fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Influencer trans comemora mudança de nome na certidão de nascimento no dia do Orgulho

Publicado

em

Apesar da alegria, ela reforça que este é apenas o primeiro passo de um longo caminho para regularizar toda a sua documentação.

Ella diz que este é apenas o primeiro passo de um longo processo com a documentação/ Foto: Reprodução

O dia do orgulho LGBTQIAPN+ é comemorado nesta sexta-feira (28), e não haveria data mais poética possível para  Estella Martins receber o sua nova certidão de nascimento, com seu novo retificado, agora podendo ser, oficialmente, chamada de Estella Maria Lima Martins.

Em março deste ano, em publicação no seu Instagram, anunciou sua transição de gênero aos seguidores que a acompanham. Ella, como é apelidada, é conhecida também por sua drag, Ágata Power.

Através do seu perfil, ela divulgou imagens com seu documento retificado e deixou uma mensagem a seus seguidores. “Que dia emblemático pra (re)nascer uma estrela de fato e de direito pra essa nossa sociedade. Duplo orgulho! É o primeiro e mais importante passo pra essa minha longa caminhada. E agradeço a cada um que está comigo direta ou indiretamente. Enfim, retificada! Aqui nasce Estella Maria Lima Martins!”, disse.

Sobre sua transição, ela afirma que, hoje entende a necessidade de ser como quer ser. “Hoje entendo que não é sobre agradar as pessoas que eu amo, não é sobre ser como elas gostariam que eu fosse, e sim sobre os meus anseios, sobre aquilo que eu preciso fazer pra ser feliz”, diz.

“Receber esse documento, neste dia, para mim, teve um misto de sentimentos porque eu dei entrada no procedimento há uns 12 dias 13 dias atrás, eu achei que ficaria pronto antes. Às vezes as coisas acontecem não acontecem do jeito que a gente quer, mas é porque as coisas têm que acontecer do jeito que elas têm que acontecer”, conta.

Ella ainda diz estar muito contente com a conquista, mas que este é apenas o primeiro passo de um longo caminho. “Não é só a certidão de nascimento, a partir daí você tem um monte de outros documentos para serem retificados, como é o caso da CNH do RG”, explicou.

Ella Martins é influenciadora/Foto: ContilNet

Além disso, ela explica que todo o processo foi muito custoso, tendo gasto cerca de R$300 apenas com a retificação de sua certidão de nascimento, e pontua que projetos sociais para atender essas pessoas são necessários.

“Para uma pessoa de baixa renda é complicado, às vezes, por exemplo, é necessário que essa pessoa tenha acesso aos documentos através de programas sociais, como o  projeto cidadão, pra retirar todos esses outros documentos de novo”, sugere.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

A Crítica, Governo e Rede Amazônica vencem na rodada de abertura

Publicado

em

Foto Dell Pinheiro: Competição promovida pelo Sindicato dos Jornalistas tem tradição

A Crítica, Assessoria do Governo e Rede Amazônica estrearam com vitória na 22edição do Campeonato da Imprensa de Futebol Soçaite neste domingo, 30, na AABB.

A Crítica derrotou a TV Gazeta, atual campeã do torneio, por 5 a 3 no jogo de abertura. Na sequência, a Assessoria do Governo bateu o Acre News, do técnico Jairo Barbosa, por 3 a 0 e a Rede Amazônica venceu o AC 24Horas por 3 a 0 na última partida da programação.

Gladson, Bocalom, Alysson e Petecão

A rodada de abertura contou com as ilustres presenças do governador Gladson Cameli, do prefeito Tião Bocalom, do pré-candidato a vice-prefeito, Alysson Bestene, e do senador Sérgio Petecão.

Próxima rodada

Assessoria do Governo x Assessoria da Prefeitura

A Crítica x Rede Amazônica

AC 24Horas x Acre News

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com mais de 200 atletas em quadra, Campeonato 3×3 tem grandes jogos

Publicado

em

Foto PHD: Título do Estadual vale vagas no Campeonato Brasileiro

Com mais de 200 atletas foi disputada neste sábado, 29, no ginásio Álvaro Dantas, a fase de Rio Branco do Campeonato Estadual de Basquete 3×3. A competição organizada pela Federação Acreana de Basquete (FEAB), Associação de Basquete Masters (ABMAC) e a Federação Acreana de Basquete Cadeirantes (FEABC) marcou o início da temporada de 2024.

“O novo basquete do acre tem como principal objetivo promover competições e criar oportunidades para os jovens por meio do esporte. Estamos promovendo o primeiro torneio da temporada e conseguimos uma excelente participação dos basqueteiros”, comentou Renato Borges, um dos idealizadores do projeto.

Nível técnico

O diretor técnico da FEAB, professor Manieldem Távora, destacou o nível dos jogos.

“Tivemos grandes jogos em todas as categorias e isso mostra a força da modalidade”, afirmou o professor.

Finais do Estadual

As finais do Estadual 3×3 serão disputadas no dia 13 de julho, no Álvaro Dantas.

Campeões de Rio Branco

Sub-18 feminino

1º Colégio acreano

2º Acreano

Sub-18 masculino

1º Colégio Acreano

2º Magnus

Sub- 23 feminino

1º Mambas

Sub-23 masculino

1º Mônaco

2º Acreano

Adulto feminino

1º UFAC

2º Old School

Adulto masculino

1º Old School

2º Elite

Master 

1º ABMAC+45

2º New City

Cadeirantes 

1º Ana Keila e CIA

2º Turma do Caçula

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Wendell Barbosa é campeão do AJP Tour em Goiânia

Publicado

em

Foto PHD: Wendell no alto do pódio do AJP em Goiânia

O acreano Wendell Barbosa conquistou neste domingo, 30, em Goiânia, Goiás, o título do AJP Tour de Jiu-Jitsu Sem Kimono. A competição é uma das mais importantes do Brasil e classifica para o Campeonato Mundial.

“Deus é fiel. Sofri uma fratura no dedo do pé na fase de preparação e estou com uma lesão no ombro. Mesmo com todas as dificuldades consegui ser campeão no torneio sem kimono. Estou muito feliz e esse tipo vai me motivar muito para a sequência da temporada”, declarou o paratleta acreano.

Meta é o Mundial

Wendell Barbosa confirmou a intenção de disputar o Mundial em Abu Dhabi.

“Quero voltar para Abu Dhabi e ser campeão mundial mais uma vez. O AJP de Goiânia foi importante porque não lutava há dez meses e retornar em alto nível é bem complicado”, avaliou Wendell Barbosa.

3º com kimono

Wendell Barbosa ficou com a 3ª colocação na disputa do AJP com kimono.

“O resultado do torneio com kimono foi duro, mas consegui me recuperar e ser campeão. Quero me recuperar clinicamente, agora, para poder voltar aos treinamentos”, afirmou Wendell.

Comentários

Continue lendo