Cotidiano
Estudante de medicina que dá aulas gratuitas no Acre tira 980 na redação do Enem 2024: ‘Muita felicidade’
Pedro França é acadêmico de medicina na Ufac e foi um dos quatro participantes que alcançaram a nota no Acre. Ao g1, ele contou que fez exame para melhorar a nota na redação.

Pedro França é acadêmico de medicina na Ufac e fez o Enem 2024 para melhorar a nota na redação. Foto: Arquivo pessoal
O quarto participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que alcançou 980 pontos na redação no Acre é o estudante de medicina Pedro de Lima França, de 21 anos. O acadêmico dá aulas gratuitas para a comunidade por meio do MedAprova, um projeto de extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac), e disse que fez o exame para melhorar a nota que havia tirado na edição anterior.
O Acre não teve nenhuma nota mil na redação na edição de 2024, mas quatro textos alcançaram 980 pontos, sendo estes de Pedro França, das amigas Ana Clara Gonçalves Barbosa e Isabelly Lima Bernava, ambas de 18 anos, e de uma estudante do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Cruzeiro do Sul, também da mesma idade. O tema da redação foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
A reportagem conversou com os quatro participantes. Pedro França contou ao g1 que faz o Enem desde 2020. Em 2023, ele conseguiu 900 pontos na redação, se inscreveu no curso de medicina na Ufac pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na modalidade de ampla concorrência com bônus regional e foi aprovado.
Cursar medicina é um sonho de Pedro e ele contou que vai continuar no curso. O jovem explicou que fez as provas para testar as habilidades e que pretende continuar participando do exame até tirar nota mil na redação. “Não me preparei muito porque estava ocupado com a faculdade. Apenas na última semana, antes das provas, olhei alguns antigos modelos de redação”, complementou.

Pedro França dá aula de graça em cursinho prepatório do Enem. Foto: Arquivo pessoal
Projeto de extensão
Pedro França dá aula de matemática e física no Projeto de Extensão Universitária MedAprova, do curso de medicina da Ufac. A iniciativa atende a comunidade com aulas de graça para o Enem. Pedro começou a lecionar no projeto em 2024.
“Me chamaram para dar aula de redação, mas não me sentia seguro por conta das minhas antigas notas. Agora vou dar aula. A gente não recebe por dar aula, apenas os bolsistas”, pontuou.
O estudante explicou que ficou preocupado ao saber que poucos participantes do estado acreano alcançaram a nota.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.