fbpx
Conecte-se conosco

Acre

IFAC lança editais de processo seletivo com 870 vagas para cursos técnicos

Publicado

em

As inscrições serão realizadas de 12 de dezembro de 2016 a 17 de janeiro de 2017

Foram lançados, nesta quinta-feira (10.11), os editais do Processo Seletivo 2017/1 para ingresso de novos estudantes aos cursos de nível médio técnico integrado e técnico subsequente do Instituto Federal do Acre (IFAC). Ao todo, serão ofertadas 870 vagas, sendo 360 vagas para técnico subsequente e 510 vagas aos cursos técnicos integrados. As inscrições serão realizadas entre os dias 12 de dezembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017. O ingresso dos novos alunos será para o primeiro semestre de 2017.

As inscrições, para ambos os editais, serão realizadas somente pela internet, por meio do site do IFAC (www.ifac.edu.br). Após o candidato selecionar o processo seletivo que deseja participar, deverá preencher a ficha de inscrição com os dados solicitados nos editais e também o questionário socioeconômico. As informações contidas na ficha de inscrição serão analisadas pela Comissão Permanente de Processo Seletivo de Estudantes do IFAC.

A classificação dos candidatos para os cursos técnicos integrado e subsequente ao ensino médio será feita com base nas notas constantes no histórico escolar, que serão lançadas pelo próprio candidato no ato da inscrição. O resultado final será divulgado pela Comissão Permanente de Processo Seletivo de Estudantes do IFAC, no dia 20 de janeiro de 2017.

Técnico Integrado

Os candidatos que tiverem interesse em concorrer a uma das vagas para o ensino médio integrado, conforme prevê o edital 11/2016, deverão ter até 17 anos completos até a data da matrícula e ainda ter concluído, imprescindivelmente, o ensino fundamental. O curso além de garantir a conclusão do ensino médio também oferece ao aluno a formação técnica profissional.

De acordo com o edital, a modalidade integrada ao ensino médio será oferecida nos campus Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Xapuri e Tarauacá. Os cursos técnicos ofertados serão: Informática e Informática para Internet, Redes de Computadores, Edificações, Agropecuária, Meio Ambiente, Biotecnologia, Floresta e Agricultura.

Técnico Subsequente

O estudante que optar por se inscrever em um dos cursos técnicos subsequentes deverá já ter concluído o ensino médio, comprovando tal requisito no ato da matrícula. Conforme o edital 12/2016, as vagas ofertadas são para os campus Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Baixada do Sol. Os cursos técnicos oferecidos para o próximo ano são: Segurança no Trabalho, Administração, Tradução e Interpretação de LIBRAS, Cooperativismo, Recursos Pesqueiros, Zootecnia, Agroecologia e Aquicultura.

Comentários

Continue lendo

Acre

Advogado nega que motorista envolvido em acidente fatal tenha se esquivado da polícia

Publicado

em

Defesa afirma que Talysson está à disposição para esclarecimentos, mas delegacia adiou audiência; representante confirma que apenas os advogados compareceram à delegacia

Foto: montagem sob foto de Davi Sahid/ac24horas

O advogado Emerson Costa, defensor de Talysson da Silva Duarte, motorista envolvido em um grave acidente na Via Verde (Rio Branco) na última quinta-feira (17), rebateu as acusações de que seu cliente não teria se apresentado à Polícia Civil. O acidente deixou dois mortos e um ferido grave. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Costa afirmou que Talysson não fugiu da Justiça e que a defesa já protocolou um requerimento administrativo.

“Informaram que Talysson não se apresentou à polícia, mas isso é mentira”, disse o advogado. Ele explicou que, na sexta-feira (18), a defesa foi à Delegacia de Flagrantes, mas o delegado plantonista informou que a oitiva só ocorreria após o feriado. Na terça-feira (22), nova tentativa foi feita, mas a polícia adiou novamente o depoimento.

Douglas Bocardi, amigo e representante de Talysson, confirmou à reportagem que o motorista não foi pessoalmente à delegacia – apenas seus advogados. “Ele está à disposição para esclarecer tudo”, afirmou.

O caso continua sob investigação.

Comentários

Continue lendo

Acre

Conflitos por terra elevam no Acre: 59 casos em um ano

Publicado

em

Foto: assessoria MST-PA

O Acre registrou 59 conflitos por terra em 2024, conforme dados divulgados nesta quarta-feira, 23, pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), no relatório anual que acompanha as violências no campo em todo o país. O número posiciona o estado entre os dez com maior número de ocorrências desse tipo, ao lado de Maranhão, Pará, Bahia, Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

O levantamento aponta um cenário de agravamento das tensões no meio rural brasileiro. No total, o país teve 1.768 conflitos por terra em 2024 — um aumento em relação aos 1.724 registrados no ano anterior. No Acre, a maior parte dos registros está relacionada à violência contra a ocupação, categoria que representa ações como despejos, destruição de casas, ameaças e ataques diretos a comunidades.

Além das disputas fundiárias, o relatório também revela aumento dos conflitos por água, que passaram de 225 para 266 no Brasil. Já os conflitos trabalhistas — que envolvem, por exemplo, o trabalho escravo contemporâneo — foram os únicos a apresentar queda. No entanto, a CPT alerta para uma possível subnotificação: foram 151 casos identificados em 2024.

Outro dado que chama atenção é a escalada da contaminação por agrotóxicos, que teve um salto expressivo: de uma média de 24 casos por ano entre 2015 e 2023 para 276 registros apenas em 2024. Embora o Acre não esteja entre os estados com maior incidência, a CPT aponta que a generalização do uso indiscriminado dos químicos representa risco para populações rurais em todo o território nacional.

A violência no campo também foi marcada por um aumento no número de ameaças de morte — 272 casos —, o maior registrado nos últimos dez anos. Em contrapartida, o número de assassinatos caiu para 13, o menor desde 2015. Os principais alvos das agressões foram indígenas (29%), posseiros (25%), quilombolas (13%) e integrantes do MST (11%). Entre os principais agentes envolvidos nos conflitos estão fazendeiros (44%), empresários (15%) e o governo federal (8%).

Na região da Amazônia Legal, onde está inserido o Acre, houve crescimento significativo de incêndios e desmatamento ilegal. Os focos de incêndio mais que dobraram no Brasil (de 91 para 194), sendo que Mato Grosso concentrou 25% dos casos. O Pará foi responsável por 20% do desmatamento ilegal.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem novo alerta de chuvas intensas e ventos fortes nesta quarta

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico para o estado do Acre, alertando para a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes entre a manhã desta quarta-feira, 23, e as 10h da quinta-feira (24).

O aviso tem grau de severidade classificado como “perigo potencial” (nível amarelo). Segundo o Inmet, está prevista a ocorrência de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm no acumulado do dia, além de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h.

Comentários

Continue lendo