Acre
Governo do Acre apresenta documento para obtenção de padrão de excelência em geração de créditos de carbono de alta integridade
O governo do Acre dá mais um importante passo para elegibilidade ao ART Trees, padrão de excelência ambiental, para geração de créditos de carbono de alta integridade, com a submissão da Nota Conceitual.
O documento, enviado ao Secretariado do ART nesta terça-feira, 17, apresenta uma série de aprimoramentos necessários para alinhar o Sistema Estadual de Incentivos aos Serviços Ambientais (Sisa) aos mais altos padrões internacionais de sustentabilidade e integridade ambiental.

O governador do Acre, Gladson Cameli, ressaltou os esforços da gestão para que o Estado possa obter a certificação necessária para geração de créditos de carbono.
“Demos mais um importante passo para que possamos negociar nossos créditos de carbono com alto valor no mercado. O enfrentamento ao desmatamento ilegal tem um custo muito elevado. Portanto, precisamos de recursos para fortalecer e ampliar a atuação das instituições e também investir em projetos que levem qualidade de vida para quem vive na floresta e nas comunidades rurais”, disse Gladson Cameli.

A submissão ao padrão ART Trees foi formalizada por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), que atua como coordenador técnico do Sisa.
A conclusão da Nota Conceitual se deu, após a análise minuciosa da equipe técnica do IMC e das especialistas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Earth Innovation Institute (EII).

O documento contou ainda com a importante contribuição dos membros que integram o sistema de governança do Sisa, composto por representantes da sociedade civil organizada que integram a Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) e as Câmaras Temáticas Indígenas de Mulheres (CTI e CTM). As reuniões, presenciais e virtuais, tiveram início em maio e foram concluídas em julho deste ano.
O presidente do IMC, Leonardo Carvalho, relembra que foram realizadas capacitações nos temas de REDD+, salvaguardas socioambientais, critérios para repartição de benefícios, além da realização de quatro reuniões específicas junto aos membros da governança para verificação, coleta de contribuição e análises comparativas das salvaguardas socioambientais do Sisa com as de Cancún.

“A submissão dos documentos e requisitos necessários a elegibilidade ao padrão está dentro do planejamento de ações do IMC para o ano de 2024, pois, temos como meta estar com créditos de alta integridade devidamente certificados e aptos a negociação, em 2025, na COP 30, em Belém do Pará”.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA), José Luiz Gondim, destaca a importância do aprimoramento técnico do Sisa.
“Esses aprimoramentos constantes visam garantir a geração de créditos de carbono de alta integridade, o que irá abrir novas oportunidades de financiamento climáticos para continuidade das políticas socioambientais e ainda posicionar o Acre como líder global na implementação de práticas de REDD+, consolidando sua contribuição para os esforços internacionais de mitigação das mudanças climáticas”.

Saiba mais – O ART Trees é um padrão global voluntário de carbono de alta qualidade, criado para registro, verificação e emissão de créditos oriundos de redução de emissões de REDD+ nos países e em jurisdições para atrair financiamento em grande escala, a exemplo da Coalizão LEAF. Ao submeter a Nota Conceitual, o governo do Acre atende mais uma exigência para obtenção do padrão buscando elegibilidade no acesso a financiamentos climáticos.
Criado pela Lei Estadual nº 2.308/2010, o Sisa é uma política pública ambiental adotada pelo Estado do Acre, que reúne estratégias e instrumentos que beneficiam quem produz com sustentabilidade e conserva o meio ambiente. As ações são guiadas pela transparência, participação social e compromisso técnico científico, exercidos por meio da Ceva, Câmara Temática Indígena e de Mulheres (CTI e CTM) e do Comitê Científico, todos sob a coordenação técnica do IMC.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Médico acreano é um dos palestrantes do Congresso Europeu de Autismo realizado em Portugal
No último fim de semana, Lisboa, capital de Portugal, sediou o Congresso Europeu de Autismo (CEA), que reuniu mais de 15 especialistas renomados na área de diversas partes do mundo.
Um dos convidados do evento foi o médico acreano Mazinho Maciel, especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e idealizador do CENTRIN – Centro de Estimulação Neuropsicomotora. O profissional tem sido presença constante em eventos de destaque internacional.
Dr. Maciel já participou de diversas conferências ao redor do mundo, incluindo San Diego, na Califórnia, onde mantém uma estreita relação com o renomado neurocientista Alysson Muotri, que coordena o maior centro de pesquisas voltadas para transtornos do neurodesenvolvimento, com a criação de organoides cerebrais, estruturas que mimetizam o cérebro humano.
Recentemente, ele também esteve em Angola, onde participou da primeira caravana africana dedicada a explorar o campo do autismo, em um lugar onde nenhum médico havia estado antes. Sua presença em Lisboa, ao lado dos maiores especialistas do mundo, foi uma oportunidade para compartilhar suas experiências como médico e ativista da causa autista.
“Graças a Deus e ao nosso incansável esforço, o trabalho realizado no Acre tem sido reconhecido tanto nacional quanto internacionalmente. O ano apenas começou e minha agenda já está quase lotada. Em breve, estarei em eventos em São Paulo, Goiânia, Bahia, Ceará, Assunção (Paraguai), África e nos Estados Unidos”, declarou.
Natural de Cruzeiro do Sul, é considerado um dos especialistas brasileiros no assunto, já tendo sido convidado para palestrar em alguns países do mundo, como os Estados Unidos e a África, Mazinho Maciel começou a se dedicar ao estudo do autismo por uma necessidade pessoal.
Em 2017, a filha do médico, então com dois anos, foi diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista. Por falta de atendimento especializado para a criança no Juruá, acabou se especializando no assunto, criando em Cruzeiro do Sul, o Centro de Tratamento de Integração Sensorial, o Centrin, em agosto de 2018 para atendimento a crianças com TEA.
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros em Rio Branco

Foto: Jardy Lopes
A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã deste sábado, 19, novo boletim com a medição do nível do Rio Acre na capital. Às 5h30, o rio marcava 10,94 metros, apresentando elevação nas últimas horas.
Apesar da estabilidade nas chuvas, sem rehostro nas últimas 24 horas, o nível do Rio Acre segue em tendência de alta.
Nos últimos dias, o nível do Acre voltou a subir consideravelmente. Tanto em Rio Branco, quanto nos demais municípios por onde o rio passa.
Apesar za subida, em Rio Branco, o rio permanece abaixo da cota de alerta que é de 13,50 metros, e a de transbordamento, 14,00 metros.
Comentários
Acre
Fenômeno luminoso no céu é visto em cidades do Acre
Moradores de Manoel Urbano, no interior do Acre, relataram ter visto um objeto luminoso cruzando o céu na noite desta sexta-feira (18). O fenômeno, descrito como semelhante a um meteoro, foi registrado em vídeo por uma moradora e gerou preocupação na população.
O caso não se restringiu a Manoel Urbano. Também houve relatos em Mâncio Lima, Porto Walter e Rodrigues Alves. Em todas as cidades, o objeto foi descrito com características semelhantes.
Segundo testemunhas, o objeto permaneceu visível por cerca de quatro minutos. A principal hipótese levantada nas redes sociais é de que se trate da reentrada de um satélite na atmosfera ou da queda de um meteorito, mas nenhuma hipótese foi confirmada ainda.
O vídeo continua circulando em grupos de WhatsApp e redes sociais, gerando especulações entre os moradores.
Você precisa fazer login para comentar.