Cotidiano
Gladson Cameli vai aos Estados Unidos com Bolsonaro e anuncia envio de reforma
Cameli deverá acompanhar Bolsonaro em viagem ao exterior e diz que a partir de agora deputados aliados terão que mostrar alinhamento com o governo

Gladson Cameli, governador do Acre (Foto: Alexandre Lima)
TIÃO MAIA
O governador Gladson Cameli deverá acompanhar o presidente Jair Bolsonaro numa visita a Dallas, nos Estados Unidos, nos próximos dias.
Falta apenas o Palácio do Planalto confirmar a data da viagem. Cameli vai ao encontro de empresários na esperança de atrair pessoas interessadas em fazer investimentos no Acre.
A revelação foi feita pelo próprio governador logo após uma reunião no Gabinete Civil, na manhã desta sexta-feira (10), com 14 deputados estaduais que integram sua base de sustentação na Assembleia Legislativa. O encontro serviu também para o governador anunciar que a proposta de reforma administrativa será enviada ainda nesta sexta-feira (10) para análise dos deputados na semana que vem, quando se saberá de fato quem é ou não aliado de fato do Governo.
Na reforma, secretarias serão extintas e outras serão criadas de forma a estruturar melhor o governo, disse Gladson Cameli. Os cargos de assessores especiais serão extintos a fim de que os recursos correspondentes a esses salários possam ser investidos nas secretarias e nos servidores do quadro. Será com a votação da reforma administrativa que o governo vai avaliar quem é de fato aliado ou não na sua base de sustentação.

Gladson com os deputados estaduais/Foto: Reprodução
“Quem tá, tá. Quem não tá, não tá”. Foi assim que ele definiu o resultado final da reunião, após quatro horas de encontro à porta fechadas, vedado à imprensa – os jornalistas só foram autorizados a entrar, antes de a reunião propriamente começar, para fazer imagens e se retiraram. Com aquela definição, o governador quis dizer que quem é aliado do governo, de fato é. Isso significa que o governo não vai aceitar votações contrárias às matérias de seu interesse e tampouco críticas de parlamentares que se dizem aliados mas, no entanto, sobem à tribuna para manifestações como fossem de oposição.
Foi uma reunião para a chamada lavagem de roupa suja “para realinhamento da base”. O governo enfrenta problemas com seus deputados desde que, há um mês, 22 de 23 parlamentares presentes numa sessão da Assembleia, rejeitaram o nome da técnica Mayara Cristine para a diretoria da Agencia Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageacre), que gerou uma crise capaz de derrubar do cargo o então líder do governo, deputado Gerlen Diniz (Progressistas), substituído por Luis Tchê (PDT), confirmado no cargo por Gladson Cameli na reunião desta sexta-feira. Após a derrota do nome de Mayara Cristine, que voltou à pauta na Assembleia com a insistência do governo para que seu nome seja aprovado, os deputados da base, mesmo os mais alinhados com o Governo, como Antônia Sales (MDB), Cadimiel Bonfim (PSDB) e Neném Almeida (Solidariedade), passaram a tecer críticas ao governador ao ponto de o líder das oposições, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), ter dito que os governistas estavam fazendo o papel que caberia aos oposicionistas.
Na reunião lavagem de roupa suja foi definido também que o ex-deputado Ney Amorim, nomeado secretário extraordinário do governo, de fato vai comandar a articulação política do governo junto à Assembleia Legislativa.
De bom humor, o governador recebeu os jornalistas após o encontro e admitiu que, durante o encontro, deputados pediram cargos na administração, mas o objetivo de fato o alinhamento do trabalho e que a partir de segunda-feira (13) os deputados da base terão um canal direto com todos os secretários e equipe de Governo. Os deputados reclamaram que muitos secretários, além de não atender ligações dos parlamentares, não retornam as ligações nem prestam informações solicitadas.
Gladson Cameli mostrou aos deputados as dificuldades financeiras do Estado caso a Reforma da Previdência não seja aprovada pelo Congresso Nacional, o que ensejaria ao Governo a decretar situação de calamidade, o que seria uma espécie de antessala da condição de falência em que compromissos financeiros, como o pagamento da folha do funcionalismo, deixariam de ser honrados. “Não temos como arcar com essa conta. Todos os meses temos que desembolsar R$ 40 milhões. Só esse mês tivemos que pagar 10 milhões de dólares para amortização da dívida”, disse o governador.
Daí a esperança de atrair investimentos internacionais para o Acre com a visita de Jair Bolsonaro aos estados Unidos, de cuja comitiva o governador acreano deverá fazer parte, uma viagem ainda sem data definida.
Comentários
Cotidiano
Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), alinhou ações para recuperação de ramais, intervenções em vias urbanas e pontes, canalização do Igarapé Cascata e a elaboração do projeto da Estrada Parque em Assis Brasil, que passam a integrar o planejamento operacional do Estado para o município.

As demandas foram apresentadas pelo prefeito Jerry Correia e analisadas pelas equipes do Deracre, sob coordenação da presidente da autarquia, Sula Ximenes. Entre as definições estão a priorização dos ramais para o período pós-chuvas e o levantamento de trechos urbanos e estruturas de pontes que necessitam de intervenção. Segundo a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o foco foi organizar a execução das ações com base em critérios técnicos.
“Fizemos a análise das demandas apresentadas para definir prioridades e estruturar a execução dos serviços dentro da capacidade operacional do Estado”, afirmou.

Em relação à canalização do Igarapé Cascata, o projeto técnico está concluído e apto para execução, aguardando a liberação de recursos. A obra tem como objetivo corrigir pontos recorrentes de alagamento e melhorar o ordenamento urbano em Assis Brasil.
Também avançou a elaboração do projeto da Estrada Parque, que deverá ser implantada ao longo de uma trilha ecológica até a cidade de Iñapari, com foco no turismo sustentável e na integração regional na faixa de fronteira. O prefeito Jerry Correia destacou que a definição das ações permite avançar no planejamento das obras no município.
“Com esse alinhamento, conseguimos organizar intervenções que impactam diretamente a mobilidade, a drenagem urbana e o turismo em Assis Brasil”, afirmou.
The post Deracre e Prefeitura definem ações para ramais, drenagem e Estrada Parque em Assis Brasil appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf retorna aos treinos e mira competições importantes

Foto arquivo pessoal: Joaquin Assaf terá um 2026 com muitos desafios
Joaquin Assaf(Miragina) voltou aos treinamentos e começa a pensar nas competições da temporada de 2026. Recordista Estadual Absoluto nas provas 50 e 100 costas, 50 peito e 50 e 200 metros livres, o atleta da AABB vai trabalhar para quebrar as marcas e conquistar resultados mais expressivos.
“A última temporada do Joaquin foi excelente e hoje ele é um dos melhores nadadores do Norte. Isso significa muito para a natação acreana”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
Definir provas
Joaquin Assaf ainda vai definir quais serão as principais provas a partir do início das competições.
“Vamos realizar o trabalho e próximo dos eventos, definiremos as provas. O mais importante, agora, é trabalhar forte porque essa base é fundamental para toda a temporada”, afirmou Joaquin Assaf.
Comentários
Cotidiano
Detran notifica proprietários de 28 veículos removidos em Cruzeiro do Sul
Prazo para regularização e retirada no pátio da WR Leilões é de 10 dias; veículos podem ir a leilão

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15) um edital de notificação direcionado aos proprietários de 28 veículos removidos pela autarquia no município de Cruzeiro do Sul.
A lista inclui automóveis, motocicletas e motonetas, de diferentes marcas, modelos e anos de fabricação, apreendidos por infrações previstas na legislação de trânsito. Conforme o Detran, os proprietários têm 10 dias, a contar da data de publicação do edital, para regularizar a situação e retirar os veículos. Caso contrário, os bens poderão ser encaminhados para leilão, conforme prevê a legislação vigente.
Para a liberação, é obrigatória a quitação de todos os débitos vinculados ao veículo, como IPVA, multas, taxas de licenciamento, seguro obrigatório e vistoria, além das despesas de remoção e estadia no pátio.
O depósito credenciado da WR Leilões, em Cruzeiro do Sul, está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1.091, no Centro. O atendimento ocorre em horário comercial, de segunda a sexta-feira.


Você precisa fazer login para comentar.