fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Gladson Cameli vai aos Estados Unidos com Bolsonaro e anuncia envio de reforma

Publicado

em

Cameli deverá acompanhar Bolsonaro em viagem ao exterior e diz que a partir de agora deputados aliados terão que mostrar alinhamento com o governo

Gladson Cameli, governador do Acre (Foto: Alexandre Lima)

TIÃO MAIA

O governador Gladson Cameli deverá acompanhar o presidente Jair Bolsonaro numa visita a Dallas, nos Estados Unidos, nos próximos dias.

Falta apenas o Palácio do Planalto confirmar a data da viagem. Cameli vai ao encontro de empresários na esperança de atrair pessoas interessadas em fazer investimentos no Acre.

A revelação foi feita pelo próprio governador logo após uma reunião no Gabinete Civil, na manhã desta sexta-feira (10), com 14 deputados estaduais que integram sua base de sustentação na Assembleia Legislativa. O encontro serviu também para o governador anunciar que a proposta de reforma administrativa será enviada ainda nesta sexta-feira (10) para análise dos deputados na semana que vem, quando se saberá de fato quem é ou não aliado de fato do Governo.

Na reforma, secretarias serão extintas e outras serão criadas de forma a estruturar melhor o governo, disse Gladson Cameli. Os cargos de assessores especiais serão extintos a fim de que os recursos correspondentes a esses salários possam ser investidos nas secretarias e nos servidores do quadro. Será com a votação da reforma administrativa que o governo vai avaliar quem é de fato aliado ou não na sua base de sustentação.

Gladson com os deputados estaduais/Foto: Reprodução

“Quem tá, tá. Quem não tá, não tá”. Foi assim que ele definiu o resultado final da reunião, após quatro horas de encontro à porta fechadas, vedado à imprensa – os jornalistas só foram autorizados a entrar, antes de a reunião propriamente começar, para fazer imagens e se retiraram. Com aquela definição, o governador quis dizer que quem é aliado do governo, de fato é. Isso significa que o governo não vai aceitar votações contrárias às matérias de seu interesse e tampouco críticas de parlamentares que se dizem aliados mas, no entanto, sobem à tribuna para manifestações como fossem de oposição.

Foi uma reunião para a chamada lavagem de roupa suja “para realinhamento da base”. O governo enfrenta problemas com seus deputados desde que, há um mês, 22 de 23 parlamentares presentes numa sessão da Assembleia, rejeitaram o nome da técnica Mayara Cristine para a diretoria da Agencia Reguladora de Serviços Públicos do Acre (Ageacre), que gerou uma crise capaz de derrubar do cargo o então líder do governo, deputado Gerlen Diniz (Progressistas), substituído por Luis Tchê (PDT), confirmado no cargo por Gladson Cameli na reunião desta sexta-feira. Após a derrota do nome de Mayara Cristine, que voltou à pauta na Assembleia com a insistência do governo para que seu nome seja aprovado, os deputados da base, mesmo os mais alinhados com o Governo, como Antônia Sales (MDB), Cadimiel Bonfim (PSDB) e Neném Almeida (Solidariedade), passaram a tecer críticas ao governador ao ponto de o líder das oposições, deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), ter dito que os governistas estavam fazendo o papel que caberia aos oposicionistas.

Na reunião lavagem de roupa suja foi definido também que o ex-deputado Ney Amorim, nomeado secretário extraordinário do governo, de fato vai comandar a articulação política do governo junto à Assembleia Legislativa.

De bom humor, o governador recebeu os jornalistas após o encontro e admitiu que, durante o encontro, deputados pediram cargos na administração, mas o objetivo de fato o alinhamento do trabalho e que a partir de segunda-feira (13) os deputados da base terão um canal direto com todos os secretários e equipe de Governo. Os deputados reclamaram que muitos secretários, além de não atender ligações dos parlamentares, não retornam as ligações nem prestam informações solicitadas.

Gladson Cameli mostrou aos deputados as dificuldades financeiras do Estado caso a Reforma da Previdência não seja aprovada pelo Congresso Nacional, o que ensejaria ao Governo a decretar situação de calamidade, o que seria uma espécie de antessala da condição de falência em que compromissos financeiros, como o pagamento da folha do funcionalismo, deixariam de ser honrados. “Não temos como arcar com essa conta. Todos os meses temos que desembolsar R$ 40 milhões. Só esse mês tivemos que pagar 10 milhões de dólares para amortização da dívida”, disse o governador.

Daí a esperança de atrair investimentos internacionais para o Acre com a visita de Jair Bolsonaro aos estados Unidos, de cuja comitiva o governador acreano deverá fazer parte, uma viagem ainda sem data definida.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Pré-convocados da Seleção: veja lista de 52 nomes divulgada por Dorival Júnior

Publicado

em

A CBF divulgou nesta sexta-feira uma lista com 52 jogadores pré-convocados por Dorival Júnior para defender a seleção brasileira na Data Fifa de março. O Brasil enfrentará Colômbia e Argentina nos dias 20 e 25, respectivamente, pelas eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026. A lista final será anunciada pelo treinador na próxima sexta-feira

Neymar é um dos nomes na lista de pré-convocados — Foto: Abner Dourado/AGIF

A lista conta com seis goleiros, oito zagueiros, oito laterais, 14 meio-campistas e 16 atacantes. Dos 52 nomes, 18 atuam no futebol brasileiro, incluindo Neymar, que pode retornar à Seleção depois de quase um ano e meio. O astro do Santos sofreu lesão grave no joelho justamente quando defendia a equipe diante do Uruguai, em outubro de 2023.

Também foram chamados os goleiros Hugo Souza (Corinthians) e Weverton (Palmeiras); os zagueiros Danilo, Léo Ortiz (ambos do Flamengo) e Fabrício Bruno (Cruzeiro); os laterais Alex Sandro, Wesley (ambos do Flamengo), Alex Telles (Botafogo) e Guilherme Arana (Atlético-MG); os meias Alisson, Lucas Moura, Oscar (os três do São Paulo) e Gerson (Flamengo); e os atacantes Bruno Henrique (Flamengo), Estevão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo) e Yuri Alberto (Corinthians).

Neste mês, Dorival Júnior e auxiliares viajaram à Europa, onde acompanharam treinos e jogos de possíveis convocados. Nos últimos dias eles também têm percorridos clubes brasileiros.

A Seleção recebe a Colômbia, no Mané Garrincha, em Brasília, no dia 20 de março, às 21h45. Em seguida, enfrenta a Argentina no dia 25, em Buenos Aires, às 21h. O Brasil ocupa o quinto lugar das Eliminatórias com 18 pontos, sete a menos do que a líder Argentina.

GOLEIROS

  • Alisson – Liverpool (ING)
  • Bento – Al-Nassr (SAU)
  • Ederson – Manchester City (ING)
  • Hugo Souza – Corinthians
  • Lucas Perri – Lyon (FRA)
  • Weverton – Palmeiras

ZAGUEIROS

  • Alexsandro – Lille (FRA)
  • Beraldo – Paris Saint-Germain (FRA)
  • Danilo – Flamengo
  • Fabrício Bruno – Cruzeiro
  • Gabriel Magalhães – Arsenal (ING)
  • Léo Ortiz – Flamengo
  • Marquinhos – Paris Saint-Germain (FRA)
  • Murillo – Nottingham Forest (ING)

LATERAIS

  • Dodô – Fiorentina (ITA)
  • Abner – Lyon (FRA)
  • Alex Sandro – Flamengo
  • Alex Telles – Botafogo
  • Douglas Santos – Zenit (RUS)
  • Guilherme Arana – Atlético-MG
  • Vanderson – Monaco (FRA)
  • Wesley – Flamengo

MEIO-CAMPISTAS

  • Alisson – São Paulo
  • André – Wolverhampton (ING)
  • Andreas Pereira – Fulham (ING)
  • Andrey Santos – Strasbourg (FRA)
  • Bruno Guimarães – Newcastle (ING)
  • Éderson – Atalanta (ITA)
  • Gerson – Flamengo
  • João Gomes – Wolverhampton (ING)
  • Joelinton – Newcastle (ING)
  • Lucas Moura – São Paulo
  • Lucas Paquetá – West Ham (ING)
  • Matheus Cunha – Wolverhampton (ING)
  • Neymar Jr. – Santos
  • Oscar – São Paulo

ATACANTES

  • Antony – Real Betis (ESP)
  • Bruno Henrique – Flamengo
  • Endrick – Real Madrid (ESP)
  • Estevão – Palmeiras
  • Gabriel Martinelli – Arsenal (ING)
  • Galeno – Al-Ahli (SAU)
  • Igor Jesus – Botafogo
  • Igor Paixão – Feyenoord (HOL)
  • João Pedro – Brighton (ING)
  • Luiz Henrique – Zenit (RUS)
  • Raphinha – Barcelona (ESP)
  • Rodrygo – Real Madrid (ESP)
  • Samuel Lino – Atlético de Madrid (ESP)
  • Savinho – Manchester City (ING)
  • Vinicius Jr. – Real Madrid (ESP)
  • Yuri Alberto – Corinthians

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Feijó abre licitação para manutenção e fornecimento de insumos automotivos para frota municipal

Publicado

em

Processo dividido em oito lotes inclui serviços mecânicos, lavagem, borracharia, lubrificantes e guincho 24 horas, com investimento estimado em milhões de reais

As empresas interessadas devem solicitar o arquivo de cotação pelo e-mail cotacoesfeijo@gmail.com e enviar suas propostas em até três dias úteis após a publicação do aviso. Foto: montagem 

A Prefeitura de Feijó, no Acre, divulgou nesta quinta-feira, 27, um aviso de cotação para a contratação de empresas especializadas em serviços de manutenção e fornecimento de insumos automotivos. O objetivo é atender a frota municipal, que inclui carros, motocicletas, máquinas pesadas e veículos utilizados em obras e serviços agrícolas. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Administração, segue os princípios de impessoalidade, moralidade e publicidade previstos na Constituição Federal.

Os serviços estão divididos em oito lotes, abrangendo desde manutenção preventiva e corretiva até lavagem, borracharia, fornecimento de lubrificantes e guincho 24 horas. O Lote I cobre a manutenção de carros utilitários, picapes, ônibus e caminhões, com estimativa de 2.088 horas de serviços mecânicos e fornecimento de peças no valor de até R$ 1 milhão. Já o Lote II é voltado para máquinas pesadas, como tratores e retroescavadeiras, com o mesmo número de horas e valor estimado para peças.

As empresas interessadas devem solicitar o arquivo de cotação pelo e-mail cotacoesfeijo@gmail.com e enviar suas propostas em até três dias úteis após a publicação do aviso. Foto: assessoria 

Motocicletas e quadriciclos estão incluídos no Lote III, com 1.000 horas de serviços e fornecimento de peças no valor de R$ 250 mil. O Lote IV trata da higienização da frota, com previsão de 2.000 lavagens simples e 1.000 lavagens gerais para veículos leves e pesados, além de 1.500 lavagens simples e 500 lavagens gerais para máquinas.

O Lote V trata do fornecimento de pneus e acessórios, além de serviços de borracharia para todos os tipos de veículos e máquinas. O valor estimado para aquisição de pneus é de R$ 1 milhão para veículos leves e R$ 800 mil para máquinas pesadas, com serviços especializados de troca, alinhamento e balanceamento. Com os demais serviços. o Lote V fica orçado em R$ 2,8 milhões. O fornecimento de lubrificantes para toda a frota municipal é o foco do Lote VI, com valor estimado em R$ 800 mil, incluindo óleos para motor, transmissão, freios e sistemas hidráulicos.

O fornecimento de lubrificantes para toda a frota municipal é o foco do Lote VI, com valor estimado em R$ 800 mil, incluindo óleos para motor, transmissão, freios e sistemas hidráulicos. Foto: assessoria 

A iniciativa visa garantir a manutenção adequada da frota municipal, essencial para a prestação de serviços públicos de qualidade à população de Feijó. As empresas interessadas podem participar do processo de cotação, que promete movimentar milhões de reais em investimentos.

A recuperação e personalização de estofados e revestimentos internos está contemplada no Lote VII. Serviços de tapeçaria e capotaria foram incluídos para carros, máquinas e motocicletas, com 2.500 horas de mão de obra estimadas e fornecimento de insumos no valor de R$ 200 mil. O último lote, de número VIII, prevê a contratação de empresa para remoção e transporte de veículos leves e pesados em situações emergenciais. O serviço cobrirá todo o território do Acre e terá previsão de até 80 mil quilômetros rodados.

As empresas interessadas devem solicitar o arquivo de cotação pelo e-mail cotacoesfeijo@gmail.com e enviar suas propostas em até três dias úteis após a publicação do aviso. As propostas devem conter a assinatura do representante legal da empresa e respeitar critérios como validade mínima de 90 dias e inclusão de todos os custos e encargos.

As propostas devem conter a assinatura do representante legal da empresa e respeitar critérios como validade mínima de 90 dias e inclusão de todos os custos e encargos. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Projeto do Ministério da Saúde oferta 90 vagas para qualificação no atendimento de saúde mental em 10 cidades do Acre

Publicado

em

O municípios que têm projetos de CAPS  aprovado são: Xapuri, Plácido de Castro, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Feijó. No caso de Cruzeiro do Sul, será um CAPS ad III, que atende adultos, crianças e adolescentes

Política Nacional de Saúde Mental é uma política de Estado, regulamentada pela Lei Federal n° 10.216/2001. Foto: Odair Leal/Secom

O Acre solicitou 90 vagas para inclusão de profissionais da Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (Raps) no Projeto Nós na Rede, do Ministério da Saúde. Em todo o país, estão sendo ofertadas 42 mil vagas e as manifestações de interesse podem ser feitas até esta sexta-feira, 28.

Entre os propósitos do curso também está a reorganização de práticas das equipes para realizar iniciativas inovadoras que promovam transformação de vidas e inserção social, tendo como eixo norteador a estratégia da redução de danos.

Para Ana Cristina Messias, coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), esse trabalho de qualificação é um aliado na expansão dessa rede no estado.

“É de grande importância essa formação, porque envolve o trabalho e processos no CAPS[Centro de Atenção Psicossocial], rede, manejo. Então, é muito importante a participação nessa qualificação. Hoje o grande desafio é implantar essa rede para que as pessoas possam ser atendidas e cuidadas em seu território de residência. Tínhamos muitos municípios que tinham população para CAPS, mas não tem CAPS implantado, e para 2025 seis municípios estão com propostas aprovadas no Ministério da Saúde para essa implantação”, explica.

O municípios que têm projetos de CAPS  aprovado são: Xapuri, Plácido de Castro, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Feijó. No caso de Cruzeiro do Sul, será um CAPS ad III, que atende adultos, crianças e adolescentes, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente, com sofrimento psíquico intenso e necessidades de cuidados clínicos contínuos.

O alcance dos resultados responderá às demandas da reforma psiquiátrica e à Política de Saúde Mental ao redirecionar o modelo de atenção em saúde, assim como fortalece o SUS no cumprimento de seus princípios e diretrizes. A ação prevê alcançar profissionais com diferentes níveis de formação – com graduação, nível médio e técnico.

A oferta formativa, com início previsto para maio, tem carga horária de 120 horas (90 horas na modalidade EaD e 30 horas presenciais), divididas em quatro unidades: atenção psicossocial e cuidado em liberdade; acolhimento e cuidado a pessoas com problemas de saúde mental em conflito com a lei; atenção a pessoas usuárias de álcool e outras drogas; articulação de estratégias de cuidado, cooperação no território e fortalecimento da Raps.

O projeto Nós na Rede faz parte das ações do Ministério da Saúde para atender demandas de atenção à saúde de pessoas em sofrimento mental e que fazem uso de drogas, bem como pessoas com transtornos mentais e em conflito com a lei.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Pasta e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz – Brasília), desenvolvida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), com a colaboração da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes) e da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), sendo executada pelo Núcleo de Saúde Mental Álcool e Drogas da Fiocruz.

A cidades que demonstraram interesse na adesão do curso foram: Acrelândia, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Rio Branco, Rodrigues Alves e Sena Madureira.

Cuidado com a saúde mental

O governo do Acre tem reforçado ações e a atenção para a saúde mental do estado. No último dia 15, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizou três ações de promoção à saúde, totalizando 942 atendimentos na capital e no interior, como mais um passo na redução das filas no estado. Na capital acreana, o mutirão de consultas com foco em saúde mental proporcionou atendimento médico especializado a 700 pacientes que aguardavam em demanda reprimida.

“Uma das maiores bandeiras do governador Gladson Cameli é a redução das filas, seja nas cirurgias, nos exames complementares ou nas consultas com especialistas. Então, hoje, aqui na Fundação Hospitalar, estamos com esse mutirão voltado para a saúde mental, com 700 pacientes atendidos, o que representa o compromisso da gestão com a saúde da população de forma global, tanto física quanto mentalmente”, destacou o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal.

Comentários

Continue lendo