Conecte-se conosco

Cotidiano

Fim do sonho – Brasil empata com a Jamaica e é eliminado da Copa em despedida de Marta

Publicado

em

A seleção brasileira está fora da Copa do Mundo feminina. Precisando de uma vitória para avançar, o Brasil ficou no 0 a 0 com a Jamaica, hoje (2), em Melbourne, na Austrália, e terminou na terceira colocação do Grupo F.

Faltou calma e precisão ao Brasil. A seleção conseguiu chegar à área adversária, mas esbarrou na zaga jamaicana e na própria imprecisão. As comandadas de Pia abusaram nos erros de passe e foram afobadas na hora de finalizar.

É a terceira eliminação da seleção brasileira na fase de grupos. As outras aconteceram em 1991 e 1995.

Marta se despediu do Mundial sem gols ou taça. A camisa 10 foi titular e capitã do Brasil hoje, mas não conseguiu evitar a eliminação verde-amarela.

França e Jamaica foram as classificadas do Grupo F. As francesas lideraram a chave, enquanto as jamaicanas ficaram com a segunda colocação. Agora elas aguardam os adversários da próxima fase.

Como foi o jogo

Brasil dominou, mas faltou tranquilidade na hora de finalizar. Precisando do resultado, a seleção brasileira controlou a posse de bola e, até a entrada da área, teve liberdade para trocar passes. No último terço, porém, teve dificuldade para se livrar da forte marcação jamaicana e, quando conseguiu, foi afobada na finalização, facilitando o trabalho de Spencer.

Seleção pecou na troca de passes, e viu a Jamaica crescer. Com o passar o primeiro tempo, o Brasil começou a falhar nos passes, tanto na intermediária quanto no ataque, e viu as jamaicanas gostarem do jogo e incomodarem a defesa verde-amarela. A Jamaica, porém, terminou a etapa inicial sem finalizações.

Brasil viveu um drama, e teve dificuldades para chegar ao ataque. O Brasil voltou para o segundo tempo com Bia Zaneratto no lugar de Ary Borges, mas o time passou a ter mais dificuldades para chegar ao ataque. Com passes imprecisos e diante de uma sólida defesa jamaicana, a seleção brasileira não conseguiu ameaçar Spencer.

Emoção com Marta

As pessoas do lado de fora do estádio celebraram quando as primeiras notícias sobre a titularidade de Marta saíram. Quem estava dentro ovacionou a camisa 10 quando apareceu no telão entre as jogadoras que iniciariam o jogo. Houve bandeirão para a atacante nos primeiros minutos e também na saída para o intervalo.

Apoio nas arquibancadas

O clima frio em Melbourne não intimidou os brasileiros, que lotaram as arquibancadas em apoio à seleção. No hino, a torcida fez o bonito e tradicional coro quando a música terminou e ao longo do jogo cantou em apoio. A medida que o jogo ia passando e ficando mais tenso, o ambiente também era de apreensão.

Nos últimos minutos, começou também a insatisfação com as quedas e demora da Jamaica nas faltas. Todos reagiram com temor ou empolgação na melhor chance da seleção caribenha.

Decepção

Mesmo os cantos de “eu acredito” no fim não foram suficientes para o Brasil marcar. Depois de uma grande festa na chegada, o ambiente foi de desolação. No banco, Marta tinha a mesma sensação. Observava o jogo tensa. Com altas expectativas antes da Copa, a eliminação foi um balde de água fria em todos.

Lances importantes

Finalizou mal. Aos 4 minutos do primeiro tempo, Debinha ajeitou para Marta na entrada da área, pela esquerda, e a camisa 10 finalizou fraco, facilitando o trabalho de Spencer.

De novo Marta. Aos 11 minutos do primeiro tempo, Rafaelle lançou em profundidade para Debinha, que tocou para Marta. A capitã limpou, mas foi travada na hora do chute.

Para fora! Aos 23 minutos do primeiro tempo, Tamires recebeu de Luana pela esquerda, cruzou e Ary Borges apareceu pelo centro da área para cabecear. A bola, porém, foi por cima do gol.

Quase contra. Aos 33 minutos do segundo tempo, Luana cruzou rasteiro da esquerda, Allyson Swaby rebateu para trás, obrigando Spencer a sair do gol e fazer a defesa.

Assustou a Jamaica. Aos 36 minutos do segundo tempo, Shaw recebeu em profundidade, arrancou contra a marcação de Kathellen e finalizou por cima do gol.

FICHA TÉCNICA

Jamaica 0 x 0 Brasil

Competição: 3ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 2 de agosto de 2023, às 7h (de Brasília)
Local: AAMI Park, em Melbourne, Austrália
Arbitragem: Esther Staubli
Assistentes: Katrin Rafalski e Susann Küng
Cartões amarelos: Matthews (Jamaica)
Público: 27.638

JAMAICA: Spencer; Blackwood, A. Swaby, C. Swaby, Wiltshire; Sampson, Spence, Primus; Brown (Washington), Matthews (Cameron), Shaw. Técnico: Lorne Donaldson

BRASIL: Lelê; Antonia (Geyse), Rafaelle, Kethellen, Tamires; Luana (Duda Sampaio), Keronin, Adriana, Ary Borges (Bia Zaneratto); Debinha e Marta (Andressa Alves). Técnica: Pia Sundhage

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Santa Cruz do Acre apresenta estrutura durante preparação para o Acreano

Publicado

em

O videomaker Kennedy Santos visitou o Centro de Treinamento do estrutura do Santa Cruz do Acre e conheceu e conheceu a estrutura do clube. Recebido pela diretoria, ele percorreu os setores do CT, onde acompanhou a rotina de treinos da equipe que se prepara para o Campeonato Acreano.

O Santa Cruz mantém parceria com clubes do Sul do Brasil e conta com um elenco formado majoritariamente por atletas de fora do Acre. Entre os atletas do clube, 21 jogadores, não são naturais do estado.

O clube vem recebendo investimentos desde 2022, com ações voltadas à captação de recursos e ao fortalecimento da estrutura. Atletas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros estados, integram o elenco.

O zagueiro Yan Amorim comentou sobre o projeto. “É incrível esse projeto do Santa Cruz. A partir do momento que a gente ver tudo que está sendo construído, e a gente ver que é um projeto a longo prazo que tem tudo pra ser um dos maiores clubes do país”, destacou.

O diretor de futebol, Júnior Maia, também destacou a visibilidade do clube. “O Santa Cruz é um clube que hoje tem tido um novo olhar de outros clubes do país”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia “atropela” o Quinari e conquista o título do Estadual da Série A

Publicado

em

Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil

Brasileia “atropelou” o Quinari por 14 a 1 neste sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Eduardo(5), Macaco(2), Ângelo, Antônio, Alcione, Victor Hugo, Bruno, João e Emanoel marcaram os gols do Brasileia enquanto Kaylan anotou para o Quinari.

Decidido no 1º tempo

Brasileia começou a partida marcando e construindo jogadas de gols. O Quinari não conseguia criar lances de perigo e o primeiro tempo terminou 7 a 0 para a equipe da Fronteira. Na segunda etapa, Brasileia manteve o ritmo e conquistou o título com todos os méritos.

Goleiro e artilheiro

O goleiro Kauã, do Brasileia, recebeu o prêmio de melhor goleiro do Estadual. O ala Eduardo, do Brasileia, terminou a Série A como artilheiro com 13 gols.

Apoio da Prefeitura

O secretário de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio, destacou o trabalho realizado com a equipe de futsal e o apoio do prefeito Carlinhos Pelado(PP) para o esporte no município.

“Essa conquista foi merecida e tivemos muitas pessoas do município envolvidas no projeto. O futsal de Brasileia volta a ser o melhor do Acre”, declarou Clebson Venâncio.

Excelente temporada

A decisão entre Brasileia e Quinari marcou o fechamento da temporada de 2025. O presidente da Federação Acreana de Futsal(Fafs), Rafael do Vale, destacou o trabalho realizado em um ano bastante favorável.

“Conseguimos promover grandes competições desde a base. Tivemos um crescimento em relação ao ano passado e vamos seguir tentando melhorar ainda o futsal acreano em 2026”, disse Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas.

De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em 8,50 metros. “Ontem, por volta das 23h, o rio chegou ao ápice, atingindo 8,80 metros. Durante a madrugada, já foi registrada uma vazante de 30 centímetros”, explicou.

Segundo o coordenador, além da redução observada na área urbana, outras regiões também começam a apresentar recuo das águas. “Tanto a Aldeia dos Patos quanto Assis Brasil já se encontram nesse processo de vazante”, destacou.

Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. Cordeiro reforçou que o órgão continuará com o monitoramento permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo