Cotidiano
Governo determina retorno imediato da perícia médica em agências do INSS

Rudá Moreira Da CNN, em Brasília
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho determinou o retorno imediato dos peritos médicos federais ao trabalho. O atendimento presencial nas agências do INSS deve ser retomado normalmente nesta quinta-feira (17), de acordo com determinação da pasta, vinculada ao Ministério da Economia.
_________________
Segundo o governo, 111 das 169 agências que possuem o serviço de perícia médica já estão em condições de atenderem a quem necessita de perícia para ter acesso a benefício do INSS.
_________________
A determinação veio na noite desta quarta (16), pelo secretário de Previdência, Narlon Gutierre Nogueira, em ofício, ao qual a CNN teve acesso, assinado eletronicamente às 21h43. A decisão foi tomada, de acordo com a assessoria, logo após o recebimento do resultado das inspeções realizadas nas agências.
O secretário de Previdência determinou graus de prioridade e um regime de mutirão para liquidar a demanda reprimida. “O atendimento deverá priorizar os serviços distribuídos na aba “Meus Agendamentos” e, em regime de mutirão, aqueles distribuídos na aba “Agendamentos da Unidade”, especifica o documento.
A secretaria de Previdência afirma que “foi verificado que as agências e salas de perícia cumprem os protocolos sanitários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a fim de garantir a segurança de servidores e cidadãos com relação à pandemia da Covid-19”.
Ainda segundo a assessoria de imprensa da sec. Previdência, os peritos federais estão informados sobre a reabertura das agências e, “caso algum perito apto ao trabalho presencial não compareça para o serviço sem justificativa, terá registro de falta não justificada”, o que “implica em desconto da remuneração e pode resultar em processo administrativo disciplinar, se caracterizada a inassiduidade”.
Após a decisão da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANPM) para que os médicos ainda não voltassem a fazer atendimentos presenciais por falta de segurança, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, havia afirmado, em entrevista à CNN na segunda-feira (14), que as perícias retornariam ainda nesta semana.
Outro lado
Em nota, divulgada ainda na quarta-feira (16) a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) afirmou que o atendimento presencial não será retomado enquanto o INSS não tomar outras providências. “Estamos aguardando o INSS informar a lista de agências e que o checklist original seja restabelecido. Até lá, em nome da preservação de vidas, da segurança sanitária e do bom senso, não haverá o retorno do atendimento médico presencial.”
A ANMP afirmou ainda que “não reconhece” a vistoria realizada pelo governo. “Não havia ali nenhum técnico de carreira gabaritado a emitir qualquer juízo de valor sobre os componentes da avaliação. O que houve foi uma “inspeção” política com visita de chefes a uma agência-modelo”, diz a nota.
Comentários
Cotidiano
Vasco enfrenta o Rio Branco em um duelo cercado de expectativa

Foto Sueli Rodrigues: O atacante Lekinho será um dos titulares do Vasco
Vasco e Rio Branco se enfrentam neste sábado, 17, a partir das 15 horas, no Tonicão, na sequência da 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Vasco inicia a competição com um dos favoritos ao título e o Rio Branco passa, mais uma vez, por um momento de reconstrução fora e dentro do gramado.
Vasco
O elenco do Vasco fez o último treinamento nessa sexta, 16, na Fazendinha, e o técnico Erick Rodrigues demonstrou bastante confiança para a competição. O lateral Nicolas não foi regularizado e está fora da estreia. Lekinho tem presença certa no ataque vascaíno.
Rio Branco
Com um elenco sem grandes investimentos, o Rio Branco começa a caminhada em 2026 sonhando com protagonismo. Ulisses Torres viveu incertezas na montagem do elenco e a parte tática é a aposta para tentar surpreender na estreia.
Trio de arbitragem
Julian Negreiros apita Vasco e Rio Branco. Antônio Ecídio e Roseane Amorim serão os auxiliares.
Comentários
Cotidiano
Adesg e Humaitá disputam confronto de favoritos ao título

Foto arquivo pessoal: O meia Eduardo é uma das principais contratações do Leão
Adesg e Humaitá fecham a 1ª rodada do Campeonato Estadual Sicredi neste sábado, 17, a partir das 17 horas, no Tonicão, em um duelo de favoritos. As diretorias das duas equipes fizeram investimentos e a primeira meta é garantir uma vaga nas semifinais.
Adesg
A Adesg, semifinalista em 2025, viveu uma semana bem complicada fora do gramado com a dispensa e a chegada de atletas.
O técnico Rodrigo Deião montou uma equipe forte ofensivamente o Leão vai jogar no ataque.
Humaitá
O elenco do Humaitá fez uma preparação mais curta para o início do Estadual, mas acredita no técnico Rogério Pina e na qualidade dos jogadores para fazer um grande primeiro jogo.
O meia Tom e o atacante Aldair seguem no Tourão e são duas peças importantes para retomar o protagonismo na competição.
Trio de arbitragem
Adesg e Humaitá vai ter a arbitragem de Marcos Santos e os auxiliares serão Verônica Severino e Carlos Alberto.
Comentários
Cotidiano
Bruno Santos é mais um reforço para defesa do Independência

O zagueiro Bruno Santos, 23, desembarcou em Rio Branco na última quinta, 15, e é mais um reforço do Independência para a disputa da temporada de 2026. O atleta tem passagens pelo futebol da Espanha e dos Emirados Árabes.
“Estavam jogando nos Emirados Árabes e na volta ao Brasil acertei com o Independência. Existiu um contato na última temporada e, agora, ocorreu o acerto”, declarou Bruno Santos.
Era monitorado
Seguindo o técnico Ivan Mazzuia, Bruno Santos vinha sendo monitorado desde 2025.
“As informações do Bruno Santos são muito boas e ganhamos um atleta de nível”, afirmou o treinador.
Volta ao trabalho
Depois do empate por 2 a 2 com o Santa Cruz na estreia do Estadual, o elenco do Independência voltou aos treinamentos neste sábado, no Marinho Monte. O próximo compromisso do Tricolor será contra o São Francisco no sábado, 24, na Arena da Floresta.

Você precisa fazer login para comentar.