Cotidiano
Intenção de Consumo das Famílias apresenta crescimento no Acre

Mensalmente, a equipe econômica da Confederação Nacional do Comércio – CNC analisa a Intenção de Consumo das Famílias, levando em consideração o emprego atual, o nível de renda, a perspectiva profissional e acesso ao crédito, tendo como resultado a indicação de satisfação ou insatisfação das famílias.
Os resultados observados em todo o País indicam que as famílias vêm demonstrando menos interesse no consumo, atingindo, em outubro, 101,2 pontos. O menor desde outubro do ano anterior e sua retração nos últimos três meses. Mesmo tendo diminuído, o indicador ainda está na faixa de satisfação, acima de 100.
Nas análises sobre o emprego atual, o indicador apresenta sinais de satisfação das famílias com o trabalho. Isso gera uma maior confiança para consumir, o que deve ocorrer no final de novembro, quando da Black Friday, notadamente para famílias com renda superior a 10 salários mínimos.
Por outro lado, a perspectiva profissional dos entrevistados retornou aos mesmos valores de outubro do ano passado, depois de 11 meses de crescimento, atingindo, em setembro, 112,6 pontos, mantendo-se, mesmo retraindo, acima dos 100 pontos, indicando satisfação.
No Acre, a Federação do Comércio observa os dados regionais. Nesse estudo, a intenção de consumo das famílias vem apresentando crescimento na comparação com agosto, atingindo 114 pontos, principalmente para famílias com renda de até 10 salários mínimos, impulsionado pelo crescimento da oferta de crédito para famílias de renda baixa, mostrando a preferência das instituições financiadoras em atender esse nicho específico de mercado.
Para as famílias com renda superior a 10 salários mínimos, o indicador retraiu 2,4 pontos, também influenciado pelo acesso ao crédito, a Selic elevada e, consequentemente, os juros praticados, o que demonstra que o consumidor acreano está planejando seu consumo de forma consciente.
Todos os indicadores tendem a melhorar a partir do próximo mês por conta dos preparativos para as festas de final de ano, apesar de o indicador das intenções de consumo ter retraído em relação ao mês de agosto, sendo o menor desde abril deste ano, saindo de 141,5 pontos para 134,9 pontos.
Na relação de consumo, bens duráveis não devem ser adquiridos nos períodos com foco nas famílias com renda acima de 10 salários mínimos, sofrendo forte influência na retração da oferta de crédito.
Comentários
Acre
Aneel anuncia que Acre, Rondônia e Amapá terão redução menor na conta de luz em 2026
Estados já anteciparam uso de recursos de royalties em 2025; redução é conjuntural e tarifas voltarão a subir no ano seguinte

Os diretores da Aneel alertaram que a redução é uma medida conjuntural e não estrutural, ou seja, as tarifas dessas distribuidoras voltarão a subir no ano seguinte. Foto: captada
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que os estados do Acre, Rondônia e Amapá terão reduções menores nas tarifas de energia elétrica em 2026, porque suas concessionárias já haviam antecipado o uso de recursos do Uso do Bem Público (UBP) em 2025. Os valores exatos de desconto ainda serão definidos pelo órgão regulador.
Enquanto outras distribuidoras do Norte, Nordeste, Mato Grosso e parte de Minas Gerais e Espírito Santo poderão ter alívios de cerca de 12% na conta, os três estados citados terão benefícios reduzidos. A Aneel reforçou que a medida é conjuntural e não estrutural — ou seja, as tarifas voltarão a subir a partir de 2027.
Os diretores destacaram que o desconto visa beneficiar principalmente consumidores de menor porte, como residências e pequenos negócios. A decisão ainda pode passar por ajustes, após análise de proposta que considera a complexidade socioeconômica de cada região.
Comentários
Cotidiano
Decretos liberam mais de R$ 3 milhões em suplementações no orçamento de Tarauacá

Foto: reprodução
A Prefeitura de Tarauacá publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 29, uma série de decretos municipais que autorizam a abertura de créditos adicionais suplementares no Orçamento Programa de 2025. As medidas, assinadas pelo prefeito Rodrigo Damasceno, somam mais de R$ 3 milhões e têm como base autorizações previstas nas Leis Municipais nº 1.100/2024 e nº 2025.001/2025.
Os recursos foram destinados a diversas secretarias e fundos municipais, com foco no custeio da máquina pública, pagamento de pessoal, obrigações patronais, material de consumo, serviços, obras, equipamentos, indenizações e manutenção de programas sociais, educacionais e administrativos.
Principais áreas beneficiadas
Entre os setores contemplados pelos decretos estão:
• Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, com recursos para material, serviços, obras, folha de pagamento e encargos;
• Secretaria Municipal de Educação, incluindo verbas do FUNDEB, FNDE e Salário-Educação, voltadas à aquisição de materiais, serviços e investimentos;
• Secretaria Municipal de Promoção Social e Fundo Municipal de Assistência Social, com reforço orçamentário para pagamento de pessoal, contratações, serviços e benefícios;
• Secretaria Municipal de Administração, Finanças, Casa Civil, Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Saúde e Meio Ambiente;
• Câmara Municipal de Tarauacá, com suplementações para despesas administrativas, pessoal e aquisição de equipamentos.
Origem dos recursos
Os créditos suplementares foram viabilizados por:
• Anulação parcial de dotações;
• Excesso de arrecadação, conforme o artigo 43 da Lei Federal nº 4.320/1964;
• Superávit financeiro de exercícios anteriores;
• Transferências constitucionais e voluntárias, incluindo recursos do FUNDEB, FNDE, União e fundos específicos.
Todos os decretos entram em vigor na data de suas respectivas publicações, revogando disposições em contrário.
Comentários
Cotidiano
Humaitá bate o Independência e assume liderança do Estadual

Foto Glauber Lima: Diguda(11) marcou um dos gols da vitória do Tourão
O Humaitá bateu o Independência por 3 a 0 nesta quarta, 28, no Tonicão, e assumiu a liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 com 7 pontos. Lucas Coutinho, Diguda e André Lima marcaram os gols do Tourão.
Humaitá dominou
O Humaitá começou marcando forte e tentando construir jogadas de ataque. O Tourão dominava a partida quando Lucas Coutinho acertou um belo chute para fazer 1 a 0.
Na volta para segunda, o técnico Ivan Mazzuia promoveu as entradas de Joel e Gabriel Ramos. Contudo, o Humaitá voltou no mesmo ritmo e ampliou com Diguda.
Aos 22, a bola foi cruzada e André Lima escorou para fechar o placar. Final Humaitá 3 x 0 Independência.
Fala, Pina!
“Fizemos uma grande partida em todos os sentidos. Marcamos forte e conseguimos criar as jogadas. Podemos seguir evoluindo para chegar ainda mais forte na fase decisiva do campeonato”, declarou o técnico do Humaitá, Rogério Pina.
Lanterna e pressão
A derrota deixa o Independência na lanterna do Estadual com 1 ponto e aumenta a pressão sob o técnico Ivan Mazzuia.

Você precisa fazer login para comentar.