Cotidiano
Intenção de Consumo das Famílias apresenta crescimento no Acre

Mensalmente, a equipe econômica da Confederação Nacional do Comércio – CNC analisa a Intenção de Consumo das Famílias, levando em consideração o emprego atual, o nível de renda, a perspectiva profissional e acesso ao crédito, tendo como resultado a indicação de satisfação ou insatisfação das famílias.
Os resultados observados em todo o País indicam que as famílias vêm demonstrando menos interesse no consumo, atingindo, em outubro, 101,2 pontos. O menor desde outubro do ano anterior e sua retração nos últimos três meses. Mesmo tendo diminuído, o indicador ainda está na faixa de satisfação, acima de 100.
Nas análises sobre o emprego atual, o indicador apresenta sinais de satisfação das famílias com o trabalho. Isso gera uma maior confiança para consumir, o que deve ocorrer no final de novembro, quando da Black Friday, notadamente para famílias com renda superior a 10 salários mínimos.
Por outro lado, a perspectiva profissional dos entrevistados retornou aos mesmos valores de outubro do ano passado, depois de 11 meses de crescimento, atingindo, em setembro, 112,6 pontos, mantendo-se, mesmo retraindo, acima dos 100 pontos, indicando satisfação.
No Acre, a Federação do Comércio observa os dados regionais. Nesse estudo, a intenção de consumo das famílias vem apresentando crescimento na comparação com agosto, atingindo 114 pontos, principalmente para famílias com renda de até 10 salários mínimos, impulsionado pelo crescimento da oferta de crédito para famílias de renda baixa, mostrando a preferência das instituições financiadoras em atender esse nicho específico de mercado.
Para as famílias com renda superior a 10 salários mínimos, o indicador retraiu 2,4 pontos, também influenciado pelo acesso ao crédito, a Selic elevada e, consequentemente, os juros praticados, o que demonstra que o consumidor acreano está planejando seu consumo de forma consciente.
Todos os indicadores tendem a melhorar a partir do próximo mês por conta dos preparativos para as festas de final de ano, apesar de o indicador das intenções de consumo ter retraído em relação ao mês de agosto, sendo o menor desde abril deste ano, saindo de 141,5 pontos para 134,9 pontos.
Na relação de consumo, bens duráveis não devem ser adquiridos nos períodos com foco nas famílias com renda acima de 10 salários mínimos, sofrendo forte influência na retração da oferta de crédito.
Comentários
Cotidiano
Chuvas agravam estado crítico de rodovia que abastece o Departamento de Pando, em Cobija
Trecho da via ‘Troncal em Pando’ tem sido afetado por chuvas intensas; empresas reclamam da falta de intervenção da administração de estradas

Transportadores relatam aumento de riscos e atrasos na entrega; falta de intervenção da administração de estradas preocupa setor. Foto: captada
A estrada conhecida como ‘Troncal em Pando’, principal via de abastecimento do departamento de Pando, que tem como capital Cobija, encontra-se em estado crítico, dificultando o transporte de cargas para o comércio local. Segundo relatos de transportadores e usuários, as fortes chuvas dos últimos dias agravaram as condições da rodovia, aumentando os riscos de acidentes e atrasos na entrega de mercadorias.
Apesar da situação, a Administradora Boliviana de Estradas (ABC) ainda não chegou ao trecho mais crítico para realizar intervenções ou prestar socorro, o que tem gerado preocupação entre empresas de transporte intermunicipal.

Segundo relatos de transportadores e usuários, o trecho já crítico se tornou ainda mais perigoso, elevando os riscos de acidentes e causando atrasos significativos na entrega de mercadorias para o comércio local. Foto: captada
A ausência de manutenção urgente coloca em risco a segurança de passageiros e a continuidade do abastecimento na região, que depende quase integralmente dessa via que abastece boa parte de Cobija, capital do Departamento de Pando.

A falta de manutenção imediata ameaça a segurança de passageiros e a logística de produtos essenciais na região fronteiriça. Foto: captada
Veja vídeo com TVU Pando:
Comentários
Cotidiano
FFAC adia início do Campeonato Estadual por falta de laudo do Tonicão

Foto Sueli Rodrigues: Tonicão precisa do laudo do Corpo de Bombeiros para ser completamente liberado
A Federação de Futebol do Estado Acre(FFAC) adiou nesta terça, 6, o início do Campeonato Estadual. A competição deveria começar na segunda, 12, mas o estádio Antônio Aquino Lopes(Tonicão) não tem o laudo do Corpo de Bombeiros.
“Estamos trabalhando para a liberação do laudo dos Bombeiros desde o ano passado. Ficaram duas pendências e o primeiro projeto não foi aprovado. Apresentamos um segundo projeto e os Bombeiros ainda não responderam”, explicou o presidente da FFAC, Adem Araújo.
Estadual começa dia 15
A FFAC pediu ao governo do Estado a liberação da Arena da Floresta para começar o Estadual na quinta, 15, com rodada dupla: Independência x Santa Cruz, às 17 horas, e Galvez x São Francisco, às 19 horas.
“O governo do Estado autorizou extraoficialmente a liberação e estamos aguardando o documento. Essa é somente uma questão burocrática e o campeonato deve iniciar no dia 15”, afirmou Adem Araújo.
Complemento da 1ª rodada
A primeira rodada do Estadual 2026 será completada no sábado, 17, com mais dois jogos na Arena da Floresta. O Vasco enfrenta o Rio Branco, a partir das 15 horas, e a Adesg joga contra o Humaitá.


Você precisa fazer login para comentar.