Conecte-se conosco

Cotidiano

Gladson Cameli vai aos Estados Unidos com Bolsonaro e anuncia envio de reforma

Publicado

em

Cameli deverá acompanhar Bolsonaro em viagem ao exterior e diz que a partir de agora deputados aliados terão que mostrar alinhamento com o governo

Gladson Cameli, governador do Acre (Foto: Alexandre Lima)

TIÃO MAIA

O governador Gladson Cameli deverá acompanhar o presidente Jair Bolsonaro numa visita a Dallas, nos Estados Unidos, nos próximos dias.

Falta apenas o Palácio do Planalto confirmar a data da viagem. Cameli vai ao encontro de empresários na esperança de atrair pessoas interessadas em fazer investimentos no Acre.

A revelação foi feita pelo próprio governador logo após uma reunião no Gabinete Civil, na manhã desta sexta-feira (10), com 14 deputados estaduais que integram sua base de sustentação na Assembleia Legislativa. O encontro serviu também para o governador anunciar que a proposta de reforma administrativa será enviada ainda nesta sexta-feira (10) para análise dos deputados na semana que vem, quando se saberá de fato quem é ou não aliado de fato do Governo.

Na reforma, secretarias serão extintas e outras serão criadas de forma a estruturar melhor o governo, disse Gladson Cameli. Os cargos de assessores especiais serão extintos a fim de que os recursos correspondentes a esses salários possam ser investidos nas secretarias e nos servidores do quadro. Será com a votação da reforma administrativa que o governo vai avaliar quem é de fato aliado ou não na sua base de sustentação.

Gladson com os deputados estaduais/Foto: Reprodução

“Quem tá, tá. Quem não tá, não tá”. Foi assim que ele definiu o resultado final da reunião, após quatro horas de encontro à porta fechadas, vedado à imprensa – os jornalistas só foram autorizados a entrar, antes de a reunião propriamente começar, para fazer imagens e se retiraram. Com aquela definição, o governador quis dizer que quem é aliado do governo, de fato é. Isso significa que o governo não vai aceitar votações contrárias às matérias de seu interesse e tampouco críticas de parlamentares que se dizem aliados mas, no entanto, sobem à tribuna para manifestações como fossem de oposição.

Foi uma reunião para a chamada lavagem de roupa suja “para realinhamento da base”. O governo enfrenta problemas com seus deputados desde que, há um mês, 22 de 23 parlamentares presentes numa sessão da Assembleia, rejeitaram o nome da técnica Mayara Cristine para a diretoria da Agencia Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageacre), que gerou uma crise capaz de derrubar do cargo o então líder do governo, deputado Gerlen Diniz (Progressistas), substituído por Luis Tchê (PDT), confirmado no cargo por Gladson Cameli na reunião desta sexta-feira. Após a derrota do nome de Mayara Cristine, que voltou à pauta na Assembleia com a insistência do governo para que seu nome seja aprovado, os deputados da base, mesmo os mais alinhados com o Governo, como Antônia Sales (MDB), Cadimiel Bonfim (PSDB) e Neném Almeida (Solidariedade), passaram a tecer críticas ao governador ao ponto de o líder das oposições, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), ter dito que os governistas estavam fazendo o papel que caberia aos oposicionistas.

Na reunião lavagem de roupa suja foi definido também que o ex-deputado Ney Amorim, nomeado secretário extraordinário do governo, de fato vai comandar a articulação política do governo junto à Assembleia Legislativa.

De bom humor, o governador recebeu os jornalistas após o encontro e admitiu que, durante o encontro, deputados pediram cargos na administração, mas o objetivo de fato o alinhamento do trabalho e que a partir de segunda-feira (13) os deputados da base terão um canal direto com todos os secretários e equipe de Governo. Os deputados reclamaram que muitos secretários, além de não atender ligações dos parlamentares, não retornam as ligações nem prestam informações solicitadas.

Gladson Cameli mostrou aos deputados as dificuldades financeiras do Estado caso a Reforma da Previdência não seja aprovada pelo Congresso Nacional, o que ensejaria ao Governo a decretar situação de calamidade, o que seria uma espécie de antessala da condição de falência em que compromissos financeiros, como o pagamento da folha do funcionalismo, deixariam de ser honrados. “Não temos como arcar com essa conta. Todos os meses temos que desembolsar R$ 40 milhões. Só esse mês tivemos que pagar 10 milhões de dólares para amortização da dívida”, disse o governador.

Daí a esperança de atrair investimentos internacionais para o Acre com a visita de Jair Bolsonaro aos estados Unidos, de cuja comitiva o governador acreano deverá fazer parte, uma viagem ainda sem data definida.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)

Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.

“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.

Treinamento tático

Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.

Mais duas peças

O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.

“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão

A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.

“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.

Dois períodos 

O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Melhorar o elenco

A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Publicado

em

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão

O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).

“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.

Muito orgulho

Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.

“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Comentários

Continue lendo