Cotidiano
Médica do Samu, ainda em Paris com o namorado Pedro Pascoal, aparece como plantonista durante todo fevereiro
A médica Wanda Andrade foi sido lançada na escala de fevereiro somente após o dia 18, quando está prevista a chegada do casal da foto no Brasil.
A reportagem denúncia (veja AQUI) comprova que a médica não fez testes eliminatórios e também não aparece na lista de aprovados.

Escala produzida após a denúncia da imprensa: Wanda, que está em Paris, aparece como plantonista durante todo o mês de fevereiro, mas só retorna ao Brasil em 17 de fevereiro. Quem trabalha pela médica?
Nunca é demais lembrar que Wanda recebeu o primeiro salário como servidora pública do Acre em dezembro, passando a ser escalada somente no mês seguinte, e 30 dias após já encontrou meios para sair de férias.
Misteriosamente, a escala de plantões da médica Wanda Andrade de Sousa apareceu no gerenciador de Plantões da Secretaria de Saúde do Acre – portanto uma semana após o acjornal denunciar suposta fraude em processo seletivo da Sesacre. A médica é investigada por ter aparecido na folha de pagamento do estado sem, oficialmente, participar das etapas do processo seletivo aberto no ano passado. A reportagem denúncia (veja AQUI) comprova que a médica não fez testes eliminatórios e também não aparece na lista de aprovados.
Ela está Paris, na companhia do namorado, que, curiosamente, é o chefe do Samu no Acre, o também médico Pedro Pascoal. A escala diz que Wanda trabalhou nos dias 3,4 e 6, 11, 12 e 13 de fevereiro (mesmo em viagem).
A Sesacre, que abriu investigação interna, antecipou que Wanda Andrade é “contrato emergencial”. Mas na nova escala, publicada agora, à qual o acjornal teve acesso, a servidora continua sendo tratada como “aprovada em processo simplificado”. A médica foi indevidamente autorizada a fazer atendimento de urgência e emergência nas ambulâncias 01 e 02 do Samu, em Rio Branco.
Também chama atenção, ainda, o fato de Wanda Andrade ter sido lançada na escala de fevereiro somente após o dia 18, quando está prevista a chegada do casal no Brasil.
Ao tentar justificar a viagem e a falta de documentos que comprovem sua aprovação em processo seletivo, a própria médica e o seu namorado enviaram nota ao acjornal, em que Wanda se diz um dos três únicos profissionais de medicina capacitados para atuar em atendimento de urgência e emergência. Ela mente.
Os cursos que Wanda diz ter feito não são os mesmos exigidos pela Portaria 2048 de 2000, que regulamente o Sistema Único de Saúde. Ou seja, na faculdade, nem ele nem ninguém tem conhecimento científico suficiente para esta função, sendo obrigação do Estado complementar os conhecimentos ( veja na galeria abaixo)
Além disso, a médica disse ter trocado plantões com um colega para compensar o tempo em que ela está no exterior. Nunca é demais lembrar que Wanda recebeu o primeiro salário como servidora pública do Acre em dezembro, passando a ser escalada somente no mês seguinte, e 30 dias após já encontrou meios para sair de férias.
A reportagem fez os cálculos e chegou á conclusão de que Wanda precisaria ter feito cinco plantões de 12 horas em 15 dias – ou dez plantões de 6 horas.
A escala obtida pela reportagem mostra que a médica tirou seis plantões de seis horas em 15 dias, o que não lhe dá o direito de se ausentar do trabalho.
Comentários
Cotidiano
Rio Branco começa a preparação e vai tentar voltar a ser protagonista

Foto PHD: Jogadores do Mais Querido realizaram o primeiro treino físico
O elenco do Rio Branco iniciou nesta terça, 16, no José de Melo, a preparação para a disputa do Campeonato Estadual. Os dirigentes do Mais Querido se reuniram com os atletas antes da primeira movimentação e deixaram claro a meta do clube, conquistar um calendário nacional para a temporada de 2027.
“Sabemos das dificuldades financeiras do clube, mas estamos vivendo um novo processo. O futebol é muito importante dentro do Rio Branco e precisamos voltar a ser protagonistas”, declarou a diretora Marina Lavocat.
Trabalho físico
Os atletas participaram do primeiro trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel e a partir desta terça, 17, os treinamentos serão em dois períodos.
“Não temos o tempo adequado de preparação e por isso vamos acelerar o processo. Quero um time forte na estreia contra o Vasco”, afirmou o técnico Ulisses Torres.
Matheus Nego
O meia Matheus Nego retorna ao Rio Branco depois de três temporadas longe do José de Melo. O atleta, formado na base do Estrelão, chega como uma contratação importante.
Comentários
Cotidiano
Dirigentes aprovam mudança no estatuto da Federação de Futebol

Com 12 votos a favor, 1 contra, 1 com ressalvas, e uma ausência, os dirigentes dos clubes aprovaram nesta terça, 16, a mudança no estatuto da Federação de Futebol do Acre (FFAC). A principal alteração é com relação à eleição para o próximo presidente da entidade. A partir do pleito o futuro mandatário do futebol acreano terá direito somente a duas reeleições.
“Fiz um estudo dos estatutos de todas as federações e da CBF para realizar as mudanças. Conseguimos atualizar as normas da entidade, inclusive, com conselho de administração e diretoria executiva”, explicou o advogado Marco Antônio Mourão.
Rio Branco e Independência
O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, votou contra a mudança no estatuto e o Independência, representado por Illimani Suarez, aprovou com ressalvas. O Humaitá não foi representado na reunião.
Agradeceu o apoio
O presidente da FFAC, Adem Araújo, agradeceu o apoio da maioria dos dirigentes para a mudança e acredita na evolução do futebol acreano nos próximos anos.
“Contar com apoio da maioria dos dirigentes em um momento importante aumenta responsabilidade. Vamos seguir trabalhando para melhorar o nosso futebol”, declarou Adem Araújo.
Comentários
Cotidiano
Fluminense da Bahia apresenta recurso e pede a exclusão do Brasileia do Estadual

Foto João Valente: Diretoria do Flu da Bahia quer a vaga na final do Estadual
O jogo terminou, mas a disputa por uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A ainda não. A diretoria do Fluminense da Bahia entrou com um recurso na Federação Acreana de Futsal nessa terça, 16, pedindo a exclusão do Brasileia do Campeonato Estadual.
O pedido tem como base o comportamento dos torcedores da equipe da Fronteira na partida da última sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, quando ocorreu invasão e objetos arremessados dentro de quadra.
“Em um primeiro momento, a nossa intenção era apenas uma punição para Brasileia. A defesa do Brasileia para não perder o mando de quadra abriu a possibilidade do recurso e, agora, queremos o cumprimento do artigo 25 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e por isso estamos solicitando a exclusão do Brasileia”, explicou o presidente do Fluminense da Bahia, José Luzenildo Alves (Pirlo).
Recurso encaminhado
O presidente da Federação Acreana de Futsal (Fafs), Rafael do Vale, encaminhou o recurso do Fluminense da Bahia para o departamento jurídico da entidade e a doutora Madalena Ribeiro vai avaliar.
“Temos dois recursos para serem julgados, o do Brasileia e o do Fluminense da Bahia. O ideal era termos uma definição até sexta(19), mas existem os prazos e quem vai definir e o nosso departamento jurídico”, explicou Rafael do Vale.










Você precisa fazer login para comentar.