Geral
Idosa acamada de 109 anos ainda não tomou vacina em Senador Guiomard e família se preocupa: ‘Fiquei perdida’
Elza Margarita de Castro Perna, de 109 anos, mora em Senador Guiomard e ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Prefeitura informou que fez a primeira etapa de 20 doses por microáreas e por isso ela ainda não foi vacinada.

Elza Margarita de Castro Perna, de 109 anos, aguarda vacina — Foto: Arquivo da família
Por Alcinete Gadelha
Acamada há pelo menos dois anos, Elza Margarita de Castro Perna, de 109 anos, ainda não tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e a família se preocupa por conta da saúde dela. A idosa mora no no bairro São Francisco, em Senador Guiomard, no interior do Acre.
Graça Castro, sobrinha de Elza e uma das responsáveis por ela, conta que procurou o posto de saúde do bairro e foi informada de que ela seria vacinada em duas semanas, porém, ainda não recebeu a primeira dose.
A Secretaria de Saúde do município encerrou no dia 1º de fevereiro, a primeira etapa de vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 80 anos. A vacinação começou no dia 27. A cidade tem pelo menos 380 idosos acima de 80 anos e na primeira etapa, 20 foram vacinados.
“Ela fez ontem 109 anos. E está acamada desde 2019, ela caiu e quebrou o fêmur e por causa da idade não pode fazer cirurgia, então convive com esse fêmur quebrado e a complicação dela é pressão alta. Agora, ela está com uma ferida na perna e está se agravando e não posso trazer ela para cá [Rio Branco] por conta da pandemia e o médico já disse que se agravar mais, ela pode perder a perna. Então, se ela tomar a vacina, pode fazer o tratamento”, diz Graça.
A sobrinha conta que a ferida surgiu por causa da falta de circulação devido o fêmur quebrado, e ela teme levar a idosa aos hospitais e correr o risco de contrair Covid.
A secretária de saúde do município Dayana Reis, disse que o município só recebeu 20 doses e o grupo vacinado foi do bairro centro. A escolha foi feita por meio de levantamento dos agentes comunitários de saúde que atuam na cidade. Segundo, ela, o responsável pelo centro foi o primeiro a apresentar a relação dos idosos acompanhados.
“Estávamos fazendo por microáreas e como veio apenas 20 doses, nós temos agentes que têm mais que isso. Talvez estejam pensando que estamos tentando priorizar alguém, mas não estamos priorizando ninguém. Estávamos tentando trabalhar de forma organizada. Então, para não dizer que a gente estava no centro e não foi para o São Francisco, estamos organizando para colocar um ponto central para vacinar em livre demanda, dentro do carro mesmo”, contou.
Graça disse que não procurou a secretaria, apenas o posto de saúde do bairro e foi informada que a tia receberia a vacina.
“Não procurei a Secretaria de Saúde, fui ao posto que dá assistência a elas lá, é bem próximo. Então, é muito difícil ter que ficar em cima. Há duas semanas, por conta da reclamação, disseram que na semana seguinte iam passar lá para vacinar, mas não apareceram. Fiquei um pouco perdida, porque acredito que não deve ter alguém mais velho que ela, e a gente quer que ela tome a vacina, para poder tratar outras questões da saúde dela. Não sei se tem mais pessoas acamadas com mais idade do que ela”, pontuou.

Idosos acima de 80 anos foram vacinados em casa contra a Covid-19 em Senador Guiomard — Foto: Tálita Sabrina/Rede Amazônica Acre
Vacinação em Senador Guiomard
A secretária informou ainda que até sexta-feira (12) deve ser montado o novo formato de vacinação para ocorrer em drive-thru para a população acima de 90 anos, e por livre demanda, até que encerrem as 70 doses.
“Ontem, nós recebemos mais 70 doses, e essas que vieram são específicas de 90 anos para cima. Nós estávamos trabalhando por microáreas, por agentes de saúde e está havendo muita reclamação. Nós temos 61 agentes de saúde e se a gente pegar por cada um, tem paciente que vai demorar muito para chegar. Então, estamos tentando fazer a mesma estratégia de Rio Branco e colocar um ponto de referência para a gente administrar estas 70 doses”, explicou.
Em entrevista a Rádio CBN Amazônia Acre, nesta quarta-feira (10), a gerente do Núcleo do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quilles, disse que a idosa deveria ter sido vacinada na primeira remessa e não ter aguardado esta última que chegou na terça-feira (9).
“Ela é a estrela dentro das prioridades. Não tem desculpa para o caso dela que deveria ter sido a primeira vacinada do município. Então, não podemos trazer ela para cá, porque cada município tem que dar conta da sua demanda”, afirmou.
Renata disse ainda que em casos como este a família ou idoso deve procurar o número da secretaria do município e fazer o agendamento e garantir a dose da vacina.
“Minha conduta enquanto coordenadora de imunização é acionar o município e tentar entender o que aconteceu, mas ela não fique preocupada que isso vai ser resolvido ainda hoje. Você que te acima de 90 anos, não deixe que ninguém pegue seu lugar”, concluiu.
Comentários
Geral
Netflix compra Warner e HBO Max; confira o que pode mudar no serviço de streaming

REUTERS/Francis Mascarenhas
A Netflix anunciou, nesta sexta-feira (5), a compra da Warner Bros. Discovery por US$ 72 bilhões.
A empresa afirma que a aquisição é uma estratégia valiosa para ampliar o domínio global e reforçar o catálogo com algumas das franquias mais valiosas do entretenimento.
Entre elas, estão as aclamadas sagas de Game Of Thrones (2011), Harry Potter (1998) e The Last Of Us (2023).
Essa operação promete mudar o mercado do streaming e a HBO Max pode passar por uma fusão ou ser incorporado a plataforma, isso pode afetar o preço dos planos no futuro ao integrar as plataformas Netflix e HBO.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC

Você precisa fazer login para comentar.