Cotidiano
Médica do Samu, ainda em Paris com o namorado Pedro Pascoal, aparece como plantonista durante todo fevereiro
A médica Wanda Andrade foi sido lançada na escala de fevereiro somente após o dia 18, quando está prevista a chegada do casal da foto no Brasil.
A reportagem denúncia (veja AQUI) comprova que a médica não fez testes eliminatórios e também não aparece na lista de aprovados.

Escala produzida após a denúncia da imprensa: Wanda, que está em Paris, aparece como plantonista durante todo o mês de fevereiro, mas só retorna ao Brasil em 17 de fevereiro. Quem trabalha pela médica?
Nunca é demais lembrar que Wanda recebeu o primeiro salário como servidora pública do Acre em dezembro, passando a ser escalada somente no mês seguinte, e 30 dias após já encontrou meios para sair de férias.
Misteriosamente, a escala de plantões da médica Wanda Andrade de Sousa apareceu no gerenciador de Plantões da Secretaria de Saúde do Acre – portanto uma semana após o acjornal denunciar suposta fraude em processo seletivo da Sesacre. A médica é investigada por ter aparecido na folha de pagamento do estado sem, oficialmente, participar das etapas do processo seletivo aberto no ano passado. A reportagem denúncia (veja AQUI) comprova que a médica não fez testes eliminatórios e também não aparece na lista de aprovados.
Ela está Paris, na companhia do namorado, que, curiosamente, é o chefe do Samu no Acre, o também médico Pedro Pascoal. A escala diz que Wanda trabalhou nos dias 3,4 e 6, 11, 12 e 13 de fevereiro (mesmo em viagem).
A Sesacre, que abriu investigação interna, antecipou que Wanda Andrade é “contrato emergencial”. Mas na nova escala, publicada agora, à qual o acjornal teve acesso, a servidora continua sendo tratada como “aprovada em processo simplificado”. A médica foi indevidamente autorizada a fazer atendimento de urgência e emergência nas ambulâncias 01 e 02 do Samu, em Rio Branco.
Também chama atenção, ainda, o fato de Wanda Andrade ter sido lançada na escala de fevereiro somente após o dia 18, quando está prevista a chegada do casal no Brasil.
Ao tentar justificar a viagem e a falta de documentos que comprovem sua aprovação em processo seletivo, a própria médica e o seu namorado enviaram nota ao acjornal, em que Wanda se diz um dos três únicos profissionais de medicina capacitados para atuar em atendimento de urgência e emergência. Ela mente.
Os cursos que Wanda diz ter feito não são os mesmos exigidos pela Portaria 2048 de 2000, que regulamente o Sistema Único de Saúde. Ou seja, na faculdade, nem ele nem ninguém tem conhecimento científico suficiente para esta função, sendo obrigação do Estado complementar os conhecimentos ( veja na galeria abaixo)
Além disso, a médica disse ter trocado plantões com um colega para compensar o tempo em que ela está no exterior. Nunca é demais lembrar que Wanda recebeu o primeiro salário como servidora pública do Acre em dezembro, passando a ser escalada somente no mês seguinte, e 30 dias após já encontrou meios para sair de férias.
A reportagem fez os cálculos e chegou á conclusão de que Wanda precisaria ter feito cinco plantões de 12 horas em 15 dias – ou dez plantões de 6 horas.
A escala obtida pela reportagem mostra que a médica tirou seis plantões de seis horas em 15 dias, o que não lhe dá o direito de se ausentar do trabalho.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves










Você precisa fazer login para comentar.