Conecte-se conosco

Cotidiano

Judô acreano está fora da disputa dos Jeb´s e FJEAC expõe situação

Publicado

em

Foto PHD: Judocas acreanos foram prejudicados pela não realização da Seletiva

A organização dos Jogos Escolares de 2025 no Estado está no centro de uma polêmica a respeito das seletivas realizadas para definição das equipes visando à disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (Jeb´s) Sub-14. A competição vai ser promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) entre os dias 5 e 28 de outubro em Uberlândia, Minas Gerais.

O judô não teve a realização da seletiva e por isso os atletas não foram relacionados para a Jeb´s 2025.

Sem condições mínimas

A Federação de Judô do Estado do Acre (FJEAC) não teve assegurada as condições mínimas para garantir a segurança dos atletas durante a realização das lutas.

Em um ofício datado de 11 de agosto de 2025 e endereçado ao Secretário de Educação, a FJEAC expõe essa situação. A entidade afirma ter encaminhado todos os planos e diretrizes para a realização da etapa de judô, mas não obteve qualquer resposta formal, destinação de orçamento ou suporte logístico por parte da SEE.

Oferta tardia

A SEE por meio do departamento de esporte escolar teria oferecido um local absolutamente inadequado para a realização das lutas e concedido diárias de R$ 150,00 para custear a arbitragem. O valor contrasta drasticamente com os R$ 13.000 solicitado pela FJEAC para organizar a competição com realização de congresso técnico, fornecimento de tatames oficiais, equipamentos eletrônicos, equipe de arbitragem e elaboração de relatório técnico do evento.

MPF, MPE e CBDE

A situação chegou ao nível onde denúncias por pais de atletas foram feitas no Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e CBDE.

FADE vai se posicionar

A Federação Acreana do Desporto Escolar (FADE) foi procurada pela reportagem do phdesporteclube.com.brnesta terça, 23, e confirmou existir a denúncia na ouvidoria da CBDE. A FADE vai esperar uma orientação do departamento jurídico e deve se manifestar nesta quarta, 24, por meio de uma nota oficial.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo