fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Educação municipal de Brasiléia fica em segundo lugar no Estado no resultado do IDEB

Publicado

em

Ideb

A educação municipal alcançou a nota de 5.2, superando a meta do Ministério da Educação e atingindo resultado estipulado para 2019

WILIANDRO DERZE, Semcom PMB

O município de Brasiléia ficou em segundo lugar no Estado do Acre no índice de Desenvolvimento da Educação Básica –IDEB. O resultado mostrou o município apresentando uma nota de 5.2 superando a meta que era de 4.4 estabelecido pelo Ministério da Educação.

O resultado coloca o município de Brasiléia avançando na educação e atendendo a meta estipulada para 2019. O que mostra os trabalhos que estão sendo realizados pela atual gestão para garantir um desenvolvimento ainda maior do ensino do município.

A secretária Goreth Bibiano disse que Brasiléia sempre foi destaque na educação no estado e atual gestão vem trabalhando para manter e melhorar ainda mais os índices.

“Pegamos as escolas desestruturadas, algumas escolas que eram do município foram repassadas para o estado como a do km 26 e outras. Essas escolas foram passadas ao estado no apagar das luzes da antiga gestão. Mas mesmo dessa forma conseguimos colocar o calendário escolar em dias. E estamos garantindo as melhores condições para que nossos professores e servidores em geral da educação estejam cada dia mais empenhados em trabalhar para o melhor ensino da região”, destacou a secretária.

Segundo Goreth, os índices correspondem a todos os trabalhos que estão sendo feitos desde planejamento até a capacitação dos profissionais. Relatando ainda que para reconhecer os trabalhadores foi concedido em 2013 um aumento de 10%, além do compromisso de trabalhar por meio de uma consultoria a Lei de gestão e Plano de Cargo, Carreira e Remuneração –PCCR defasado desde 2009 que as demais gestões não tiveram o mesmo compromisso.

O prefeito Everaldo Gomes destacou o índice como uma resposta as críticas que a oposição vem fazendo a gestão.

“Os índices positivos mostram que nossa gestão superou as dificuldades mesmo pegando escolas desestruturadas, inauguradas, mas, sem as mínimas condições de receber os alunos. Conseguimos fazer as mudanças, colocar os alunos nas escolas que não foram repassadas para o Estado pela antiga gestão, e mantivemos a educação do município no topo dos índices no Estado. A ex-secretária Alda Pacheco e agora a atual secretária Goreth conseguiram identificar os problemas e solucionar. Temos muito ainda a fazer pela educação do nosso município, e vamos fazer. Por isso, sempre vamos contar com nossos profissionais da educação”, destacou o prefeito.

Os índices mostram a Capital em primeiro lugar, Brasiléia em segundo lugar e senador Guiomard em terceiro colocado a nível de Estado do Acre. Todo o levantamento pode ser acessado pelo site www.ideb.inep.gov.br.

ideb 02

Comentários

Continue lendo

Acre

Gladson articula em Brasília e sinaliza interesse no Senado em 2026

Publicado

em

Entre os destaques, o governador Gladson Cameli volta aos holofotes com articulações em Brasília. De olho em uma possível candidatura ao Senado, Gladson tem visitado colegas no Congresso e chegou a receber uma saudação pública do senador Davi Alcolumbre no plenário. “Eu fico me perguntando: quem é a casca de bala do Gladson? Ele estava com o Márcio no Senado. O do Bocalom é o Márcio”, questionou Astério.

 

Assista ao vídeo:

Comentários

Continue lendo

Acre

Derrota do Flamengo e CNH Social são os temas mais pesquisados no Acre

Publicado

em

Foto: Do jogo, Pablo Porciuncula/AFP; da CNH Social, José Caminha/SECOM

O jogo entre Flamengo e Central Córdoba na última quarta-feira (9), pela Libertadores, que terminou com a derrota improvável do time carioca, foi a frase mais pesquisada no Acre no site de buscas Google.

 

De acordo com o Google Trends, mais de 10 mil pessoas no Acre pesquisaram as palavras “flamengo x central córdoba”, numa alta que durou 13 horas. O time rubro-negro encontrou dificuldades para furar a defesa argentina e sofreu o revés por 2 a 1, na segunda rodada da Libertadores.

 

A segunda pesquisa mais alta foi “detran Acre”, com mais de 5 mil acessos. A data de pico coincide com a abertura de 5 mil vagas para tirar habilitação de graça no programa CNH Social.

Veja as outras tendências:

Comentários

Continue lendo

Acre

25% da população do Acre já tem a nova carteira de identidade nacional

Publicado

em

Foto: Agência Brasil / EBC

O Acre é o segundo estado brasileiro que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 25% de sua população já possui a nova identidade que reúne todas as informações em único documento.

Conforme o levantamento, ao todo, foram entregues mais de 222 mil documentos para a população acreana., já foram emitidas mais de 23,5 milhões de CINs em todo o Brasil até essa sexta-feira (11/4).

O primeiro estado a alcançar a marca de emissões para 25% de sua população foi o Piauí em outubro de 2024. Atualmente, o estado já alcançou 32,60% da população com a emissão do novo modelo de documento.

Na sequência aparecem os estados de Alagoas com 21,01% da população alcançada, Mato Grosso com 20,83% e Sergipe com 19,25%.

Segundo o MGI, entre as vantagens da CIN está o padrão nacional e o número único para todo o país. A medida acaba, por exemplo, com a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em cada estado, pois o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro e o cidadão ou cidadã continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado.

Comentários

Continue lendo