Conecte-se conosco

Cotidiano

Em visita a comunidade no rio Caeté, em Sena Madureira, Alan Rick ouve reclamações de multas do ICMbio

Publicado

em

Vários moradores do rio Caeté, do Cazumbá-iracema e localidades vizinhas, em Sena Madureira, estiveram reunidos neste sábado (18), com o deputado federal Alan Rick (Democratas), onde apresentaram algumas demandas para o parlamentar. A principal reclamação diz respeito ao Instituto Chico Mendes para a preservação da Biodiversidade (ICMbio).

Os ribeirinhos alegam que receberam multas altíssimas do órgão e estão clamando por ajuda, visto que, não tem condições de pagar.

Um dos reclamantes é o senhor Raimundo Nonato Jorge da Silva, conhecido como Raimundo Toco. Ele foi multado em 90 mil reais. “Nem mesmo se eu vender a minha propriedade vai dá pra pagar essa multa. É por isso, que estamos pedindo o apoio das nossas autoridades”, frisou.

O pastor Zane que reside na comunidade Cuidado disse que também foi multado em 90 mil reais neste ano. “Temos sofrido muito por desmatar para sobreviver. Eu tenho 32 cabeças de gado, somente e por desmatar 7 hectares fui multado em 90 mil reais. Como é que vamos pagar isso tudo?”, indagou.

Após ouvir os reclames dos moradores, o deputado Alan Rick que estava acompanhado do presidente estadual do Democratas, Jairo Cassiano, e do vereador Elvis Dany, disse que irá se reunir com representantes do ICMbio para tratar sobre essa questão.

Ele gravou em vídeo os depoimentos dos moradores para apresentar aos responsáveis por essa fiscalização que tem resultado em multas para os ribeirinhos. “Entendemos que primeiro tem que haver uma conversa, uma orientação aos moradores. Eles vivem da pecuária de subsistência, de um plantio de um roçado. Tem que orientar, não é chegar multando as pessoas. Vamos procurar o ICMbio para rever essa situação”, destacou o deputado federal Alan Rick.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo