Cotidiano
Governo celebra parceria com Sebrae para oferta do curso de Gestão Contratual para servidores públicos
O curso é presencial, no auditório do Sebrae, que tem capacidade para 250 pessoas. Todos os protocolos sanitários e de distanciamento para manter a segurança dos participantes estão sendo adotados

A Tribuna
Visando a melhoria dos serviços públicos, especialmente nas contratações públicas, gestão contratual, fiscalização, procedimento licitatório e o planejamento de projetos, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, oferta o curso Planejamento da Contratação e a Instrução do Processo Licitatório e Gestão e Fiscalização de Contratos. Uma parceria com o Sebrae, em que o público alvo são servidores estaduais que atuam no setor de compras e contratos dos órgãos em lotação.
A assinatura do contrato se deu na manhã desta sexta-feira, 12, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, representando o governador Gladson Cameli. O secretário de Planejamento e Gestão Ricardo Brandão, e o diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Lameira, também estiveram presentes na solenidade, acompanhados do diretor de Gestão de Pessoas da Seplag, Guilherme Duarte, do chefe do Departamento de Capacitação da Seplag, Glauber Abecassis, do diretor administrativo do Sebrae, Francinei Santos e o diretor Técnico do Sebrae, Lauro Santos.
Sobre o curso ofertado, o Departamento de Formação e Capacitação do Servidor – DECAP, realizou a seleção e foram disponibilizadas 80 vagas, sendo divididas em duas turmas de 40 participantes. A primeira turma já tem início no dia 15 de março e vai até o dia 23 de março, sempre às 13h30, totalizando uma carga horária de 30h aula. O recurso vem do Fundo de Recursos Humanos do Estado do Acre, previsto na Lei Orçamentária.
Para Ricardo Brandão, secretário de Planejamento e Gestão, a parceria com o Sebrae, veio em boa hora para que o Estado possa alavancar a capacidade de gestão dos servidores. “ A ideia do curso visa basicamente superar um grande gargalo que o estado do Acre tem hoje, ou seja, a dificuldade que os nossos servidores vêm encontrando na hora de elaborar e padronizar os termos de referência nos processos de compra, e assim dar as respostar que a nossa sociedade precisa”.
O curso é presencial, no auditório do Sebrae, que tem capacidade para 250 pessoas. Todos os protocolos sanitários e de distanciamento para manter a segurança dos participantes estão sendo adotados, como disponibilização de álcool em gel 70% na recepção; disponibilização de banheiros; turma com apenas 40 servidores, ocupando 16% da capacidade do local.
Com instrução de Ana Cristina Ferreira de Araújo, servidora do Tribunal de Contas do Estado do Acre, os servidores ao final do curso deverão estar aptos e habilitados a desenvolverem as atividades específicas da área de planejamento das contratações públicas, termos de referência, processo licitatório, gestão e fiscalização de contratos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.