Geral
Educação deve alterar prazos em concurso de 3 mil vagas sobre exigência de videoaula
Com a prorrogação, o envio dos vídeos passa a ser permitido até a etapa de apresentação dos títulos, ampliando as chances para candidatos que necessitam de mais tempo

“Para gravarmos uma inserção de 30 segundos, nós que temos experiência, às vezes sentimos dificuldades. Imagine só gravarmos 15 minutos sem cortes e sem uma produção”
Na sessão desta terça-feira, 12 de novembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Gilberto Lira (União Brasil), anunciou um avanço importante em relação ao concurso da educação, beneficiando candidatos que enfrentam dificuldades para gravar e postar o vídeo exigido na seleção. A medida foi resultado de uma reunião entre o deputado e o parlamentar Gene Diniz (Republicanos), com o secretário de Educação, Aberson Carvalho, o que garantiu a prorrogação do prazo de envio do material audiovisual.
“Conseguimos um prazo maior para as pessoas que estão com dificuldades de gravar e postar o vídeo,” destacou Lira, enfatizando que muitos candidatos, especialmente aqueles que vivem em áreas rurais com acesso limitado à internet, estavam preocupados com o curto período para produzir o vídeo. O deputado lembrou ainda que até mesmo políticos experientes enfrentam desafios para gravar vídeos longos: “Para gravarmos uma inserção de 30 segundos, nós que temos experiência, às vezes sentimos dificuldades. Imagine só gravarmos 15 minutos sem cortes e sem uma produção”, disse o deputado que também é presidente da Comissão de Educação do parlamento acreano.
Com a prorrogação, o envio dos vídeos passa a ser permitido até a etapa de apresentação dos títulos, ampliando as chances para candidatos que necessitam de mais tempo. “Todos os candidatos que queiram fazer o vídeo, o tempo foi prorrogado até a apresentação dos títulos,” afirmou o deputado, mencionando que essa decisão representa “um ganho para aquelas pessoas que estavam com dificuldades”.
Além disso, foi discutida a possibilidade de permitir que candidatos que já enviaram seus vídeos possam repostá-los, caso não estejam satisfeitos com a primeira gravação. Embora essa alteração ainda dependa de aprovação da banca responsável pelo concurso, Gilberto Lira agradeceu o esforço da comissão e o empenho dos deputados envolvidos, em especial a dedicação do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB).
A atuação conjunta entre os parlamentares e o Executivo refletiu uma preocupação com a acessibilidade do processo para todos os concorrentes. “Agradeço à comissão de educação e a todos os deputados que se envolveram nessa problemática… as reclamações vieram de todo o estado do Acre,” finalizou o deputado.
Comentários
Geral
Aprovados do Iapen começam a realizar entrega de documentos

Foto: Isabelle Nascimento
“Hoje eu me sinto muito feliz. Desde criança tenho esse sonho de um dia ser policial e poder prestar um serviço para a sociedade”. A frase dita pelo novo policial penal Thiago Lima, expressa a alegria que ele estava ao entregar os documentos necessários para assumir o cargo. Thiago foi um dos primeiros aprovados a chegar à Sede do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), nessa quinta-feira, 18.
Ele contou um pouco de sua trajetória até chegar a este momento tão importante. “Quando já tinha aquela expectativa do concurso eu comecei a me preparar, a estudar, e foram ali mais ou menos um ano e meio ali estudando. Teve muitos momentos difíceis, porque a gente não tinha certeza de quando seria a prova, e a gente ficava naquela expectativa estudando, mas quando realmente saiu, eu foquei. Abdiquei de muita coisa na minha vida, o que era possível, e foquei em estudar, porque eu sabia que ainda tinha um caminho longo, prova, TAF, psicotécnico, exame de saúde, depois o curso de formação, que foram ali três meses de muita determinação, muita garra. Então é uma realização, é uma felicidade a gente poder ver aquilo que a gente está se dedicando dar certo.”

Thiago falou sobre a alegria de ser policial penal Foto: Isabelle Nascimento
Thiago foi um dos primeiros nomeados a fazer a entrega da documentação na sede do Iapen. Foto: Isabelle Nascimento
Os 183 novos servidores, aprovados no concurso do Iapen, sendo 170 policiais penais e 13 para cargos administrativos, iniciam agora uma etapa muito importante, que contempla a inspeção médica e a entrega de documentos e, em seguida, a posse. Josiane Maia, Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, explica que os convocados devem entregar a documentação exigida no edital até o dia 30 de setembro, das 8h às 14h, na sede do Iapen, em Rio Branco, ou também na Unidade Prisional Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. Os candidatos terão até o dia 13 de outubro para concluir todas as etapas e garantir a posse nos cargos.
Comentários
Geral
Advogado acusado de tentativa de homicídio deixa prisão e agradece atuação de defesa

Foto: rede social/divulgação
O advogado Keldheky Maia da Silva, que foi preso no dia 7 de agosto acusado de tentativa de homicídio durante uma confusão que resultou na morte da assistente jurídica Juliana Chaar Marçal, de 36 anos, na madrugada de 21 de junho, em frente à casa noturna Dibuteco, no bairro Isaura Parente, em Rio Branco, teve a prisão preventiva revogada nesta quinta-feira (18) por determinação dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e utilizou as redes sociais para agradecer a atuação de sua defesa durante o processo.
A revogação da prisão de Keldheky aconteceu depois que sua defesa argumentou à justiça que não foram apresentados elementos que justificassem a prisão. O desembargador Francisco Djalma, relator do caso, se manifestou favorável ao pedido de liberdade, e foi acompanhado pelos desembargadores Samuel Evangelista e Denise Bomfim. O Ministério Público do Acre (MPAC) também se manifestou favorável à liberdade, mas recomendou medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno – recomendações que foram acatadas pelos magistrados.

Foto: rede social/divulgação
Na primeira publicação em rede social após ser solto, o advogado destacou a competência de sua defensora, a advogada Paula Belmino. “Quero agradecer imensamente essa minha amiga e advogada de excelência! Obrigado por todo o teu esforço e competência para com minha causa”, escreveu. Belmino aparece ao lado de Keldheky em frente ao Batalhão de Operações Especiais, onde ele estava preso.
Comentários
Geral
TJ revoga prisão preventiva de advogado Keldheky Maia
Caso Juliana Marçal

Você precisa fazer login para comentar.