Acre
Governo Boliviano instrui controle militar nos postos de combustíveis para evitar desvio
Segundo o Governo federal e os produtores, os responsáveis pelo transporte destes produtos aproveitaram os preços baixos para serem comercializados em quantidades elevadas fora do país.

Operação foi realizada na fronteira para garantir o abastecimento e atender a demanda dos usuários que há várias semanas questionam longas filas de veículos nos postos de combustíveis em busca de abastecimento de diesel e gasolinas. Foto assessoria
As Forças Armadas estão mobilizadas desde desta última terça-feira (11), nos diferentes postos de abastecimento do país para impedir o desvio ilegal de combustível. Uma medida semelhante está sendo realizada na fronteira da regional do alto acre, com Epitaciolândia e Brasiléia, onde está sendo reforçando fiscalizações, para evitar entrada e saída de alimentos (secos e molhados).
“Temos feito um esforço para garantir, por isso orientamos as Forças Armadas a contribuir com o abastecimento. Haverá militares nos postos de serviço”, anunciou o presidente Luis Arce em entrevista coletiva.
A operação foi realizada para garantir o abastecimento e atender a demanda dos usuários que há várias semanas questionam o fato de haver longas filas de veículos nas bombas em busca de abastecimento de diesel, principalmente.

Soldados armardes com metralhadoras, estão nos posto de combustíveis para evitar contrabando de gasolina e diesel, nas cidades de todo o país, principalmente em Cobija. Foto: Jorge Mamani
Segundo relatos nas redes sociais e meios de comunicação de diversos pontos do país, a presença de militares nas bombas começou na tarde desta terça-feira.
“Nas fronteiras estamos reforçando o controle militar para evitar justamente que os alimentos que os bolivianos produzem com tanto esforço saiam por mãos irresponsáveis, que buscam apenas o lucro individual e não pensam nas necessidades coletivas”, acrescentou o presidente Arce.
Países vizinhos como Argentina e Brasil tornaram-se destinos de produtos bolivianos como tomate e arroz devido à sua alta demanda.
Segundo o Governo e os produtores, os responsáveis pelo transporte destes produtos aproveitaram os preços baixos para serem comercializados em quantidades elevadas fora da Bolívia.

Outra medida semelhante está sendo realizada na fronteira da regional do alto acre, com Epitaciolândia e Brasiléia, onde está sendo reforçando uma fiscalização rígida para evitar saída de alimentos (secos e molhados), do país. Foto: internet
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.