fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Gladson Cameli vai aos Estados Unidos com Bolsonaro e anuncia envio de reforma

Publicado

em

Cameli deverá acompanhar Bolsonaro em viagem ao exterior e diz que a partir de agora deputados aliados terão que mostrar alinhamento com o governo

Gladson Cameli, governador do Acre (Foto: Alexandre Lima)

TIÃO MAIA

O governador Gladson Cameli deverá acompanhar o presidente Jair Bolsonaro numa visita a Dallas, nos Estados Unidos, nos próximos dias.

Falta apenas o Palácio do Planalto confirmar a data da viagem. Cameli vai ao encontro de empresários na esperança de atrair pessoas interessadas em fazer investimentos no Acre.

A revelação foi feita pelo próprio governador logo após uma reunião no Gabinete Civil, na manhã desta sexta-feira (10), com 14 deputados estaduais que integram sua base de sustentação na Assembleia Legislativa. O encontro serviu também para o governador anunciar que a proposta de reforma administrativa será enviada ainda nesta sexta-feira (10) para análise dos deputados na semana que vem, quando se saberá de fato quem é ou não aliado de fato do Governo.

Na reforma, secretarias serão extintas e outras serão criadas de forma a estruturar melhor o governo, disse Gladson Cameli. Os cargos de assessores especiais serão extintos a fim de que os recursos correspondentes a esses salários possam ser investidos nas secretarias e nos servidores do quadro. Será com a votação da reforma administrativa que o governo vai avaliar quem é de fato aliado ou não na sua base de sustentação.

Gladson com os deputados estaduais/Foto: Reprodução

“Quem tá, tá. Quem não tá, não tá”. Foi assim que ele definiu o resultado final da reunião, após quatro horas de encontro à porta fechadas, vedado à imprensa – os jornalistas só foram autorizados a entrar, antes de a reunião propriamente começar, para fazer imagens e se retiraram. Com aquela definição, o governador quis dizer que quem é aliado do governo, de fato é. Isso significa que o governo não vai aceitar votações contrárias às matérias de seu interesse e tampouco críticas de parlamentares que se dizem aliados mas, no entanto, sobem à tribuna para manifestações como fossem de oposição.

Foi uma reunião para a chamada lavagem de roupa suja “para realinhamento da base”. O governo enfrenta problemas com seus deputados desde que, há um mês, 22 de 23 parlamentares presentes numa sessão da Assembleia, rejeitaram o nome da técnica Mayara Cristine para a diretoria da Agencia Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageacre), que gerou uma crise capaz de derrubar do cargo o então líder do governo, deputado Gerlen Diniz (Progressistas), substituído por Luis Tchê (PDT), confirmado no cargo por Gladson Cameli na reunião desta sexta-feira. Após a derrota do nome de Mayara Cristine, que voltou à pauta na Assembleia com a insistência do governo para que seu nome seja aprovado, os deputados da base, mesmo os mais alinhados com o Governo, como Antônia Sales (MDB), Cadimiel Bonfim (PSDB) e Neném Almeida (Solidariedade), passaram a tecer críticas ao governador ao ponto de o líder das oposições, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), ter dito que os governistas estavam fazendo o papel que caberia aos oposicionistas.

Na reunião lavagem de roupa suja foi definido também que o ex-deputado Ney Amorim, nomeado secretário extraordinário do governo, de fato vai comandar a articulação política do governo junto à Assembleia Legislativa.

De bom humor, o governador recebeu os jornalistas após o encontro e admitiu que, durante o encontro, deputados pediram cargos na administração, mas o objetivo de fato o alinhamento do trabalho e que a partir de segunda-feira (13) os deputados da base terão um canal direto com todos os secretários e equipe de Governo. Os deputados reclamaram que muitos secretários, além de não atender ligações dos parlamentares, não retornam as ligações nem prestam informações solicitadas.

Gladson Cameli mostrou aos deputados as dificuldades financeiras do Estado caso a Reforma da Previdência não seja aprovada pelo Congresso Nacional, o que ensejaria ao Governo a decretar situação de calamidade, o que seria uma espécie de antessala da condição de falência em que compromissos financeiros, como o pagamento da folha do funcionalismo, deixariam de ser honrados. “Não temos como arcar com essa conta. Todos os meses temos que desembolsar R$ 40 milhões. Só esse mês tivemos que pagar 10 milhões de dólares para amortização da dívida”, disse o governador.

Daí a esperança de atrair investimentos internacionais para o Acre com a visita de Jair Bolsonaro aos estados Unidos, de cuja comitiva o governador acreano deverá fazer parte, uma viagem ainda sem data definida.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

População brasileira chega a 213,4 milhões em julho de 2025

Publicado

em

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A população brasileira alcançou o contingente de 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representa crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior.

A publicação da estimativa populacional no Diário Oficial da União é um requisito do Tribuna de Contas da União e serve como base para cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, transferências de recursos da União para os entes federativos.

Para se chegar à estimativa populacional, o IBGE parte do último censo realizado (2022) e faz projeção anual em cima de dados como taxas de mortalidade e nascimento. Os dados também são fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre os censos.

Na publicação, o IBGE aponta a população de todos os estados, do Distrito Federal, regiões metropolitanas e municípios. Uma novidade de 2025 é a inclusão de Boa Esperança do Norte, com 5.877 habitantes no Mato Grosso, o mais novo município do país, que soma atualmente 5.571 cidades.

De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, o Brasil vivencia tendência de crescimento cada vez menor.

“Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População”, avalia.

De acordo com o instituto, a população brasileira seguirá em trajetória de crescimento até 2041, atingindo 220,43 milhões de habitantes, passando a encolher a partir de 2042. Em 2070, o país deve ter 199,2 milhões de pessoas.

 

Destaques

 

• São Paulo é o estado mais populoso do país, com 46 milhões de habitantes, o que representa 21,6% da população. É quase o mesmo de dizer que um em cada cinco brasileiros mora em São Paulo.
• Roraima, com 738.772, é o estado menos populoso.
• A cidade de São Paulo é a mais populosa do país, com 11,9 milhões de habitantes.
• Se a capital paulista fosse um estado, seria mais populosa do que 23 estados brasileiros, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
• Entre as capitais, Palmas, no Tocantins, tem a menor população, 328,5 mil pessoas.
• Serra da Saudade, em Minas Gerais, é a menor cidade brasileira, com 856 habitantes.

 

Confira a população de todas as unidades da federação:

 

• São Paulo: 46,1 milhões
• Minas Gerais: 21,4 milhões
• Rio de Janeiro: 17,2 milhões
• Bahia: 14,9 milhões
• Paraná: 11,9 milhões
• Rio Grande do Sul: 11,2 milhões
• Pernambuco: 9,6 milhões
• Ceará: 9,3 milhões
• Pará: 8,7 milhões
• Santa Catarina: 8,2 milhões
• Goiás: 7,4 milhões
• Maranhão: 7,0 milhões
• Amazonas: 4,3 milhões
• Paraíba: 4,2 milhões
• Espírito Santo: 4,1 milhões
• Mato Grosso: 3,9 milhões
• Rio Grande do Norte: 3,5 milhões
• Piauí: 3,4 milhões
• Alagoas: 3,2 milhões
• Distrito Federal: 3,0 milhões
• Mato Grosso do Sul: 2,9 milhões
• Sergipe: 2,3 milhões
• Rondônia: 1,8 milhão
• Tocantins: 1,6 milhão
• Acre: 884,4 mil
• Amapá: 806,5 mil
• Roraima: 738,8 mil

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Artilheira do Estadual Sub-18 vai realizar teste no Palmeiras

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Camillynha foi decisiva na conquista das Craques do Futuro

A atacante Camilly Silva, 17, (Camillynha), artilheira do Campeonato Estadual Feminino Sub-18 com 20 gols pela equipe Craques do Futuro, vai fazer uma avaliação no Palmeiras. A atleta, uma das principais revelações do Estadual, deve viajar para São Paulo neste fim de semana.

“A Camillynha é uma atleta muito talentosa e tem boas chances de ser aprovada. Ele disputou o Campeonato Brasileiro pelo Rolim de Moura, de Rondônia, e mesmo muito nova tem experiência para encarar esse desafio”, comentou a técnica Neila Rosas.

Acertada com a Adesg

Camillynha viaja para o teste no Palmeiras acertada com a Adesg, de Senador Guiomard. A equipe será uma das novidades na disputa do Campeonato Estadual Feminino, torneio com seus início programado em outubro.

“Existe um acerto com a Camillynha, mas a prioridade é o Palmeiras. Vamos esperar para saber qual será o futuro da atleta”, disse a treinadora.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez goleia a Adesg e assume liderança do Campeonato Estadual

Publicado

em

Foto Glauber Lima: O Galvez atuou com um time alternativo e manteve a invencibilidade

O Galvez goleou a Adesg por 4 a 0 nesta quarta, 27, no Florestinha, e assumiu a liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-17 com 12 pontos. O Imperador tem 100% de aproveitamento no torneio.

Rodou o elenco

O técnico Eriano dos Santos rodou o elenco do Galvez e usou um time alternativo contra o Leão de Senador Guiomard.

“Fizemos uma boa partida. Essa primeira fase é longa e dentro do planejamento a ideia é colocar todos os atletas para jogar”, explicou Eriano dos Santos.

Sena x Assermurb

Sena Madureira e Assermurb fazem o duelo desta quinta, 28, a partir das 15 horas, no Florestinha, pela primeira fase do Estadual.

 

Comentários

Continue lendo