fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Em 15 dias, Acre registra mais de 1,8 mil casos de Covid-19 e 62 mortes pela doença em junho

Apesar de alto, número de casos e de óbitos é menor que o registrado nos 15 primeiros dias de maio, quando foram registradas mais de 2,5 mil infecções pelo novo coronavírus e 83 mortes.

Publicado

em

Em 15 dias, Acre registra mais de 1,8 mil casos de Covid-19 e 62 mortes pela doença — Foto: Júnior Aguiar/Secom

Por G1 AC — Rio Branco

Nos primeiros 15 dias do mês de junho foram registrados 1.880 casos novos de Covid-19 e 62 mortes pela doença, segundo dados dos boletins da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

Apesar de alto, tanto o número de casos, como de óbitos é menor que o registrado nos 15 primeiros dias do mês anterior, quando foram registradas mais de 2,5 mil infecções pelo novo coronavírus e 83 mortes. Ou seja, uma redução de 26% no número de casos e 25% nas mortes.

Ao todo, o Acre já registra um total de 84.404 casos de Covid-19 e 1.721 óbitos pela doença, desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Ainda segundo os dados, em junho do ano passado, três meses após o início da pandemia no estado, nos primeiros 15 dias foram registrados 3.552 casos novos e 117 mortes. Na época, o Acre tinha um total de 9.771 casos e 265 mortes.

O estado está em contaminação comunitária desde o dia 9 de abril, com uma taxa de incidência de e 9.428,7 casos para cada 100 mil habitantes. A taxa de mortalidade em cada 100 mil habitantes é de 199, já a de letalidade – quantidade de mortos dentro dos números confirmados da doença – é de 2%.

Nos últimos dias, a fila de exames em espera apresentou uma baixa considerável. Segundo último boletim, divulgado nessa terça-feira (15), há somente 55 exames de RT-PCR aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. O estado já chegou a ter mais de mil exames na fila, em abril deste ano.

Houve ainda queda no número de internações e na taxa de ocupação dos leitos. Nessa terça (15), 123 pessoas estão internadas, das quais 104 com teste positivo para a Covid-19. Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 38 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos apresentou uma queda de 40% para 36%, entre segunda (14) e terça (15). Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

Mortes mês a mês

O mês mais letal desde o início da pandemia foi abril deste ano, com um total de 267 óbitos. A tendência de alta nos números de mortes vem desde o mês de março, que fechou com 264 óbitos pela doença.

O mês de fevereiro teve 131 mortes e janeiro 72. Maio fechou com 133 mortes pela Covid-19. No dia 28 do mês abril, o estado atingiu o recorde de mortes em 24 horas desde o início da pandemia, com 17 óbitos. O maior número havia sido no dia 23 de junho 2020, com o registro de 16 vítimas fatais pela doença.

O mês com menor número de mortes desde o início da pandemia foi novembro do ano passado – fim da primeira onda – com 30 registros.

Características das vítimas

Os dados da Saúde revelam que das 1.721 pessoas que perderam a vida para a doença até essa terça (15), 998, que é 58% do total, eram homens e os outros 42%, 723, eram mulheres.

O número de pessoas sem comorbidades mortas pela doença também continua aumentando, mesmo que ainda seja menor do que o de pessoas com comorbidade que não resistiram. Do total das vítimas, 966 (56,1%) tinham alguma comorbidade, outras 755 (43,9%) não tinham histórico de outras doenças.

A faixa etária que registra mais mortos, 412, é a de 60 a 69 anos, seguindo também pela 70 a 79 com 394 vítimas. Ao todo, 539 pessoas com idade entre 20 e 59 anos morreram de Covid-19, assim como 19 crianças e jovens entre 1 e 19 anos.

O vírus atinge ainda mais as pessoas que são pardas, segundo o boletim, com 41.912 casos confirmados da doença. Já entre os indígenas, há 979 casos confirmados, o menor na distribuição dos casos confirmados pela cor da pele ou etnia.

Maiores índices já registrados no Acre

  • Recorde de casos em 24 horas: 863 em 2 de abril;
  • Recorde de mortes em 24 horas: 17 mortes em 28 de abril de 2021;
  • Mês com maior número de mortes: abril.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá

Publicado

em

A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida.

Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.

A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher

Uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.

Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.

Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo