Conecte-se conosco

Cotidiano

Governo do Acre promove curso de gestão de recursos hídricos e recuperação de Área de Preservação Permanente, em Xapuri

Publicado

em

O curso também tem como objetivo final a implantação de unidades demonstrativas de recuperação das APPs.

Governo do Acre promove curso de gestão de recursos hídricos e recuperação de Área de Preservação Permanente, em Xapuri. Foto: cedida

Com o objetivo de fortalecer a conservação ambiental e a segurança hídrica no estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Xapuri, realizou nesta quarta, 9, e quinta-feira, 10, o curso “Gestão de Recursos Hídricos e Recuperação de Área de Preservação Permanente (APP)”, em Xapuri.

O curso é voltado para a capacitação de técnicos municipais e estaduais que atuam diretamente com o uso dos recursos hídricos, além de alunos e professores de instituições de ensino superior de forma a ampliar o alcance da iniciativa.

Durante a capacitação, os participantes foram preparados para se tornarem multiplicadores de conhecimento, contribuindo para o fortalecimento da capacidade técnica das instituições envolvidas.

Gestora de políticas públicas e chefe da Divisão de Recursos Hídricos, María Antonia Zabala, ministrou a capacitação. Foto: cedida

“A conservação das áreas de APP é fundamental para a segurança hídrica, pois essas áreas desempenham um papel crucial na proteção dos recursos hídricos e na manutenção da biodiversidade. A parceria entre a Sema e a Secretaria de Meio Ambiente de Xapuri demonstra o compromisso conjunto em promover a conservação dos recursos naturais”, destacou a gestora de políticas públicas e chefe da Divisão de Recursos Hídricos, María Antonia Zabala.

No primeiro dia de atividades, os participantes debateram temas como a gestão integrada dos recursos hídricos, a conservação da água e a aplicação de políticas públicas voltadas à preservação ambiental. Também foram abordadas a legislação vigente sobre APPs e as técnicas recomendadas para sua recuperação.

No segundo dia da programação, os participantes realizaram uma aula de campo às margens do igarapé Santa Rosa. A atividade prática permitiu a coleta de dados e o diagnóstico da área, contribuindo para a elaboração de estratégias de recuperação ambiental. Além da capacitação técnica, o curso também tem como objetivo final a implantação de unidades demonstrativas de recuperação das APPs.

Participantes realizaram uma aula de campo nas margens do Igarapé Santa Rosa. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Publicado

em

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados

Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.

New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.

Indefinição no Juruá

As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026

Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.

Brasileia

O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.

Quinari

No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.

Dupla de arbitragem

Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo

O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.

Novo momento

Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.

Família Atleticana

Marcelo Avelino-Presidente

Ricardo Lopes-Vice-presidente

Paulo Santana-Tesoureiro

Francisco Brito-Diretor administrativo

Ilson da Silva-Diretor de patrimônio

Antônio Acivaldo-Diretor social

Juliano de Souza-Diretor comercial

Comentários

Continue lendo