Conecte-se conosco

Acre

Estudante é detido vendendo drogas dentro de escola em Brasiléia

Diante do caso, a diretora informou que o estudante será transferido para outro meio de ensino no horário noturno por ter 17 anos, podendo trabalhar de dia e estudar a noite.

Publicado

em

Um jovem de 17 foi detido dentro da Escola Estadual de Ensino Integral Kairala José Kairala, localizada na cidade de Brasiléia, sob a acusação de estar praticando comércio ilegal de entorpecentes dentro da instituição na manhã desta sexta-feira, dia 6.

Coincidentemente, algumas pessoas, principalmente mães, já vinham utilizando um grupo de bate-papo de WhatsAppp, para fazer denuncias de que alunos já estariam consumindo drogas, pelas dependências da escola e seus filhos estavam reclamando.

“Minha filha vive com dor de cabeça por conta do cheiro de cigarro e maconha”, relata uma das mães. Outras cometam da sua preocupação pelo fato de dizer que o consumo estaria acontecendo dentro de salas de aula e que alguns alunos estariam “tocando o terror” na escola.

Foi quando foi denunciado e os monitores junto com a diretora, abordaram um aluno e realizaram a revista com ajuda de Agente Socioeducativo que está acompanhando do menor que cumpre medidas socioeducativas na escola por ordem judicial.

Dentro da mochila, foram encontradas cerca de 15 trouxinhas de maconha, além de R$ 140 reais, já provenientes da venda da droga. O menor ao ser revistado, confirmou para a diretora que seria sua e estaria vendendo, fato que leva a crer que o mesmo vinha praticando a muito tempo.

O menor foi conduzido para a sede da delegacia com a droga, onde ficará à disposição do Judiciário. Diante do caso, a diretora informou que o estudante será transferido para outro meio de ensino no horário noturno por ter 17 anos, podendo trabalhar de dia e estudar a noite.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Defesa Civil registra nova redução no nível do Rio Acre na capital

Publicado

em

Foto: Whidy Melo/ac24horas

O nível do Rio Acre segue em tendência de vazante em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 15h desta sexta-feira, 23, o rio marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.

Ao longo do dia, o rio apresentou queda gradual no nível das águas. Pela manhã, às 5h19, o Rio Acre registrava 14,57 metros, recuando para 14,51 metros às 9h e 14,44 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de diminuição do volume.

Nas últimas 24 horas, o volume de chuva acumulado foi de 2 milímetros, considerado baixo, o que contribui para a redução do nível do rio.
A cota de alerta na capital acreana é de 13,50 metros, e, apesar da vazante, o Rio Acre ainda permanece acima desse patamar, mantendo a Defesa Civil em estado de monitoramento.

Comentários

Continue lendo

Acre

Justiça do Acre oferece serviço gratuito para reconhecimento de paternidade pelo programa “Pai Presente”

Publicado

em

Procedimento não tem custo e pode ser feito por mães, pais ou pelo próprio interessado; processo consensual leva até 45 dias

O programa também contempla o reconhecimento da paternidade socioafetiva, como nos casos de padrastos que assumiram o papel paterno, desde que haja manifestação voluntária. Foto: captada 

O Tribunal de Justiça do Acre disponibiliza gratuitamente o serviço de reconhecimento de paternidade por meio do programa Pai Presente, que oferece orientação jurídica e apoio a mães, pais e pessoas sem o nome do pai no registro civil. Em entrevista ao Boletim TJ Acre, a juíza Luana Campos, titular da Vara de Registros Públicos de Rio Branco, explicou que o procedimento não gera custos em nenhuma etapa.

O pedido pode ser feito pela mãe, pelo pai ou pelo próprio interessado. Quando o registro é feito sem o pai, o cartório encaminha o caso ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), onde se inicia uma averiguação pré-processual. Se houver consenso, o prazo médio é de 45 dias; se necessário exame de DNA, o processo pode se estender.

A juíza destacou a importância do reconhecimento para garantir cidadania, identidade e direitos fundamentais. Em 2024, mais de 91 mil crianças no Brasil foram registradas sem o nome do pai, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Em Rio Branco, o atendimento ocorre na Cidade da Justiça. Informações também podem ser obtidas pelo WhatsApp (68) 3212-8724 ou no Cejusc pelos telefones (68) 9982-2031 e (68) 9982-2032.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nota pública sobre o Carnaval da Família

Publicado

em

O governo do Estado do Acre informa à população que, em razão da situação atual do Rio Acre, que se encontra acima da cota de transbordamento, não realizará, neste ano, o tradicional Carnaval da Família.

A decisão foi tomada com base na responsabilidade com a segurança da população e na prioridade absoluta às ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco em decorrência da elevação do nível do rio.

Neste momento, todos os esforços do governo estão concentrados no enfrentamento dos impactos causados pela cheia, garantindo assistência social, logística e suporte às defesas civis municipais.

O governo do Acre agradece a compreensão da sociedade e reforça seu compromisso com a proteção da vida e o bem-estar da população acreana.

Governo do Estado do Acre

 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo