Conecte-se conosco

Flash

Governo do Acre leva saúde e cidadania aos moradores no Parque Estadual Chandless

Publicado

em

Em uma das regiões mais isoladas e preservadas do Acre, o governo do Estado realizou, neste sábado, 6, a 7ª edição do Programa Saúde na Floresta, levando atendimento médico e serviços essenciais às famílias que vivem no Parque Estadual Chandless.

Após mais de oito horas de viagem de barco pelo rio Purus, as equipes de saúde chegaram ao parque para realizar atendimentos às 22 famílias — cerca de 80 pessoas que residem na unidade de conservação.

Governo do Acre leva serviços em saúde e cidadania aos moradores no Parque Estadual Chandless. Foto: Uêslei Araújo/Sema

Acostumados a percorrer longos trajetos para acessar cuidados básicos, os moradores receberam atendimentos médicos, vacinação, exames laboratoriais, vacinação de cães e gatos e doação de kits de cuidados pessoais doados pela empresa Natura Cosméticos.

A ação é iniciativa das secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e de Saúde (Sesacre), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Prefeitura de Manoel Urbano, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

Acostumados a percorrer longos trajetos para acessar cuidados básicos, os moradores receberam diversos tipos de atendimentos em saúde. Foto: Uêslei Araújo/Sema

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou a importância de levar assistência especializada às populações que vivem em áreas remotas e reforçou o compromisso do governo com quem mora na floresta.

Secretário do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, reforçou o compromisso do governo com quem mora na floresta. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“É uma grande satisfação estar aqui, junto com toda a equipe, promovendo mais um dia de saúde e cidadania, nos aproximando das pessoas e encurtando distâncias para cuidar de quem mais precisa. Em nome do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis, estamos avançando na oferta de cuidados integrais e garantindo que a população possa viver com dignidade e bem-estar, integrada ao território onde sempre viveu.”

O agricultor familiar, Moisés Nunes, contou sobre a emoção de receber a ação diretamente no Chandless.

Agricultor familiar, Moisés Nunes relata a satisfação dos moradores em receberem o Programa Saúde na Floresta. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“Primeiramente, eu quero agradecer a Deus por esse momento. É muito importante para nós recebermos atendimento médico aqui dentro da nossa unidade de conservação. Hoje, pra mim, é uma satisfação enorme ver que estamos recebendo um atendimento ótimo. E não é só consultas: estamos recebendo materiais importantes, como cloro, vacinação e até kits de higiene. Agradeço muito à equipe do governo e à Prefeitura de Manoel Urbano”.

A agricultora Antônia Souza destacou a importância do Programa Saúde na Floresta realizado na comunidade.

Agricultora Antônia Souza celebra a alegria de receber atendimento diretamente em sua comunidade, sem precisar enfrentar longos deslocamentos até a cidade. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“Estou muito feliz com a chegada da equipe de saúde. Fomos atendidos aqui mesmo na comunidade, e isso significa muito para nós. Agradeço primeiramente a Deus e aos profissionais que vieram. O atendimento foi muito bom. Eu, meu marido e todas as pessoas aqui fomos acolhidos. Estou muito agradecida.”

Atendimentos ofertados

Por meio da Sesacre foram ofertadas consultas com clínico geral, infectologista e ginecologista, atendimento odontológico, além da realização do Preventivo do Câncer do Colo de Útero (PCCU), exames laboratoriais, retinografia e dermatoscopia.

O médico da família Osvaldo Leal destacou que a dificuldade de acesso aos serviços de saúde é o principal motivo que leva as equipes a atuarem em regiões tão remotas.

O médico da família, Osvaldo Leal ressaltou que a dificuldade de acesso aos serviços de saúde é o principal fator que motiva as equipes a levar atendimento até regiões mais distantes. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“A grande motivação para que venhamos até esses lugares tão distantes é justamente a dificuldade que essas populações têm para acessar serviços de saúde. Por isso trouxemos equipamentos de ponta, uma série de exames laboratoriais e consultas especializadas. Esses atendimentos, que normalmente exigem deslocamentos longos até Rio Branco, agora podem ser realizados dentro da própria comunidade. Isso faz toda a diferença na vida dessas famílias.”

A equipe da Fiocruz ofereceu atendimento pediátrico, realização de exames, testes rápidos e também atendimento veterinário.

O pediatra da instituição, Felipe Costa, destacou a importância de levar assistência especializada às populações que vivem em áreas remotas da floresta.

Pediatra da Fiocruz, Felipe Costa destacou a importância de levar assistência especializada às populações que vivem em áreas distantes. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“Os povos da floresta precisam de um atendimento especializado e individualizado, porque vivem em comunidades de dificílimo acesso.Por isso, ações como esta, que reúnem profissionais de diversas áreas fazem toda a diferença. Esse esforço conjunto contribui diretamente para a saúde e o bem-estar dessa população que,muitas vezes, fica distante dos serviços básicos.”

Já a Prefeitura de Manoel Urbano reforçou com atendimentos de atenção primária, aferição de sinais vitais, testes rápidos, consultas médicas de clínico geral, pré-natal e PCCU, além de atendimento odontológico, distribuição de medicamentos, vacinação e assistência social para cadastro e atualização do Bolsa Família. Além de ações de vigilância epidemiológica e aplicação de vacina antirrábica.

O cirurgião-dentista Fábio Bermeu destacou o esforço da prefeitura de Manoel Urbano para garantir atendimento completo às famílias do Chandless.

Cirurgião-dentista Fábio Bermeu ressaltou o empenho da Prefeitura de Manoel Urbano em assegurar um atendimento completo às famílias que vivem no Chandless. Foto: Uêslei Araújo/Sema

“A Secretaria Municipal de Saúde deslocou equipe médica, odontológica e farmacêutica, e nós estamos disponibilizando tanto as medicações quanto os atendimentos. Na área odontológica, sabemos que há uma grande dificuldade de acesso a serviços em saúde para essas comunidades mais isoladas. Por isso, realizamos procedimentos de restauração e limpeza para garantir saúde bucal e qualidade de vida para quem vive tão longe da cidade.”

Ao todo, foram realizados 676 atendimentos em saúde. Desse total, foram contabilizados 60 consultas médicas entre clínica geral, pediatria e ginecologia; 369 exames laboratoriais; 67 atendimento de enfermagem; 41 prescrições de medicamentos; 80 testes rápidos; 3 exames de PPCU’s; 30 atendimentos odontológicos e 22 exames de retinografia.

Saiba mais

O Parque Estadual Chandless, localizado em Manoel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus, criado em 2 de setembro de 2004, é gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (Sema), com apoio financeiro do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). O Chandlees possui mais de 690 mil hectares de área, sendo 99,8% de sua cobertura florestal preservada. As famílias que residem na unidade sobrevivem da caça, pesca e da agricultura de subsistência.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Acidente entre carro e moto deixa adolescente em estado delicado em Epitaciolândia

Publicado

em

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste sábado, dia 17, na rua Duque de Caxias, em Epitaciolândia, trecho que separa o 4º Batalhão Especial de Fronteira do bairro Liberdade. A colisão envolveu um carro e uma motocicleta e deixou um jovem de 17 anos em estado delicado.

Segundo informações preliminares, o carro, um Fiat Uno, seguia no sentido centro quando colidiu frontalmente com a motocicleta, que trafegava no sentido contrário. O motorista do veículo foi identificado apenas como Bruno e, de acordo com relatos iniciais, ele seria cunhado da vítima.

As autoridades apuram a possibilidade de que os envolvidos estivessem realizando manobras perigosas, como zigue-zague na via, o que pode ter provocado a perda de controle e o impacto frontal.

O motociclista foi socorrido por uma equipe do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Alto Acre e encaminhado ao Hospital Raimundo Chaar. A unidade confirmou que o jovem sofreu traumatismo cranioencefálico, apresentava desorientação e pode ser transferido para a capital a qualquer momento.

O caso segue sendo investigado pelas autoridades competentes para esclarecimento das circunstâncias do acidente.

Mais informações sobre o acidente a qualquer momento.

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital

Publicado

em

Com o Rio Acre atingindo 14,26 metros na capital neste sábado, 17, o governo do Acre, por meio da Defesa Civil, começou a realocação de famílias atingidas pela cheia para o Parque de Exposições de Rio Branco. Até o momento, 8 famílias já foram retiradas de áreas de risco pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao parque com apoio da Defesa Civil Municipal.

No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios afetados pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado tem prestado apoio à Defesa Civil municipal de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Na capital, 8 famílias já foram realocadas para o Parque de Exposições Wildy Viana. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

Após o decreto, a Defesa Civil Estadual solicitou recursos federais, e o Ministério do Desenvolvimento Social enviou 6,5 mil cestas básicas para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, foi elaborado um plano de trabalho no valor superior a R$ 1,1 milhão, que inclui a distribuição de kits de limpeza, kits de higiene, água potável e combustível, destinados ao suporte das populações atingidas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, todas as bacias hidrográficas do estado apresentam níveis elevados neste momento. Em algumas regiões, os rios já atingiram ou ultrapassaram a cota de transbordamento.

“Na regional do Juruá, o nível do rio apresenta vazante em Porto Walter, enquanto em Cruzeiro do Sul permanece em elevação, estando a cerca de sete centímetros da cota de transbordamento, com risco inicial para os bairros da Várzea e da Lagoa”.

Coronel Carlos Batista é coordenador da Defesa Civil Estadual. Foto: Jean Lopes/Defesa Civil

Segundo Batista, até o momento, não houve solicitação de retirada de famílias, mas equipes do Corpo de Bombeiros e órgãos municipais seguem em alerta.

Em Tarauacá, o rio ultrapassou a cota de transbordamento, alcançando mais de 10,35 metros e afetando mais de 12 mil pessoas das zonas urbana e rural. “Apesar disso, o nível do rio já apresenta sinais de vazante. Uma família permanece abrigada, e o monitoramento continua sendo realizado.

Em Feijó, o rio Envira também ultrapassou a cota de 12 metros, mas já demonstra tendência de descida”, aponta o coronel.

Na regional do Alto Acre, o rio Acre, em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, registrou vazante significativa nas últimas horas. Em Capixaba, no entanto, o nível ainda segue em lenta elevação. O riozinho do Rola, afluente próximo à capital, apresentou vazante superior a 20 centímetros.

Em Rio Branco, o Rio Acre continua subindo lentamente.

Previsão é de que o nível dos rios no Acre continue subindo devido ao período de chuvas. Foto: Pedro Devani/Secom

O coronel afirma que a Defesa Civil Estadual mantém monitoramento contínuo, 24 horas por dia, em todas as bacias do Acre. “O Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil segue em alerta máximo para resposta imediata às ocorrências”.

O oficial também destacou o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), responsável pelo fornecimento de dados atualizados, o Corpo de Bombeiros, que mantém equipes de prontidão, e de órgãos como o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), que atua na retirada de balseiros, além de outras secretarias que trabalham em ações humanitárias para atender os municípios afetados pelas cheias.

The post Governo inicia retirada de famílias atingidas pela cheia do Rio Acre na capital appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Flash

Colisão múltipla deixa dois feridos na Avenida 9 de Fevereiro em Cobija

Publicado

em

Acidente envolveu dois carros e uma motocicleta durante interdição da via para manutenção

Uma colisão múltipla envolvendo três veículos foi registrada por volta das 19h50 desta sexta-feira (16), na Avenida 9 de Fevereiro na cidade de Cobija, capital de Pando/Bolívia, na altura da região da zona Frutaline. O acidente deixou duas pessoas feridas e causou danos materiais significativos.

De acordo com informações preliminares, o sinistro envolveu um Toyota de cor vermelha, uma motocicleta Kyngo e um Mitsubishi, também vermelho. O Toyota teria colidido inicialmente com a motocicleta, que seguia no sentido contrário da via. Em seguida, o veículo atingiu o automóvel Mitsubishi e, por fim, chocou-se contra um poste de iluminação pública.

Ainda conforme o relatório, os veículos trafegavam na contramão devido ao fechamento da via principal, que passava por serviços de manutenção no momento do acidente.

O motociclista e a passageira ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Roberto Galindo Terán. O condutor apresentou policontusões, enquanto a passageira sofreu policontusões e trauma facial, com fratura nasal confirmada.

Testes de alcoolemia realizados nos três condutores tiveram resultado negativo. Após os atendimentos e os procedimentos iniciais, os veículos foram removidos para locais apropriados, onde passarão por perícia e investigaçãopara apuração das circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo