Conecte-se conosco

Cotidiano

Estudante de medicina que dá aulas gratuitas no Acre tira 980 na redação do Enem 2024: ‘Muita felicidade’

Publicado

em

Pedro França é acadêmico de medicina na Ufac e foi um dos quatro participantes que alcançaram a nota no Acre. Ao g1, ele contou que fez exame para melhorar a nota na redação.

Pedro França é acadêmico de medicina na Ufac e fez o Enem 2024 para melhorar a nota na redação. Foto: Arquivo pessoal 

O quarto participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 que alcançou 980 pontos na redação no Acre é o estudante de medicina Pedro de Lima França, de 21 anos. O acadêmico dá aulas gratuitas para a comunidade por meio do MedAprova, um projeto de extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac), e disse que fez o exame para melhorar a nota que havia tirado na edição anterior.

O Acre não teve nenhuma nota mil na redação na edição de 2024, mas quatro textos alcançaram 980 pontos, sendo estes de Pedro França, das amigas Ana Clara Gonçalves Barbosa e Isabelly Lima Bernava, ambas de 18 anos, e de uma estudante do Instituto Federal do Acre (Ifac), campus Cruzeiro do Sul, também da mesma idade. O tema da redação foi: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

A reportagem  conversou com os quatro participantes. Pedro França contou ao g1 que faz o Enem desde 2020. Em 2023, ele conseguiu 900 pontos na redação, se inscreveu no curso de medicina na Ufac pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na modalidade de ampla concorrência com bônus regional e foi aprovado.

“Fiz as últimas cinco edições [do Enem] e essa foi a maior nota que tirei na redação. Mas, sempre tirei de 900 pontos para cima. Me superei esse ano. Fiquei surpreso porque um dos corretores me deu mil pontos, então, minha reação foi de muita felicidade. Estava com a expectativa de 960 porque recordo de um erro de gramática que cometi depois que entreguei a prova. Então, fiquei muito contente com a nota e com a sensação de alívio”, celebrou.

Cursar medicina é um sonho de Pedro e ele contou que vai continuar no curso. O jovem explicou que fez as provas para testar as habilidades e que pretende continuar participando do exame até tirar nota mil na redação. “Não me preparei muito porque estava ocupado com a faculdade. Apenas na última semana, antes das provas, olhei alguns antigos modelos de redação”, complementou.

Pedro França dá aula de graça em cursinho prepatório do Enem.  Foto: Arquivo pessoal

Projeto de extensão

Pedro França dá aula de matemática e física no Projeto de Extensão Universitária MedAprova, do curso de medicina da Ufac. A iniciativa atende a comunidade com aulas de graça para o Enem. Pedro começou a lecionar no projeto em 2024.

“Me chamaram para dar aula de redação, mas não me sentia seguro por conta das minhas antigas notas. Agora vou dar aula. A gente não recebe por dar aula, apenas os bolsistas”, pontuou.

O estudante explicou que ficou preocupado ao saber que poucos participantes do estado acreano alcançaram a nota.

“De um lado fico feliz porque ser uma das poucas pessoas, mas preocupado em relação aos demais alunos. Não tivemos nenhuma nota mil aqui, ano passado tivemos 60 no Brasil. Então, foi uma queda muito grande e acredito que tem a ver muito com a forma que corrigiram”, finalizou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Mudança na telefonia fixa vai baratear ligações entre cidades do Acre

Publicado

em

A partir de 31 de maio, chamadas dentro do mesmo DDD terão custo local e discagem será simplificada

Segundo a Anatel, não haverá alteração automática nos números dos usuários. Qualquer mudança deverá ser justificada pelas prestadoras. Foto: captada 

A modernização da telefonia fixa no Brasil chegará ao Acre a partir de 31 de maio de 2026, quando ligações entre municípios com o mesmo DDD deixarão de ser consideradas de longa distância e passarão a ter tarifa de chamada local.

A mudança segue cronograma nacional definido pela Agência Nacional de Telecomunicações e já começou a ser implementada em estados do Sul, como Paraná e Santa Catarina. No Acre, a nova regra será aplicada junto com outros estados das regiões Norte e Centro-Oeste.

Com a alteração, as áreas locais da telefonia fixa passam a coincidir com os limites dos códigos DDD. Na prática, isso significa que chamadas entre cidades com o mesmo código terão custo reduzido, beneficiando consumidores e empresas.

Outra novidade é a simplificação na discagem. Para ligações entre telefones fixos dentro do mesmo DDD, não será mais necessário digitar o código da operadora nem o DDD — bastará informar o número do destino.

A medida também alinha a telefonia fixa ao modelo já adotado na telefonia móvel e deve estimular maior concorrência entre operadoras.

Segundo a Anatel, não haverá mudanças automáticas nos números dos usuários. Qualquer alteração deverá ser previamente justificada pelas prestadoras de serviço.

A implementação ocorre de forma gradual em todo o país desde janeiro de 2026 e deve ser concluída até junho, quando todas as regiões estarão adaptadas ao novo sistema.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Brasiléia entrega equipamentos a escolas de difícil acesso

Publicado

em

Unidades dos km 52 e 59 recebem freezers, bebedouros e melhorias estruturais

A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta semana a entrega de equipamentos para escolas localizadas em áreas de difícil acesso, nas regiões dos km 52 e 59.

A ação, realizada entre quarta e quinta-feira, contemplou as unidades com freezers, bebedouros, utensílios de cozinha e ventiladores, com o objetivo de melhorar as condições de funcionamento das escolas e oferecer mais conforto para alunos, professores e demais profissionais da educação.

Além da entrega dos equipamentos, a gestão municipal também tem investido na melhoria da infraestrutura física dessas unidades. Algumas escolas já foram contempladas, enquanto outras seguem em processo de adequação, com a construção de banheiros de alvenaria e implantação de poços artesianos.

Serviços de pintura e reformas também estão sendo executados, reforçando o compromisso da administração pública com a qualidade do ensino e a valorização das comunidades que vivem em regiões mais isoladas do município.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Inédito no Juntos pelo Acre, implante contraceptivo é ofertado a mulheres da regional do Calafate

Publicado

em

A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis

Método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Mais de 100 adolescentes foram beneficiadas com a inserção do implante contraceptivo subdérmico, conhecido como Implanon, durante a edição do programa Juntos pelo Acre, realizada neste sábado, 28, na regional do Calafate, em Rio Branco.

O método é considerado vantajoso em relação aos já existentes devido à sua longa duração, podendo atuar no organismo por até três anos, além de apresentar alta eficácia. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a prevenção de gestações não planejadas, fortalecendo as políticas públicas voltadas à saúde e ao cuidado com adolescentes no estado.

 Ao todo as 100 adolescentes, com idades entre 14 e 19 anos, foram atendidas. A iniciativa é financiada pelo Comitê do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCAD) e já está presente em 15 municípios do estado.

A chefe da Saúde do Adolescente da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Temos fortalecido essa política pública para cuidar das jovens, que são o futuro da nossa sociedade. Trata-se de uma ação inovadora na Região Norte, que demonstra o compromisso do governo em investir em políticas voltadas às crianças e aos adolescentes”, afirmou.

Luciana Freire, destacou a relevância da ação. “Este é um programa que projeta o futuro das adolescentes. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

Moradora da região, Lorhany Silva também aprovou a iniciativa. “Estou muito feliz com a oportunidade que o governo do Acre está trazendo para a população. Sem dúvida, são mais benefícios para toda a comunidade”, disse.

Lorhany Silva, moradora da região, também aprovou a iniciativa. Foto: Daniel Villamor/SEASDH

A ação é coordenada pelo governo do Acre, em parceria com instituições públicas e privadas, sob a liderança da vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis.

A vice-governadora, Mailza Assis, destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. “Este é um projeto construído para a população. Convido todos a participarem e a aproveitarem os diversos serviços oferecidos. Agradeço aos presidentes de bairros e às lideranças comunitárias que se mobilizaram para envolver a comunidade. Estar aqui, prestando atendimento com diversos serviços, é gratificante e reforça o nosso compromisso de continuar trabalhando pela população”, ressaltou.

Vice-governadora Mailza Assis destacou a importância da participação da comunidade e do trabalho conjunto com as lideranças locais. Foto: Deyse Cruz/SEASDH

Mailza Assis também enfatizou o papel das lideranças comunitárias. “Esse trabalho, desenvolvido ao longo dos últimos anos, só é possível graças à atuação dessas lideranças, que estão diariamente ouvindo, acolhendo e identificando as necessidades da comunidade. Nosso papel é ouvir, acolher e encaminhar soluções”, completou.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também participou da ação, levando atividades educativas voltadas ao público infantil. O orientador de trânsito Victor Silva destacou a iniciativa. “Pensando no bem-estar das crianças e na educação para o trânsito, o Detran trouxe jogos interativos que ensinam de forma lúdica. Também disponibilizamos um espaço para fotos com carrinhos, motos e bicicletas, promovendo aprendizado por meio da brincadeira”, explicou.

A estudante Thalia Freitas, de 8 anos, participou das atividades e aprovou a ação. “Estou muito feliz com todas as brincadeiras oferecidas. Muito obrigada”, afirmou.

Comentários

Continue lendo