Conecte-se conosco

Cotidiano

Fim do sonho – Brasil empata com a Jamaica e é eliminado da Copa em despedida de Marta

Publicado

em

A seleção brasileira está fora da Copa do Mundo feminina. Precisando de uma vitória para avançar, o Brasil ficou no 0 a 0 com a Jamaica, hoje (2), em Melbourne, na Austrália, e terminou na terceira colocação do Grupo F.

Faltou calma e precisão ao Brasil. A seleção conseguiu chegar à área adversária, mas esbarrou na zaga jamaicana e na própria imprecisão. As comandadas de Pia abusaram nos erros de passe e foram afobadas na hora de finalizar.

É a terceira eliminação da seleção brasileira na fase de grupos. As outras aconteceram em 1991 e 1995.

Marta se despediu do Mundial sem gols ou taça. A camisa 10 foi titular e capitã do Brasil hoje, mas não conseguiu evitar a eliminação verde-amarela.

França e Jamaica foram as classificadas do Grupo F. As francesas lideraram a chave, enquanto as jamaicanas ficaram com a segunda colocação. Agora elas aguardam os adversários da próxima fase.

Como foi o jogo

Brasil dominou, mas faltou tranquilidade na hora de finalizar. Precisando do resultado, a seleção brasileira controlou a posse de bola e, até a entrada da área, teve liberdade para trocar passes. No último terço, porém, teve dificuldade para se livrar da forte marcação jamaicana e, quando conseguiu, foi afobada na finalização, facilitando o trabalho de Spencer.

Seleção pecou na troca de passes, e viu a Jamaica crescer. Com o passar o primeiro tempo, o Brasil começou a falhar nos passes, tanto na intermediária quanto no ataque, e viu as jamaicanas gostarem do jogo e incomodarem a defesa verde-amarela. A Jamaica, porém, terminou a etapa inicial sem finalizações.

Brasil viveu um drama, e teve dificuldades para chegar ao ataque. O Brasil voltou para o segundo tempo com Bia Zaneratto no lugar de Ary Borges, mas o time passou a ter mais dificuldades para chegar ao ataque. Com passes imprecisos e diante de uma sólida defesa jamaicana, a seleção brasileira não conseguiu ameaçar Spencer.

Emoção com Marta

As pessoas do lado de fora do estádio celebraram quando as primeiras notícias sobre a titularidade de Marta saíram. Quem estava dentro ovacionou a camisa 10 quando apareceu no telão entre as jogadoras que iniciariam o jogo. Houve bandeirão para a atacante nos primeiros minutos e também na saída para o intervalo.

Apoio nas arquibancadas

O clima frio em Melbourne não intimidou os brasileiros, que lotaram as arquibancadas em apoio à seleção. No hino, a torcida fez o bonito e tradicional coro quando a música terminou e ao longo do jogo cantou em apoio. A medida que o jogo ia passando e ficando mais tenso, o ambiente também era de apreensão.

Nos últimos minutos, começou também a insatisfação com as quedas e demora da Jamaica nas faltas. Todos reagiram com temor ou empolgação na melhor chance da seleção caribenha.

Decepção

Mesmo os cantos de “eu acredito” no fim não foram suficientes para o Brasil marcar. Depois de uma grande festa na chegada, o ambiente foi de desolação. No banco, Marta tinha a mesma sensação. Observava o jogo tensa. Com altas expectativas antes da Copa, a eliminação foi um balde de água fria em todos.

Lances importantes

Finalizou mal. Aos 4 minutos do primeiro tempo, Debinha ajeitou para Marta na entrada da área, pela esquerda, e a camisa 10 finalizou fraco, facilitando o trabalho de Spencer.

De novo Marta. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Rafaelle lançou em profundidade para Debinha, que tocou para Marta. A capitã limpou, mas foi travada na hora do chute.

Para fora! Aos 23 minutos do primeiro tempo, Tamires recebeu de Luana pela esquerda, cruzou e Ary Borges apareceu pelo centro da área para cabecear. A bola, porém, foi por cima do gol.

Quase contra. Aos 33 minutos do segundo tempo, Luana cruzou rasteiro da esquerda, Allyson Swaby rebateu para trás, obrigando Spencer a sair do gol e fazer a defesa.

Assustou a Jamaica. Aos 36 minutos do segundo tempo, Shaw recebeu em profundidade, arrancou contra a marcação de Kathellen e finalizou por cima do gol.

FICHA TÉCNICA

Jamaica 0 x 0 Brasil

Competição: 3ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 2 de agosto de 2023, às 7h (de Brasília)
Local: AAMI Park, em Melbourne, Austrália
Arbitragem: Esther Staubli
Assistentes: Katrin Rafalski e Susann Küng
Cartões amarelos: Matthews (Jamaica)
Público: 27.638

JAMAICA: Spencer; Blackwood, A. Swaby, C. Swaby, Wiltshire; Sampson, Spence, Primus; Brown (Washington), Matthews (Cameron), Shaw. Técnico: Lorne Donaldson

BRASIL: Lelê; Antonia (Geyse), Rafaelle, Kethellen, Tamires; Luana (Duda Sampaio), Keronin, Adriana, Ary Borges (Bia Zaneratto); Debinha e Marta (Andressa Alves). Técnica: Pia Sundhage

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo