Acre
Mãe de recém-nascida que morreu asfixiada relata ameaças e consegue medida protetiva contra marido
Deuziane Eleodora da Silva relatou que homem a ameaçou após saber da morte da criança e já a agrediu várias vezes ao longo do relacionamento. Com a decisão, José Antônio de Souza está proibido de chegar a 200 metros dela.

Samu foi acionado no sábado (2) para um atendimento e constatou morte da criança — Foto: Arquivo pessoal
Deuziane Eleodora da Silva, mãe da recém-nascida de 15 dias de vida que morreu no último sábado (2), conseguiu uma medida protetiva contra o marido, José Antônio de Souza, após relatar ter sido ameaçada por ele. A decisão é da juíza Lilian Deise Braga Paiva, e o pedido foi enviado pelo delegado Alberto Dalacosta, que era o plantonista no dia do fato na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
Deuziane registrou um boletim de ocorrência contra Souza ainda no sábado, afirmando que o homem a ameaçou de morte ao saber do falecimento da filha. No boletim, Deuziane alegou que Souza a acusou de ter matado a criança, e que ele afirmou “vou mandar os caras te matar”.
Ainda no boletim de ocorrência, Deuziane informou que acredita que a criança vomitou enquanto dormia, o que causou a asfixia.
O g1 tenta contato com a Polícia Civil desde o dia do fato, e não obteve retorno até esta publicação. Inicialmente, foi informado que o caso seria investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), mas, de acordo com a unidade, o caso foi encaminhado à delegacia da regional que abrange o bairro Bahia Nova, onde a criança morreu.
Além da ameaça no dia da morte da recém-nascida, Deuziane também informou que Souza já a agrediu diversas vezes ao longo do relacionamento de seis anos, inclusive quando ela estava grávida de 8 meses. Ela relatou ainda que Souza faz uso excessivo de álcool e drogas ilícitas, que passa por problemas financeiros e de emprego, e que as agressões se tornaram mais frequentes nos últimos meses.
Em sua decisão, a magistrada ressaltou que pelos relatos da autoridade policial e da vítima, foi observada a plausibilidade das alegações. Entre as medidas, fica definido:
- Afastamento do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida
- Proibição de se aproximar a 200 metros de Deuziane ou de testemunhas
- Proibição de contato por qualquer meio
- Proibição de frequentar o lar de Deuziane, a fim de preservar sua integridade física e psicológica
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.