fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Estudante do interior do AC é selecionada para o programa Jovem Senador 2023: ‘chorei e agradeci muito’

Publicado

em

Ana Sophie Silva dos Santos tem 16 anos e é estudante da escola Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul, que já teve representante em 2013. Aluna do 1º ano do ensino médio falou que está ansiosa e que pretende aproveitar cada momento do programa.

 

“Eu me senti completa”. Este foi o sentimento da estudante Ana Sophie Silva dos Santos ao receber a notícia de que foi selecionada para representar o Acre no programa Jovem Senador 2023, em Brasília (DF), em agosto deste ano.

A jovem de 16 anos é aluna da escola Dom Henrique Ruth, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Assim como os demais concorrentes de todo o Brasil, ela passou por uma seleção feita por meio de um concurso de redação, através do material fornecido pelo programa.

Ao g1, ela disse que o processo preparatório foi intenso, mas que o resultado compensou o esforço dedicado. “Passei noites em claro recebendo orientação, escrevendo e reescrevendo, pesquisando e estudando. Foi um período difícil, mas faria tudo de novo se fosse possível”, comentou.

Ana Sophie relatou ainda que, pelo fato de nunca ter viajado para fora do Acre, as expectativas estão ainda mais altas para o programa. Esta foi a primeira participação dela no programa.

“Todos os dias eu me pegava vendo o perfil do Jovem Senador e vendo todos os representantes dos outros estados sendo anunciados e nunca chegava a vez do meu estado. Estava ficando cada vez mais ansiosa. Quando soube, a única coisa que passou pela minha cabeça foi um sentimento de realização. Chorei e agradeci muito. A minha família e os meus amigos foram partes muito importantes de todo o processo, estiveram comigo, me apoiando em tudo. Quando souberam, vibraram de felicidade junto à mim, me senti amada e acolhida”, contou.

Ana Sophie estuda na Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, de Cruzeiro do Sul, e notícia foi festejada por colegas e professores — Foto: Arquivo pessoal

Ana Sophie estuda na Escola de Ensino Médio Dom Henrique Ruth, de Cruzeiro do Sul, e notícia foi festejada por colegas e professores — Foto: Arquivo pessoal

A professora Maria Souza da Rocha foi a orientadora de Ana. Ela contou ao g1 que, durante os processos de orientação, explicou os passos que a aluna deveria seguir para estruturar a redação.

“Eu entrei no site do concurso [Jovem Senador] e mostrei as redações que ficam disponíveis na página [as que ficaram em primeiro lugar]. Depois acompanhei e fiz as correções pelo WhatsApp. Ela escrevia, mandava foto e eu indicava o que ela precisava melhorar, substituir ou excluir. Assim foi todo o processo”, relembrou.

No ato do anúncio, a professora não participou pois está, atualmente, em Portugal. Contudo, falou que irá retornar para acompanhá-la em Brasília. Esta também é a primeira vez que a docente participa do programa.

“Eu já tinha dito à diretora que Sophie iria ganhar, mas quando recebi a notícia fiquei super emocionada. Espero que ela deixe sua contribuição para a sociedade e que ela possa aproveitar ao máximo essa experiência, que com certeza será enriquecedora. Estou muito orgulhosa por ela e acompanhá-la será um prazer imenso”.

Conquista foi celebrada na escola em que Ana Sophie estuda, em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo pessoal

Conquista foi celebrada na escola em que Ana Sophie estuda, em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo pessoal

O programa acontece na capital federal entre os dias 21 a 25 de agosto, na sede do Senado Federal, no Congresso Nacional. Ana Sophie disse que está animada para conhecer a sede legislativa do país e para participar da vivência legislativa no Senado.

“Eu pretendo aproveitar cada momento da semana legislativa. Tenho certeza que vai ser uma experiência única. É uma realização muito grande, e sei que abrirá muitas portas para mim”, comentou.

Jovem Senador

 

O programa Jovem Senador seleciona estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o país para visitar Brasília e vivenciar o trabalho dos parlamentares no Congresso Nacional. O método de seleção se dá por meio de um concurso de redação. O tema deste ano foi “Saúde mental nas escolas públicas”.

Os alunos interessados passam por duas etapas de seleção, sendo uma estadual e outra realizada pelo Senado. Os autores dos 27 melhores textos, um de cada unidade da Federação, passam uma semana no Senado Federal.

Na visita ao Senado, os estudantes simulam a atuação dos senadores da República numa legislatura que tem quatro dias de duração. Eles podem sugerir projetos e tê-los aprovados e publicados no Diário Oficial do Senado Federal.

Conquista foi celebrada por colegas e corpo docente da escola em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo pessoal

Conquista foi celebrada por colegas e corpo docente da escola em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo pessoal

Desde 2008, o Acre envia representantes para o programa. Mas, somente a partir de 2011, os alunos premiados no Concurso de Redação passaram a atuar como Jovens Senadores.

Além deste ano, Cruzeiro do Sul já teve representantes no programa em outras seis edições, sendo o município acreano com o maior número de participações: 2011, 2013, 2015, 2018, 2019 e 2022. Rio Branco fica em segundo lugar com seis participações, e Brasiléia com uma.

Por conta da pandemia de Covid-19, não houve edições em 2020 e 2021.

Esta é a segunda vez que a escola Dom Henrique Ruth leva representantes. A última foi em 2013, com a redação da então estudante Aline da Conceição Andrade. Na época, ela ficou em 1º lugar nacional no concurso de redação do programa.

Comentários

Cotidiano

Plácido de Castro bate o Náuas e estreia com vitória no Estadual

Publicado

em

O Plácido de Castro derrotou o Náuas por 1 a 0 na tarde deste domingo, 3, no Florestão, e estreou com vitória no Campeonato Estadual. O atacante Chico, ainda no primeiro tempo, decidiu o confronto para o Tigre.

Resumo da partida

Com um time formado por jogadores experientes, o Plácido de Castro começou dominando o jogo e criando oportunidades. A equipe fez 1 a 0 e poderia ter ampliado.

Na segunda etapa, o Náuas passou a jogar melhor e perdeu oportunidades para empatar.

Fala, Ismael!

“Estávamos precisando jogar. Fizemos um bom primeiro tempo e poderíamos ter conquistado uma vitória com um placar maior. Plácido é uma equipe de tradição e o nosso primeiro objetivo é classificar para o returno”, declarou o atacante Ismael.

Náuas desconcentrado

Para o goleiro Jorge, o Náuas pagou pela desconcentração na primeira etapa da partida.

“Falhamos no gol e demoramos para entrar na partida. Ainda tentamos o empate, mas infelizmente não foi possível”, disse o goleiro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Antônio Frota: um campeão nos circuitos e trilhas por acidente

Publicado

em

Foto PHD: Antônio Frota é um dos destaques do time Honda para a temporada

Não é exagero dizer que o ciclista Antônio Frota, 50, um dos melhores do Norte, é um campeão por acidente. O atleta começou a pedalar por causa de uma lesão grave na perna em um acidente de jet sky.

“Passei três meses em uma cadeira de rodas por causa do acidente. Minha esposa (Raquel Frota) sugeriu a bicicleta para ajudar e acelerar o processo de recuperação. Consegui me recuperar e não parei mais de pedalar”, disse Antônio Frota.

Muitos títulos

Antônio Frota é um dos principais atletas do time Honda para a disputa da temporada de 2024. Atual campeão acreano de velocidade, o atleta tem conquistas no mountain bike e também em eventos fora do Estado como no Norte/Nordeste.

“Disputei algumas das principais provas do ciclismo brasileiro com resultados importantes. O esporte requer um trabalho duro e vamos para mais uma temporada em busca de mais conquistas”, afirmou o ciclista.

Última temporada

Antônio Frota não fala em deixar as pistas e trilhas, mas essa deve ser a última temporada na categoria Elite.

“Tenho minha empresa e a família também pede mais tempo. O ciclismo hoje faz parte da minha vida e a ideia iniciar é diminuir os treinamentos e as competições”, declarou Frota.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Amigos Solidários e Xavier Maia ganham jogos equilibrados na Copinha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Boas partidas marcaram mais uma rodada no ginásio do Sesc

Partidas equilibradas marcaram a rodada, da categoria Sub-14, na fase de classificação da 9ª Copinha Arasuper de Futsal, nesSe sábado, 2, no ginásio do Sesc.

Os Amigos Solidários venceram o Real Madrid por 3 a 1 no primeiro confronto da programação e na segunda partida, o Xavier Maia bateu o Fênix por 3 a 2.

Sub-12

Furacão do Norte B 7 x 1 Cruz Azul

AME 3 x 2 Fênix

Sub-10

Furacão do Norte 5 x 2 Xavier Maia

Comentários

Continue lendo






Em alta