Acre
Iapen é responsabilizado por morte de detento e condenado a pagar indenização à família

Foto: Asscom/Iapen-AC
O Iapen (Instituto de Administração Penitenciária do Acre) foi responsabilizado pela morte do detendo Fagner Duarte de Castro, encontrado sem vida na Unidade Prisional do Quinari (UPQ), e terá que pagar uma indenização de R$ 80 mil em danos morais à família dele.
A determinação foi do Tribunal de Justiça (TJAC), que considerou que mesmo o Iapen tendo conhecimento do estado mental do detento, não tomou medidas necessárias para evitar que ele cometesse suicídio. O Instituto deve recorrer da decisão.
A família de Castro chegou a pedir R$ 1 milhão de indenização do Estado em 2021. Contudo, a 2ª Vara de Fazenda Pública negou o pedido por entender que não havia negligência, o que fez com que a defesa entrasse com um recurso, destacando que o detento sofria de psicose, alucinações e delírios; e que esse quadro clínico era conhecido pela direção da unidade.
O detento cumpria pena desde 2015 por roubo. Ele foi encontrado morto em maio de 2017, cerca de 50 minutos após se recusar a ir tomar banho de sol.
Comentários
Acre
Animais silvestres reabilitados retornam ao Horto Florestal de Rio Branco após atendimento especializado
Acre
Idosa de 78 anos é atropelada ao atravessar a Avenida Ceará, em Rio Branco
Vítima sofreu traumatismo craniano moderado e foi encaminhada ao pronto-socorro após atendimento do Samu
A idosa Terezinha da Silva, de 78 anos, foi vítima de atropelamento na manhã deste sábado (24), ao tentar atravessar a Avenida Ceará, no bairro Tangará, em Rio Branco.
Segundo informações de testemunhas, Terezinha estava nas proximidades de uma parada de ônibus quando tentou cruzar a via e acabou sendo atingida por um veículo modelo Hilux, de cor prata, que trafegava no sentido bairro–centro.
Com o impacto, a idosa foi arremessada ao solo e bateu a cabeça no asfalto, sofrendo um corte profundo com sangramento ativo. Após a queda, ela ficou desorientada e apresentou traumatismo cranioencefálico de natureza moderada.
O motorista permaneceu no local e acionou o Policiamento de Trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros. Após ser imobilizada e protocolada, a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
Na unidade hospitalar, Terezinha foi submetida a exames de tomografia para avaliação da gravidade da lesão na cabeça.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para a realização da perícia. Concluídos os procedimentos de praxe, o veículo envolvido no atropelamento foi liberado.
























Você precisa fazer login para comentar.