Conecte-se conosco

Cotidiano

Mais de 270 militares das Forças Armadas Bolivarianas deixam a Venezuela

Publicado

em

A maioria do efetivo é de baixa patente; efetivo da Força Nacional Bolivariana é estimada em 150 mil homens

Autoridades colombianas responsáveis pelo setor migratório informaram que mais de 270 militares das Forças Armadas Bolivarianas desertaram e entraram na Colômbia nos últimos três dias. A maioria do efetivo é de baixa patente.

O governo venezuelano, por sua vez, disse que o número do efetivo da Força Armada Nacional Bolivariana varia entre 95 mil e 150 mil homens. Logo, o percentual de militares que deixaram a Venezuela nos últimos dias gira em torno de 0,3% do total.

Outros sete militares que estavam sob o comando de Nicolás Maduro fugiram para o Brasil. Dois sargentos chegaram na noite do último sábado (23) e estão alojados em um abrigo para refugiados na cidade de Pacaraima, em Roraima.

Em entrevista a jornalistas, o sargento Carlos Eduardo Zapata pediu aos companheiros de farda que deixassem de apoiar Maduro e “que se coloquem do lado do povo que está passando fome.”

Os militares das Forças Armadas Bolivarianas desertaram em meio à crise na Venezuela, acirrada após o bloqueio nas fronteiras, determinado por Nicolás Maduro para impedir a entrada de ajuda humanitária.

Dois caminhões do Brasil tentaram entrar com alimentos e remédios no país vizinho, mas foram impedidos. Logo em seguida, venezuelanos que estavam do lado brasileiro atacaram uma base militar composta por homens das Forças Armadas Bolivarianas. Os militares reagiram jogando bombas de gás e atirando com armas de fogo, segundo o coronel do Exército José Jacaúna, comandante da Operação Acolhida em Roraima.

A fronteira entre Brasil e Venezuela está fechada desde a última quinta-feira (21). A justificativa de Nicolás Maduro é de que a ajuda humanitária enviada por Brasil, Estados Unidos e outros países é interferência externa na política venezuelana.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Erick Rodrigues expõe insatisfação com cota da 1ª fase da Copa do Brasil

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Erick Rodrigues esperava a mesma cota de 2025

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Caíque é desfalque certo do Galvez contra o Humaitá

Publicado

em

Foto ASCOM/Galvez: Caíque está fora de um confronto importante da fase de classificação

O atacante Caíque, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, é desfalque certo no Galvez no confronto diante do Humaitá. A partida será disputada neste sábado, a partir das 15 horas, no Tonicão.

“Perdemos o Caíque, mas temos um elenco qualificado e com boas opções. Vamos ter uma equipe forte”, declarou o técnico do Galvez, Maurício Carneiro.

Três opções

Maurício Carneiro tem como opções o meia Hiago e os atacantes Lukinhas e Alifi.

“Vamos avaliar com cautela para escolher o substituto do Caíque. Podemos manter a característica da equipe e ou mudar. Vai ser uma partida difícil e é necessário tomar a decisão correta”, afirmou o treinador.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Hemoacre promove campanha de doação de sangue para garantir estoque seguro durante o Carnaval

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), iniciou na manhã desta sexta-feira, 13, uma campanha de doação de sangue com o objetivo de reforçar os estoques durante o período do Carnaval. A ação busca mobilizar a população para garantir segurança transfusional nos próximos dias.

Como forma de incentivar a participação, os doadores recebem um brinde temático, em alusão ao Carnaval. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

Como forma de incentivar a participação, os doadores recebem um brinde temático, em alusão ao Carnaval. A entrega ocorre exclusivamente nesta sexta-feira, data de abertura da campanha. Apesar disso, o Hemoacre seguirá funcionando normalmente durante o feriado, com atendimentos nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro.

A coordenadora de captação de doadores de sangue e medula óssea do Hemoacre, Késia Nogueira, explicou que o estoque é bastante dinâmico e pode sofrer oscilações em curto espaço de tempo, o que torna fundamental a antecipação das coletas.

Coordenadora de captação de doadores de sangue e medula óssea do Hemoacre, Késia Nogueira. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“Hoje o estoque pode estar satisfatório, mas em dois ou três dias pode haver uma grande necessidade. Por isso, trabalhamos de forma preventiva, garantindo estabilidade e segurança para atender possíveis demandas durante o feriado prolongado”, afirmou Nogueira.

Késia destacou, ainda, que manter um estoque adequado é uma responsabilidade coletiva. “Quem utiliza o sangue é a própria população. Dependemos exclusivamente da solidariedade das pessoas para garantir atendimento a quem precisa”, ressaltou.

Quem pode doar

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 devem estar acompanhados do responsável legal. É necessário estar em boas condições de saúde, e apresentar documento oficial com foto. Todo o processo, que inclui cadastro, triagem, lanche e doação, dura cerca de 40 minutos.

Solidariedade que inspira

A professora de educação física, Nathalia Freire, participou da campanha e reforçou a importância do ato solidário. Em sua segunda doação, ela contou que decidiu participar após ver a divulgação nas redes sociais.

“É um gesto simples, rápido e que faz muita diferença, destacou a doadora Nathalia Freire. Foto: Dhárcules Pinheiro/Secom

“É um gesto simples, rápido e que faz muita diferença. Sempre tem alguém precisando. Um dia pode ser alguém da minha família, então é importante a gente se ajudar”, destacou.

O governo do Acre, por meio do Hemoacre, reforça o convite para que a população participe da campanha, compareça à unidade e ajude a manter os estoques em níveis seguros, contribuindo diretamente para salvar vidas durante o Carnaval.

The post Hemoacre promove campanha de doação de sangue para garantir estoque seguro durante o Carnaval appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo