Conecte-se conosco

Acre

DNIT nega risco de rompimento da ponte sobre o Rio Caeté

Publicado

em

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou, por meio de nota oficial divulgada neste domingo (16), que não há risco de rompimento da ponte sobre o Rio Caeté, em Sena Madureira, e que o tráfego na região não será interditado.

Segundo o órgão, o afastamento de uma junta de dilatação da estrutura, que ocorreu durante esse feriado prolongado, é um fenômeno considerado natural e tecnicamente previsto, não representando ameaça à segurança dos usuários da BR-364.

O DNIT também afirmou que equipes de engenharia permanecem no local, acompanhando a situação causada pela elevação rápida do nível do rio. Além da fiscalização e controle permanente do tráfego, o órgão determinou a imediata recuperação da junta de dilatação.

Na nota, o superintendente regional, engenheiro Ricardo Araújo, agradeceu o apoio da população e ressaltou o compromisso do órgão com a manutenção das rodovias federais.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Sena Madureira e Porto Walter lideram acumulado de chuvas em fevereiro no Acre

Publicado

em

Dados da Sema apontam volumes acima de 300 mm e reforçam alerta nas regionais do Purus e Juruá

Os municípios de Sena Madureira e Porto Walter lideram o ranking de acumulado de chuvas em fevereiro no Acre, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) nesta terça-feira (24). O levantamento considera o período de 1º de fevereiro até as 10h de hoje.

De acordo com os dados, Sena Madureira registra o maior volume acumulado do estado, com 349,40 milímetros (mm) de precipitação. Em seguida aparece Porto Walter, com 329,60 mm, confirmando a forte incidência de chuvas na regional do Purus e no Vale do Juruá.

Na terceira posição está Brasiléia, no Alto Acre, com 279,00 mm acumulados no período. Cruzeiro do Sul também apresenta volume expressivo, somando 246,40 mm, enquanto Tarauacá (estação Instituto Nacional de Meteorologia – INMET) registra 226,80 mm.

Outros municípios que ultrapassaram a marca dos 200 milímetros foram Jordão, com 211,00 mm, consolidando o cenário de chuvas significativas especialmente nas regionais do interior.

Na faixa entre 150 mm e 200 mm aparecem Assis Brasil (188,80 mm), Feijó (181,60 mm), Plácido de Castro (169,00 mm) e Porto Acre (165,60 mm).

Já os menores acumulados entre os municípios listados foram registrados em Xapuri (107,60 mm), Rio Branco (96,60 mm), Capixaba (96,00 mm) e Manoel Urbano (94,80 mm).

Os dados reforçam a concentração de volumes mais elevados nas regionais do Purus e Juruá, áreas que também têm apresentado elevação no nível dos rios nos últimos dias. O cenário mantém as equipes de monitoramento em alerta, principalmente diante da previsão de continuidade de chuvas para o restante da semana.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Juruá atinge 13,17 metros e já afeta 19 bairros e comunidades em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Prefeitura prepara quatro escolas para possível acolhimento; Defesa Civil monitora nível do manancial

O nível do Rio Juruá atingiu 13,17 metros nesta terça-feira (24) e já impacta 19 bairros e comunidades rurais de Cruzeiro do Sul. A Prefeitura mantém quatro escolas preparadas para abrigar famílias, caso haja necessidade. A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros seguem monitorando a situação.

Entre os bairros atingidos estão Várzea, Olivença, Miritizal, Beira Rio, Lagoa, Manoel Terças, Cruzeirinho Novo, São Salvador e Saboeiro. Também são afetadas as comunidades rurais de Tapiri, Praia Grande, Laguinho, Florianópolis, Laguinho do Carvão, Estirão do Remanso, São Luiz e Lago do Sacado.

Apesar da elevação do rio, não há registro de famílias desabrigadas ou desalojadas. Segundo a Defesa Civil, as primeiras retiradas devem ocorrer caso o nível ultrapasse 13,70 metros.

As escolas municipais Marcelino Champagnat (bairro João Alves), Corazita Negreiros (Telégrafo), Padre Arnoud (AC-405, bairro Nossa Senhora das Graças) e Thaumaturgo de Azevedo (bairro Alumínio) estão preparadas para funcionar como abrigos.

O coordenador da Defesa Civil, Júnior Damasceno, afirmou que a situação está sob controle. “Seguimos monitorando o Rio Juruá e nosso plano de ação está montado. Contudo, não temos nenhuma família precisando de ajuda no momento. As primeiras retiradas só ocorrerão após 13,70 metros”, destacou.

A cota de transbordo no município é de 13 metros. Neste ano, o rio já havia ultrapassado esse limite, atingindo mais de seis mil pessoas em 11 bairros e 15 comunidades rurais e vilas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça apoio ao homem do campo

Publicado

em

<p>The post Prefeitura de Rio Branco reforça apoio ao homem do campo first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo