Cotidiano
Inovação educacional com tecnologia e atividades lúdicas transforma o aprendizado em Xapuri
O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho destaca que iniciativas como a que aconteceu na Divina Providência democratizam o acesso à tecnologia e incentivam o aprendizado dos alunos da rede estadual

Evento levou inovação tecnológica a alunos de Xapuri. Foto: Divisão de Inovações Educacionais/SEE
Alunos e professores da Escola Divina Providência, localizada em Xapuri, interior do Acre, participaram de um dia cheio de experiências interativas com tecnologias, robótica e metodologias ativas. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), ocorreu nesta quinta, 14, e teve o objetivo de despertar o interesse dos estudantes e tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível.
Com uma programação diversificada, os participantes tiveram contato com jogos matemáticos, oficinas de robótica e o uso de óculos de realidade virtual. A ação foi planejada pela Divisão de Inovações Educacionais que faz parte do Departamento de Inovações Educacionais e Mídias Digitais da SEE para oferecer uma nova perspectiva sobre o ensino de disciplinas como matemática, ciências, física e química, com atividades dos núcleos de Matemática e Ciências Aplicadas, de Robótica e Automação Educacional e o de Incentivo ao Conhecimento.
Para o chefe da divisão, Eliomar Amorim, a iniciativa em Xapuri foi um exemplo de como o uso de metodologias inovadoras pode transformar o aprendizado e abrir novas perspectivas para os estudantes. “A ideia é sempre trazer novas possibilidades para a educação e expandir essas ações para outros municípios”, explicou.

Alunos tiveram contato com novas tecnologias. Foto: Divisão de Inovações Educacionais/SEE
O momento foi de interação e reflexão para toda a comunidade escolar e despertou a cuiosidade dos estudantes. Segundo o coordenador pedagógico da Divina Providência, Edilucio Siqueira, o objetivo de mostrar possibilidades de aprendizagem diferenciadas e que disciplinas, como a matemática, não precisam ser de difícil acesso, foi alcançado.
“As metodologias ativas permitem que os alunos saiam dos muros da sala de aula e reflitam sobre o conhecimento de forma mais ampla. A equipe percebeu que os alunos tiveram uma recepção maravilhosa. Isso mexe com a curiosidade, muitas vezes adormecida, e é algo ao mesmo tempo moderno e atrativo”, avaliou o coordenador.
Além disso, o envolvimento dos professores, que demonstraram interesse em explorar novas formas de ensino também foi um dos destaques da ação. “Alguns professores ficaram encantados com a temática da robótica, dos jogos matemáticos e do raciocínio lógico”, relatou Edilucio.
A estudante Ana Cristina Souza conta que nunca teve contato com as tecnologias apresentadas no evento. “É muito gratificante participar dessas brincadeiras, é um momento que a gente tem para interagir com as pessoas e ver mais sobre as tecnologias que estão avançando cada vez mais”, pontua.
Já a aluna Samile Santos que sonha trabalhar na área policial, relata que o aprender sobre robótica a fez pensar como a tecnologia pode ajudar sua sonhada profissão no futuro. “Quero ser policial do BOPE [Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar], então me interessa bastante a tecnologia e o raciocínio e agora aprender mais sobre esses assuntos e dinâmicas”, afirma.
O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho destaca que iniciativas como a que aconteceu na Divina Providência democratizam o acesso à tecnologia e incentivam o aprendizado dos alunos da rede estadual. “É uma metodologia mais inclusiva, lúdica e envolvente que promove uma nova maneira de ensinar e aprender”, ressalta.

Equipe do Núcleo de Matemática e Ciências Aplicadas desmistificou o ensino das ciências exatas para os alunos. Foto: Divisão de Inovações Educacionais/SEE
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.