Cotidiano
Governo celebra parceria com Sebrae para oferta do curso de Gestão Contratual para servidores públicos
O curso é presencial, no auditório do Sebrae, que tem capacidade para 250 pessoas. Todos os protocolos sanitários e de distanciamento para manter a segurança dos participantes estão sendo adotados

A Tribuna
Visando a melhoria dos serviços públicos, especialmente nas contratações públicas, gestão contratual, fiscalização, procedimento licitatório e o planejamento de projetos, o governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, oferta o curso Planejamento da Contratação e a Instrução do Processo Licitatório e Gestão e Fiscalização de Contratos. Uma parceria com o Sebrae, em que o público alvo são servidores estaduais que atuam no setor de compras e contratos dos órgãos em lotação.
A assinatura do contrato se deu na manhã desta sexta-feira, 12, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, representando o governador Gladson Cameli. O secretário de Planejamento e Gestão Ricardo Brandão, e o diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Lameira, também estiveram presentes na solenidade, acompanhados do diretor de Gestão de Pessoas da Seplag, Guilherme Duarte, do chefe do Departamento de Capacitação da Seplag, Glauber Abecassis, do diretor administrativo do Sebrae, Francinei Santos e o diretor Técnico do Sebrae, Lauro Santos.
Sobre o curso ofertado, o Departamento de Formação e Capacitação do Servidor – DECAP, realizou a seleção e foram disponibilizadas 80 vagas, sendo divididas em duas turmas de 40 participantes. A primeira turma já tem início no dia 15 de março e vai até o dia 23 de março, sempre às 13h30, totalizando uma carga horária de 30h aula. O recurso vem do Fundo de Recursos Humanos do Estado do Acre, previsto na Lei Orçamentária.
Para Ricardo Brandão, secretário de Planejamento e Gestão, a parceria com o Sebrae, veio em boa hora para que o Estado possa alavancar a capacidade de gestão dos servidores. “ A ideia do curso visa basicamente superar um grande gargalo que o estado do Acre tem hoje, ou seja, a dificuldade que os nossos servidores vêm encontrando na hora de elaborar e padronizar os termos de referência nos processos de compra, e assim dar as respostar que a nossa sociedade precisa”.
O curso é presencial, no auditório do Sebrae, que tem capacidade para 250 pessoas. Todos os protocolos sanitários e de distanciamento para manter a segurança dos participantes estão sendo adotados, como disponibilização de álcool em gel 70% na recepção; disponibilização de banheiros; turma com apenas 40 servidores, ocupando 16% da capacidade do local.
Com instrução de Ana Cristina Ferreira de Araújo, servidora do Tribunal de Contas do Estado do Acre, os servidores ao final do curso deverão estar aptos e habilitados a desenvolverem as atividades específicas da área de planejamento das contratações públicas, termos de referência, processo licitatório, gestão e fiscalização de contratos.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.