Cotidiano
Estudante do interior do AC é selecionada para o programa Jovem Senador 2023: ‘chorei e agradeci muito’
Ana Sophie Silva dos Santos tem 16 anos e é estudante da escola Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul, que já teve representante em 2013. Aluna do 1º ano do ensino médio falou que está ansiosa e que pretende aproveitar cada momento do programa.
“Eu me senti completa”. Este foi o sentimento da estudante Ana Sophie Silva dos Santos ao receber a notícia de que foi selecionada para representar o Acre no programa Jovem Senador 2023, em Brasília (DF), em agosto deste ano.
A jovem de 16 anos é aluna da escola Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Assim como os demais concorrentes de todo o Brasil, ela passou por uma seleção feita por meio de um concurso de redação, através do material fornecido pelo programa.
Ao g1, ela disse que o processo preparatório foi intenso, mas que o resultado compensou o esforço dedicado. “Passei noites em claro recebendo orientação, escrevendo e reescrevendo, pesquisando e estudando. Foi um período difícil, mas faria tudo de novo se fosse possível”, comentou.
Ana Sophie relatou ainda que, pelo fato de nunca ter viajado para fora do Acre, as expectativas estão ainda mais altas para o programa. Esta foi a primeira participação dela no programa.
“Todos os dias eu me pegava vendo o perfil do Jovem Senador e vendo todos os representantes dos outros estados sendo anunciados e nunca chegava a vez do meu estado. Estava ficando cada vez mais ansiosa. Quando soube, a única coisa que passou pela minha cabeça foi um sentimento de realização. Chorei e agradeci muito. A minha família e os meus amigos foram partes muito importantes de todo o processo, estiveram comigo, me apoiando em tudo. Quando souberam, vibraram de felicidade junto à mim, me senti amada e acolhida”, contou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/i/K/pUyIE4SLSCB8uqrpDchw/whatsapp-image-2023-06-28-at-17.44.57.jpeg)
Ana Sophie estuda na Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, de Cruzeiro do Sul, e notícia foi festejada por colegas e professores — Foto: Arquivo pessoal
A professora Maria Souza da Rocha foi a orientadora de Ana. Ela contou ao g1 que, durante os processos de orientação, explicou os passos que a aluna deveria seguir para estruturar a redação.
“Eu entrei no site do concurso [Jovem Senador] e mostrei as redações que ficam disponíveis na página [as que ficaram em primeiro lugar]. Depois acompanhei e fiz as correções pelo WhatsApp. Ela escrevia, mandava foto e eu indicava o que ela precisava melhorar, substituir ou excluir. Assim foi todo o processo”, relembrou.
No ato do anúncio, a professora não participou pois está, atualmente, em Portugal. Contudo, falou que irá retornar para acompanhá-la em Brasília. Esta também é a primeira vez que a docente participa do programa.
“Eu já tinha dito à diretora que Sophie iria ganhar, mas quando recebi a notícia fiquei super emocionada. Espero que ela deixe sua contribuição para a sociedade e que ela possa aproveitar ao máximo essa experiência, que com certeza será enriquecedora. Estou muito orgulhosa por ela e acompanhá-la será um prazer imenso”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/8/o/98QIwDS3uKoDo0i2oHeQ/whatsapp-image-2023-06-28-at-17.44.58-1-.jpeg)
Conquista foi celebrada na escola em que Ana Sophie estuda, em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo pessoal
O programa acontece na capital federal entre os dias 21 a 25 de agosto, na sede do Senado Federal, no Congresso Nacional. Ana Sophie disse que está animada para conhecer a sede legislativa do país e para participar da vivência legislativa no Senado.
“Eu pretendo aproveitar cada momento da semana legislativa. Tenho certeza que vai ser uma experiência única. É uma realização muito grande, e sei que abrirá muitas portas para mim”, comentou.
Jovem Senador
O programa Jovem Senador seleciona estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o país para visitar Brasília e vivenciar o trabalho dos parlamentares no Congresso Nacional. O método de seleção se dá por meio de um concurso de redação. O tema deste ano foi “Saúde mental nas escolas públicas”.
Os alunos interessados passam por duas etapas de seleção, sendo uma estadual e outra realizada pelo Senado. Os autores dos 27 melhores textos, um de cada unidade da Federação, passam uma semana no Senado Federal.
Na visita ao Senado, os estudantes simulam a atuação dos senadores da República numa legislatura que tem quatro dias de duração. Eles podem sugerir projetos e tê-los aprovados e publicados no Diário Oficial do Senado Federal.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/I/J/kR8eOeQRSTexq1OVzcxg/whatsapp-image-2023-06-28-at-17.44.54.jpeg)
Conquista foi celebrada por colegas e corpo docente da escola em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo pessoal
Desde 2008, o Acre envia representantes para o programa. Mas, somente a partir de 2011, os alunos premiados no Concurso de Redação passaram a atuar como Jovens Senadores.
Além deste ano, Cruzeiro do Sul já teve representantes no programa em outras seis edições, sendo o município acreano com o maior número de participações: 2011, 2013, 2015, 2018, 2019 e 2022. Rio Branco fica em segundo lugar com seis participações, e Brasiléia com uma.
Por conta da pandemia de Covid-19, não houve edições em 2020 e 2021.
Esta é a segunda vez que a escola Dom Henrique Ruth leva representantes. A última foi em 2013, com a redação da então estudante Aline da Conceição Andrade. Na época, ela ficou em 1º lugar nacional no concurso de redação do programa.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.