Estado como no Norte/Nordeste.

“Disputei algumas das principais provas do ciclismo brasileiro com resultados importantes. O esporte requer um trabalho duro e vamos para mais uma temporada em busca de mais conquistas”, afirmou o ciclista.

Última temporada

Antônio Frota não fala em deixar as pistas e trilhas, mas essa deve ser a última temporada na categoria Elite.

“Tenho minha empresa e a família também pede mais tempo. O ciclismo hoje faz parte da minha vida e a ideia iniciar é diminuir os treinamentos e as competições”, declarou Frota.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Amigos Solidários e Xavier Maia ganham jogos equilibrados na Copinha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Boas partidas marcaram mais uma rodada no ginásio do Sesc

Partidas equilibradas marcaram a rodada, da categoria Sub-14, na fase de classificação da 9ª Copinha Arasuper de Futsal, nesSe sábado, 2, no ginásio do Sesc.

Os Amigos Solidários venceram o Real Madrid por 3 a 1 no primeiro confronto da programação e na segunda partida, o Xavier Maia bateu o Fênix por 3 a 2.

Sub-12

Furacão do Norte B 7 x 1 Cruz Azul

AME 3 x 2 Fênix

Sub-10

Furacão do Norte 5 x 2 Xavier Maia

Comentários

Continue lendo






Em alta