Cotidiano
Estrada que dá acesso ao seringal Cachoeira, em Xapuri, está em condições precárias
Os moradores denunciam a situação precária em que a via se encontra, dificultando o acesso a escolas estaduais, postos municipais de saúde, além dos assentamentos do Incra, o que põe a região sob a responsabilidade dos diversos entes administrativos

Em fevereiro de 2020, uma reivindicação de moradores a respeito de uma das principais pontes do ramal, que ameaçava cair
Por
Berço do líder sindical Chico Mendes e cenário das principais lutas encampadas por ele nos anos de 1980, a região do seringal Cachoeira, no município de Xapuri, foi um dos principais destinos de turistas, jornalistas e pesquisadores no período que se sucedeu à morte do seringueiro famoso, em dezembro de 1988.
Foi um momento em que esteve em alta o chamado turismo ambiental, quando diversas entidades e organizações governamentais ou não-governamentais não faziam falta naquela parte do Acre. Em razão desse fluxo, a estrada vicinal que leva às muitas localidades da região era a melhor do município.
No “Ramal do Cachoeira”, se trafegava de inverno a verão, como costumam lembrar os moradores da região, que se dividem entre pecuaristas e seringueiros estabelecidos nas margens da via principal e também das secundárias. Na área se localizam dois importantes Projetos de Assentamento Extrativista (PAE).
Alguns anos após o boom do ambientalismo, os moradores denunciam a situação precária em que a via se encontra, dificultando o acesso a escolas estaduais, postos municipais de saúde, além dos assentamentos do Incra, o que põe a região sob a responsabilidade dos diversos entes administrativos.
Em fevereiro de 2020, uma reivindicação de moradores a respeito de uma das principais pontes do ramal, que ameaçava cair. Quatro meses depois, a ponte foi reconstruída numa parceria da comunidade com a prefeitura de Xapuri, voltando a dar acesso aos produtores da região.
Nos últimos dias, com as fortes chuvas que atingiram o município, a situação do ramal piorou, como mostra a imagem que ilustra a reportagem, feita pela internauta Glenda Cristina, que trafega pela estrada nos fins de semana. “O problema não é apenas nesse ramal, fora uma ponte que também está bem feia”, ela diz.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Xapuri foi procurada para informar se há previsão de intervenção na estrada. O titular da pasta, Josué Ferreira, respondeu que aguarda uma estiagem para “dar uma melhorada” no ramal. De acordo com ele, com as chuvas que estão caindo é impossível realizar qualquer serviço.
Comentários
Cotidiano
11ª Copinha Arasuper terá sequência com mais 12 partidas no Sesc

Foto João Valente: Bons duelos estão programados na segunda rodada
A primeira fase da 11ª Copinha Arasuper terá sequência neste domingo, 25, a partir das 8 horas, no ginásio do Sesc, com mais 12 partidas. Os duelos serão disputados nas categorias Sub-10, 12 e 14.
“Tivemos bons jogos na primeira rodada e a projeção é para partidas ainda mais disputadas. A competição movimenta a garotada”, declarou o coordenador da Copinha, Auzemir Martins.
Confrontos do Sub-14
Furacão do Norte x Escolinha da Conquista
Amigos Solidários x Meninos de Ouro
Botafogo x Santinha
Escola do Galvez x Cruz Azul
Sub-12
Cruz Azul x Santinha
Santa Cruz x Escola do Galvez
Escolinha da Conquista x Botafogo
Barcelona x Furacão do Norte
Sub-10
Furacão do Norte x Arena do Urubu
Botafogo x Furacão do Norte
Santinha x Santa Cruz
Flamenguinho x Rei Artur
Comentários
Cotidiano
Adesg fecha a contratação do lateral Esquerda por empréstimo

Foto arquivo pessoal: Esquerda será mais uma opção no elenco da Adesg
A diretoria da Adesg fechou neste sábado, 24, a contratação do lateral Esquerda. O atleta deixa o Santa por empréstimo até o fim do Campeonato Estadual.
“O Esquerda jogou o Estadual de 2025 pela Adesg e conseguimos esse retorno. É uma contratação importante e vamos trabalhar na liberação para a terceira rodada do Estadual”, comentou o presidente da Adesg, Paulinho do Cras.
Chega preparado
Esquerda estava integrado ao elenco Santa Cruz e chega no Leão em condições de jogar.
Não fechou
Segundo Paulinho do Cras, a Adesg segue em busca de reforços para elevar o nível do elenco.
“Ainda estamos precisando de duas peças. Estamos atentos para encontrar esses jogadores”, afirmou o dirigente.
Comentários
Cotidiano
Acreano Breno Yuri vence no LFA 225 com finalização no segundo round
Lutador superou Lucas Andrade por triangle choke em evento realizado em Brasília e segue em ascensão no MMA profissional.

Foto: Reprodução/instagram

Você precisa fazer login para comentar.